Alimentação

Alimentos permitidos para cães: 20 opções para variar o cardápio

Publicado em 10 de março de 2019

Tempo de leitura: 6min

Que cachorros são comilões, isso ninguém duvida. Afinal, quem nunca viu um pet fazendo gracinha ao redor da mesa, implorando por um pouco da comida do tutor? Mas não precisa ficar com o coração partido por não poder dar nenhum alimento diferente para o seu amigo. Nós preparamos uma lista incrível com alimentos permitidos para cães!

alimentos permitidos cachorro

Ração, a melhor opção

As rações de cachorro são desenvolvidas por especialistas que pensam em cada detalhe da alimentação do pet. Por isso, por mais que seja difícil saber que nosso amigo come todos os dias a mesma ração seca, saiba que os cachorros adoram e que, aliada a uma rotina saudável, a ração é a melhor opção para eles.

Mas é comum que os tutores queiram dar outros alimentos para seus pets. Além disso, oferecer uma comida diferente pode ser muito útil para ajudar no adestramento e também para fortalecer o vínculo entre vocês, desde que sejam alimentos saudáveis para cães.

Antes de dar ao pet um pedaço do seu bolo de chocolate, no entanto, saiba que existem alimentos tóxicos e muito prejudiciais à saúde do cachorro. Por conterem muito sódio e gordura, por exemplo, produtos industrializados para o consumo humanos devem ser evitados. Confira as alternativas com o que cachorro pode comer além da ração e, ainda assim, manter a saúde em dia.

Gostoso e nutritivo: opções de alimentos liberados para cães

Abaixo relacionamos alimentos que, além de estarem na lista dos favoritos dos cachorros, também são super nutritivos e cheios de vitaminas. Escolha um deles de vez em quando e acrescente no cardápio do seu amigo, além de saborosos, eles podem complementar uma dieta balanceada!

alimentos permitidos para caes

  • Abóbora: fonte de betacaroteno, vitamina C, fibras e outros nutrientes, a abóbora é permitida para cachorros! Sirva cozida e em pedaços pequenos, sem nenhum tempero.
  • Banana: além de deliciosa, a banana faz um bem danado para a saúde dos cachorros! Possui potássio, magnésio e vitamina B6. Os cachorros costumam adorar! Ofereça sempre sem a casca e como um petisco: de vez em quando e em ocasiões especiais.
  • Beterraba: essa delícia pode ser servida para os cachorros, porém somente cozida e sem tempero. Possui vitaminas A, B e C, e é ótima para aumentar a imunidade do pet. Caso seu amigo tenha diabetes, consulte um veterinário.  A beterraba possui muito açúcar e pode prejudicar a saúde do cachorro.
  • Brócolis: símbolo da boa alimentação, o brócolis também é ótimo para cachorros! Possui potássio, zinco, ferro e outros nutrientes que vão muito bem na dieta de qualquer pet. Sirva cozido e sem tempero. Alguns cachorros gostam de comer brócolis sozinho, outros preferem misturado na ração do dia a dia.
  • Batata doce: a queridinha dos esportistas também entra na lista dos alimentos liberados para cães. É rica em vitamina E, betacaroteno e fibras. Sirva levemente cozida, sem tempero.
  • Carne bovina: essa, sem dúvida, é a preferida dos cachorros. Pode ser servida cozida e sem tempero. Se preferir servir crua, o ideal é que seja congelada antes, para matar algumas bactérias. Sempre fique atento à cor e ao cheiro da carne e não deixe o alimento no prato do pet por mais de 20 minutos, para evitar contaminação.
  • Cenoura: outra opção que os cachorros adoram, a cenoura tem betacaroteno, cálcio e outras vitaminas que são ótimas para saúde do seu pet! Ela pode ser servida crua e sem casca. Ajuda a limpar os dentes e a desenvolver os músculos mastigatórios. Se preferir, sirva cozida, sempre sem tempero.
  • Chuchu: se muita gente acha que chuchu não tem gosto de nada, saiba que os cachorros adoram este legume cozido e sem tempero! É muito indicado para cachorros em dieta, porque aumenta a sensação de saciedade, e possui vitaminas e fibras.
  • Couve-flor: versátil e agradável, a couve-flor também é permitida, se estiver cozida e sem tempero. Possui vitaminas A e B e é fonte de fibras.
  • Espinafre: o espinafre, além de delicioso, é uma das verduras mais ricas em nutrientes, como cálcio, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Deve estar cozido e sem tempero.
  • Goiaba: a goiaba também está na relação dos alimentos que cachorro pode comer.  A fruta é rica em ferro e vitaminas A, B e C. Se consumida com casca, possui mais nutrientes e fibras.
  • Inhame: sem casca, cozido e sem tempero, o inhame pode complementar a dieta do seu cachorro. Possui fibras e é uma boa fonte de carboidratos.  
  • Kiwi: rico em vitamina C, o kiwi é ótimo para cachorros. Doce e saboroso, eles costumam adorar.  É só retirar a casca, e seu pet já pode se deliciar.
  • Maçã: outra fruta que faz sucesso entre os cães, a maçã possui vitaminas B, C e E, além de ser fonte de fibras. Para o seu cachorro aproveitar com mais tranquilidade, retire a casca, as sementes e o miolo.
  • Manga: os cachorros costumam adorar manga e, acredite, ao contrário do que diz o ditado popular, ficam muito fofos chupando essa saborosa fruta! Rica em vitamina C, a manga deve ser oferecida sem casca e sem caroço.
  • Manteiga de amendoim: este pode virar o petisco favorito do seu cachorro! Além de saborosa, é rica em vitaminas B e C e uma boa fonte de proteínas. O ideal é fazer em casa, já que marcas prontas podem conter sal, açúcar e adoçantes como o xilitol, que é tóxico para cachorros.
  • Melancia: ideal para os tempos de calor, a melancia é muito refrescante e ajuda a manter seu pet hidratado. Retire a casca e as sementes, e seu cachorro vai adorar!
  • Morango: o morango é uma das frutas preferidas dos cachorros! Com poucas calorias e muitas vitaminas, os morangos estão liberados em pequenas quantidades, como um petisco.
  • Pera: rica em vitaminas A e C, a pera também está permitida. Lembre-se de tirar a casca, as sementes e o talo da fruta antes de servir.
  • Tomates: crus e sem semente, os tomates podem ser muito benéficos aos cachorros. Possuem vitaminas A, B e C, além de fibras.

É muito importante destacar que todos esses alimentos devem ser oferecidos apenas ocasionalmente, como um petisco mesmo.

alimentos permitidos para cachorro

Já se a intenção for passar a dar ao cachorro a chamada alimentação caseira, a recomendação é procurar um médico-veterinário especialista em nutrição. Só ele poderá montar um cardápio balanceado, com todos os nutrientes necessários à saúde do pet.

Agora que você conhece várias opções para deixar as refeições de seu cãozinho mais variadas e nutritivas, não deixe de conferir outras dicas fantásticas da Petz para tornar a vida do seu amigo ainda melhor!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog