Alimentação

Sorvete para cachorro: refrescar o pet pode ser uma delícia

Publicado em 24 de março de 2019

Tempo de leitura: 4min

Quem nunca viu a imagem de um cachorro dividindo um sorvete com o tutor ou se deliciando com uma bola estrategicamente colocada no chão? Dá uma vontade de fazer o mesmo, sobretudo nesses dias de calor. Mas você precisa saber que oferecer sorvete para cachorro não é uma prática muito saudável.

O excesso de corante, de gordura e de açúcar dos sorvetes e picolés pode causar intoxicações e alterações gastrintestinais nos cães, além de muitos deles terem uma quantidade de leite suficiente para provocar diarreias e dores abdominais.

A boa notícia é que existem picolés para cães ou que você também pode preparar um sorvete pensando em oferecê-lo ao seu pet no verão, sem comprometer a dieta do seu companheiro!

Existem sorvetes feitos especificamente para cachorro?

Existe, mas nem sempre são fáceis de encontrar. Além disso, devem ser encarados como petiscos, porque podem conter um pouco de corante, aroma e sabor artificial, como de bacon ou chocolate. Além de causarem mal-estar, essas comidas podem contribuir para o obesidade do seu pet.

Com a moda dos sorvetes artesanais, algumas gelaterias também passaram a oferecer versões de seus produtos para pets. Se for essa a sua opção, não deixe de perguntar se a receita foi aprovada por um médico-veterinário e quais são os ingredientes utilizados no preparo.

Sorvetes para cães não devem ter açúcar nem alimentos tóxicos para eles, como abacate, uva ou chocolate, por exemplo.

Quando compartilhar o seu sorvete não é um problema

Se sorvetes e picolés industrializados devem ser evitados, os produtos naturais podem ser uma opção. Pensando até na nossa saúde, algumas marcas já oferecem picolés feitos somente com as frutas ou com água de coco, por exemplo. Sem corantes, conservantes, nem lactose.

Nesse caso, se as frutas não forem tóxicas para cães, o produto pode ser consumido pelo animal. Mas dê para ele o último pedacinho, certo? Essa coisa de ir da boca de um para a boca do outro não é a prática mais higiênica do mundo.

sorvete para caes

3 receitas de sorvete caseiro para cachorro

Já que sorvetes naturais estão liberados, saiba como fazer sorvete para cachorro de forma saudável e super saborosa.

Além de garantir a procedência do sorvete, você consegue prepará-lo no tamanho desejado e com as frutas favoritas do seu pet. Confira três receitas fáceis e gostosas!

Sorbet de frutas

Feito só com água e frutas da preferência do cão, é uma opção refrescante e saudável para aliviar o calor.

Ingredientes

  • Fruta de sua escolha (sugestões: melancia, melão, pera e manga)
  • Pequena medida de água

Modo de preparo

Depois de lavar e de descascar as frutas, corte tudo em pedaços. Leve-as ao liquidificador, acrescentando água o suficiente só para bater mais facilmente. Com a mistura pronta, coloque-a em copinhos descartáveis ou mesmo em forminhas de gelo. Leve ao congelador.

Picolé de frutas e iogurte

Quer preparar um sorvete bem geladinho para cachorro? Além de mais encorpado, ele é muito fácil de fazer!

Ingredientes

  • 200g de iogurte sem açúcar e sem lactose
  • 200g da fruta de sua escolha

Modo de preparo

Leve ao liquidificador a fruta lavada e cortada em pedaços, acrescente o iogurte e bata até obter uma mistura homogênea. Coloque o conteúdo em copinhos descartáveis ou forminhas de picolé, e leve ao congelador.

Se quiser deixar a guloseima ainda mais divertida, utilize um ossinho do tipo palito no lugar do tradicional palito de madeira. Assim, você terá um autêntico picolé de frutas para cachorro.

Picolé de ração úmida

Feito só com ração úmida, essa opção é sugerida para pets que não gostam ou não comem frutas. Mas, atenção: é importante que a porção usada no picolé seja contabilizada na quantidade diária de ração oferecida ao cão.

Ingredientes

  • Ração úmida de sua preferência

Modo de preparo

Coloque a ração úmida em um copinho descartável ou em forminhas de gelo. Se quiser incrementar a receita, coloque um ossinho palito enfiado na massa para representar o palitinho de picolé. Leve ao congelador.

Sorvete

Agora você já conhece receitas maravilhosas para deixar o verão do seu cãozinho bem mais divertido e refrescante!

Não deixe de acompanhar mais conteúdos especiais para você e seu companheiro aqui na Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Um comentário em "Sorvete para cachorro: refrescar o pet pode ser uma delícia"

  1. Parabéns pelo post. Gostei tanto que vou compartilhar com meus amigos que acabei de salvar seu site nos meus favoritos. obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog