Alimentação

Cachorro filhote pode comer cuscuz? Saiba se seu peludo pode comer esse alimento

Publicado em 07 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você leu a pergunta que cachorro filhote pode comer cuscuz e imaginou um prato tipicamente brasileiro, bem temperado e apimentado, a resposta é não. Tudo depende do modo de preparo.

Cachorro filhote com cenoura de brinquedo

Se você quer saber se o filhote que acabou de adotar pode comer cuscuz, acompanhe o artigo que preparamos. Nele, você vai descobrir como preparar adequadamente essa delícia para seu pet.

Qual é a origem do cuscuz?

Segundo o historiador Diego Gomes, o cuscuz surgiu no deserto do Saara, no Norte da África, pelos povos berberes. Ao chegar ao Brasil pelos portugueses, ele virou alimento indígena. 

Hoje, é um dos pratos mais consumidos na região Nordeste. No Brasil, o cuscuz sofreu diversas variações e pode ser consumido de diferentes maneiras. Entre as principais, está o cuscuz com bastante tempero e pimenta.

Contudo, com tempero e pimenta, você não pode dar cuscuz para cachorro. Por outro lado, se você prepará-lo da maneira correta, o prato pode ser uma fonte de carboidrato e fortalecimento do sistema imunológico dos cães filhotes.

Antes de ler sobre os benefícios do cuscuz, veja do que o cuscuz é feito e entenda porque você pode oferecer cuscuz para cachorro.

O cuscuz é feito com quais ingredientes?

Embora o cuscuz sem tempero esteja entre o que cachorro filhote pode comer, ressaltamos que a ração já tem tudo o que ele precisa para crescer forte e saudável. Se você quiser que ele experimente coisas novas, é importante ter o aval do veterinário. 

O cuscuz é paliativo e pode ser oferecido como um petisco a mais na alimentação do cachorro filhote. Entretanto, jamais use apenas o cuscuz como fonte de alimento canino.

Apesar de ser benéfico, o cuscuz não tem todos os nutrientes que o cachorro filhote precisa para crescer forte e saudável. Mesmo que você adicione uma proteína, como carne ou frango, ainda assim, a ração é mais completa.

No Brasil, o cuscuz é feito de milho. Hoje, a farinha e os flocos de milho são encontrados prontos no mercado. Antigamente, o milho-verde era ralado quando seco manualmente para o preparo do cuscuz.

Se sua dúvida é se cachorro filhote pode comer milho, a resposta é sim, desde que cozido e em pequenas porções. Caso o cachorro coma milho-verde e seco, pode ter até obstrução intestinal.

Cachorro filhote deitado em grama

Apesar de seguir o modo tradicional de preparo, não utilize nenhum tipo de tempero. Agora, você já sabe que cachorro filhote pode comer cuscuz.

Quais são os benefícios do cuscuz de milho para os cachorros?

Para os cachorros filhotes que gastam bastante energia, o cuscuz é uma boa fonte de carboidratos. Além disso, possui vitaminas A e B, zinco, magnésio e potássio. Desse modo, os benefícios do cuscuz para cachorro filhote são:

  • o potássio presente no cuscuz ajuda a controlar o sistema imunológico, pois é antioxidante;
  • as proteínas do cuscuz fortalecem a musculatura dos cachorros filhotes. Quando oferecido em pequenas quantidades, ajuda no controle de peso dos cães idosos;
  • o milho também possui fibra, embora não seja em grandes quantidades. Elas ajudam a regular e manter o intestino do cachorro saudável;
  • as vitaminas presentes no cuscuz também colaboram para suplementar a alimentação e a saúde.

Apesar dos benefícios, o cuscuz também apresenta uma pequena quantidade de selênio, uma substância que, em grandes quantidades, é tóxica aos cachorros — mais um motivo para oferecer pequenas porções e com acompanhamento do veterinário.

Esses são os principais benefícios complementares do cuscuz para um cachorro que já possui uma alimentação adequada. Contudo, sozinho, ele não é suficiente para suprir as necessidades dos pets.

Além disso, não deixe de se orientar com o veterinário do seu cachorro. Confirme se o pet realmente precisa de outras comidas para cachorro filhote além da ração. Se você deseja dar cuscuz para seu peludo como um petisco para agradá-lo com algo diferente, veja como prepará-lo.

Se cachorro filhote pode comer cuscuz, como prepará-lo?

Agora que você já sabe que cachorro filhote pode comer cuscuz, saiba como prepará-lo adequadamente antes de oferecer ao seu pet!

Primeiro, caso compre o cuscuz já pronto no mercado, em flocos ou quirelas, hidrate uma pequena porção por 20 minutos na água em temperatura ambiente. 

Em seguida, leve ao fogo baixo para cozinhar. O cuscuz para cachorro filhote precisa ser bem úmido, então acrescente água aos poucos e continue hidratando, mesmo no fogo.

Não coloque nenhum tipo de tempero, apenas água. Se desejar, misture meio ovo cozido, outro alimento liberado para os cachorros filhotes. O cuscuz pode ser oferecido no máximo duas vezes por semana, em quantidades controladas, pois, em excesso, pode causar obesidade.

Cachorro filhote olhando para câmera

Gostou de saber se cachorro filhote pode comer cuscuz? Então, está esperando o que para conferir outros conteúdos incríveis sobre a alimentação do seu amigão? Veja mais aqui, no blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog