Alimentação

Cachorro pode tomar Yakult? Saiba se a bebida é permitida

Publicado em 21 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Os probióticos são microrganismos vivos que beneficiam muito a saúde humana. Remédios e iogurtes específicos podem ser ótimas fontes para adquiri-los, por isso, muita gente acha que pode oferecer aos pets. Nesses casos, é muito comum ver tutores que acreditam que cachorro pode tomar Yakult.

Cachorro ou lado do pote de ração.

Atualmente, a moda pegou e a bebida faz sucesso entre os cães e tutores. É uma forma de garantir a saúde do pet e trazer os mesmos benefícios que nós, humanos, temos ao tomar a bebida.

Quer saber se cachorro pode tomar Yakult e como a bebida age no corpo desses animais? Para não errar e só oferecer o que pode aos pets. Confira a resposta neste texto!

Yakult pode ser servido a cachorro?

Sim, cachorro pode tomar Yakult. Os lactobacilos vivos, como dito nas propagandas, trabalham para a regulação do intestino e fortalecimento do sistema imunológico dos pets, assim como dos seres humanos. 

A bebida é à base de leite desnatado e fermentado. Ela funciona como fonte de nutrição para garantir o equilíbrio e a boa saúde intestinal. Diferentemente do leite de vaca natural, que pode provocar diarreia nos cães, o Yakult age no controle, justamente por conta dos probióticos.

Sendo assim, o Yakult para cachorro age com os microrganismos para cuidar do bem-estar dos cães, mas, assim como qualquer outro alimento, requer cuidados. Como a bebida tem muito açúcar, o ideal é só servi-la quando necessário. 

Também é importante considerar que, para servir o leite fermentado para os cães, é necessário que um veterinário tenha prescrito e passe a dose necessária para acabar com o quadro de diarreia. Lembre-se, porém, que essa é uma medida para casos brandos. 

Se o animal apresentar outros problemas para além das fezes moles e da diarreia, é preciso analisar melhor o caso. Com a ajuda profissional, relate o quadro, os sintomas e há quantos dias o animal está com a saúde alterada. Só assim será possível fazer o diagnóstico correto. 

Como oferecer Yakult para cães?

Tudo em excesso faz mal. Por isso, mesmo que você saiba que cachorro pode tomar Yakult e dos benefícios dessa bebida a ele, não é recomendado oferecer todos os dias. O efeito vai ser contrário e poderá piorar a situação do animal.

Para servir Yakult com probióticos para cachorros, considere o tamanho do animal. Se for um cão de porte grande, é possível oferecer a medida de uma colher de sopa da bebida por dia. No entanto, se for um pet pequeno, dê apenas uma colher de chá quando ele apresentar diarreia.

Onde encontrar probióticos?

Agora que você sabe para que serve probiótico para cachorro e que ele é importante para a saúde, você pode escolher onde encontrar esses microrganismos benéficos. Isso porque o Yakult é uma medida improvisada. Existem medicamentos e comidas próprias para os pets e que contêm esses probióticos.

Cachorro olhando para a câmera.

Então, se você quer saber como dar probiótico para cachorro da forma ideal, procure rações ou até mesmo petiscos que eles já venham incluídos. É uma forma prática de alimentar, com componentes que regulam o intestino e protegem o animal sem mudar a rotina dele.

Para saber se você está comprando os alimentos certos e que contêm probióticos, basta conferir a embalagem. Vem tudo escrito e com as devidas orientações, e até mesmo contraindicações, se existirem. Basta comprar e oferecer as porções diárias normalmente, respeitando peso e tamanho.

No entanto, se o caso for mais grave, o veterinário deverá indicar remédios que tratem a diarreia e regulem o intestino de acordo com a necessidade do pet. O tutor consegue encontrar probióticos em seringas e até tabletes mastigáveis.

Nesses casos, por serem medicamentos, não devem ser dados sem orientação médica, pois podem causar danos à saúde pelo excesso. Além disso, necessitam de indicação de dosagem conforme peso, idade e condição de saúde do animal.

Por falar em medicamentos, nada de oferecer probióticos humanos para seu cachorro, ok? Embora a flora intestinal seja similar, cada um deve ter seu medicamento específico, considerando os limites e a necessidade de cada corpo.

O que fazer quando o cachorro está com diarreia?

Antes de tudo, observe o comportamento do animal. Quando você vê um cachorro sem apetite seguido de diarreia, pode ser que ele tenha comido algo que não fez bem, ou seja sintoma de alguma outra doença, entre elas verminoses, colites e intoxicação alimentar. 

É preciso ter muita atenção para não negligenciarmos um sintoma importante, lembrando que em vários episódios de diarreia o animal pode ficar desidratado. Por isso é importante procurar um veterinário o quanto antes. As doenças podem ser variadas, e quanto mais cedo forem identificadas, mais fácil pode ser o tratamento com probiótico para cachorro com diarreia.

Cachorro com a língua de fora.

Para cuidar do cãozinho todos os dias, conte com a Petz, suas rações e petiscos com probióticos, e até mesmo seus medicamentos. Aqui tem de tudo para o bem-estar do seu amigo de quatro patas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog