Receitas para cachorro: aprenda a incrementar o cardápio do pet

Postado por PETZ, em Atualizado em Feb 8, 2019

Alimentação
Receitas para cachorro: aprenda a incrementar o cardápio do pet
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem tem cachorro e é apaixonado por comida sabe o quanto é difícil ver o pet comendo as mesmas receitas dia após dia. A gente logo se coloca no lugar dele e imagina como seria bom provar só um pedacinho de bolo ou de biscoito, ou até mesmo um sorvete para cachorro.

Se você enfrenta essa tentação, saiba que, além de alguns desses quitutes fazerem mal para os cães, eles também não seriam o prato favorito do seu filho de quatro patas, cujos receptores gustativos têm preferência por produtos feitos com carne.

Isso não significa, no entanto, que eles não gostem de uma novidade de vez em quando! Então, vamos aprender como incorporar diferentes receitas de comida para cachorro à dieta dele?

Receitas para cachorro: comprar ou fazer em casa

Com exceção de algumas frutas e legumes, oferecer nossa comida aos cachorros nunca é uma boa ideia. No caso dos alimentos industrializados, eles possuem altos níveis de sódio e de gordura, que fazem mal para os pets.

E, mesmo quando se trata de comida feita em casa, ela também deve ser preparada especialmente para os cachorros, sem açúcar, com pouco sal, quase sem tempero e apenas com ingredientes liberados para os nossos filhos de quatro patas (lista na qual não entram alho e cebola, por exemplo). O ideal é submeter a receita à aprovação do veterinário do animal.

Para quem prefere algo mais prático, lojas como a Petz já contam com diversas opções de guloseimas, desenvolvidas especificamente para cachorros. Além dos tradicionais bifinhos e biscoitinhos, ótimos para o adestramento, é possível encontrar também bombons sortidos, sorvetes, cerveja, vinho e até receitas sazonais, como os panettones para cães.

A composição desses produtos, além de ser aprovada por veterinários, ainda leva em conta as preferências do paladar canino. Por isso, não estranhe se, entre os ingredientes do “chocotone”, você encontrar fígado de frango no lugar do chocolate (que é tóxico para os cachorros) nas receitas de guloseimas para cães. Pode ter certeza que seu filho vai amar!

Cuidado com as quantidades!

Ainda que tenham sido desenvolvidas especificamente para os cachorros, guloseimas são guloseimas para qualquer espécie e nunca devem substituir as refeições principais, à base de ração. O excesso desses quitutes pode fazer mal para o pet, podendo levar à obesidade, entre outros problemas de saúde.

O ideal, portanto, é oferecê-los com parcimônia, respeitando a orientação do fabricante e, principalmente, as recomendações do médico-veterinário, de acordo com a avaliação do estado de saúde do seu pet. O mais apropriado é usar essas receitas diferentes na hora do reforço positivo, como se faz com os petiscos tradicionais, ou em momentos especiais, como o Natal, para incluir o pet na festança.

Picolé para cachorro

No verão, como nós, os pets também gostam de se refrescar, e muitos adoram tomar picolé. É isso mesmo! Como os industrializados têm açúcar e outros ingredientes não recomendados para os animais, você pode preparar esse agrado de forma caseira, um especial sorvete de cachorro.

Escolha uma ou duas frutas que o animal goste, retire casca e todas as sementes. Melão, melancia, maçã, banana e pera funcionam bem para isso. Se quiser, você também pode acrescentar um pouquinho de cenoura ralada, que oferece benefícios para os cães, e eles adoram!

Com as frutas cortadas em pedaços, coloque-as no liquidificador e acrescente um pouquinho de água (só o suficiente para ficar mais fácil de bater). Coloque a mistura em forminhas de gelo e leve ao congelador. Pronto! É só dar para o seu cachorro se deliciar o sorvete para cachorro!

Não se esqueça de que nunca deve usar uva, carambola ou abacate, que são frutas tóxicas para os cachorros. Viu só como dá para agradar o seu filhão de um jeito seguro e saboroso?

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *