Cachorros

Berne em cachorro: o que é e como tratar?

Publicado em 30 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

Se você é tutor de um cãozinho, com certeza já ouviu falar de berne em cachorro. Mesmo sendo um assunto comum, muita gente encara o problema como algo que só acontece com animais abandonados, dificilmente acometendo os peludos que fazem parte das famílias humanas.

cachorro da raça pug cabisbaixo olhando para cima.

De fato, se você mora em apartamento e/ou não tem o costume de deixar o pet ao ar livre, é improvável que ele sofra com a temida berne. Já no caso de cães que vivem em casas e passam boa parte do tempo no jardim, é bom ficar atento! 

Algumas situações físicas e ambientais podem favorecer o surgimento da doença. Portanto, é importante conhecer melhor o problema para saber como se preparar. A seguir, confira as respostas para algumas das principais dúvidas sobre cães com berne: o que é a doença, como prevenir e quais são os tratamentos indicados. Continue lendo!

Afinal, o que é berne em cachorro?

Se você nunca ouviu falar sobre esse assunto, a primeira coisa que vem à mente é: afinal, o que é berne em cachorro? A palavra “berne” se refere a uma das manifestações da doença conhecida como miíase, especificamente miíase primária ou furunculoide.

“É uma doença causada pela presença de larvas e moscas que se nutrem de tecidos vivos do hospedeiro”, explica a Dra. Luma Castro, médica-veterinária da Petz.

Há diferentes tipos de moscas que podem estar por trás de um quadro de cachorro com berne. As principais culpadas do surgimento da miíase são as larvas da mosca Dermatobia hominis, a famosa mosca-varejeira. Por esse motivo, a doença também é conhecida como dermatobiose.

Berne em cachorro: como a infestação ocorre?

O processo de infecção causado pela berne em cachorro acontece da seguinte forma: a mosca-varejeira deposita ovos no abdômen de moscas comuns. Por sua vez, elas os transmitem aos hospedeiros.

Já em contato com a pele sadia do cachorro, os ovos eclodem em até sete dias. Em seguida, as larvas invadem o tecido saudável e passam a se alimentar dele até completarem o ciclo, o que leva em média 40 dias. Depois disso, a larva sai da pele e se torna pupa, deixando uma ferida aberta e inflamada.

Como identificar berne em cachorro?

Saber como identificar berne em cachorro é essencial para os tutores dos amigos peludos. Isso porque, se não forem retiradas, as larvas invadem e atacam o tecido saudável do cãozinho, gerando feridas abertas. 

A longo prazo, a doença pode causar dor, incômodo e bastante desconforto aos cachorros. Além disso, se não forem tratados da forma correta, os machucados tendem a infeccionar, correndo o risco de provocar abscessos, hemorragias, toxemias e até amputações.

Por tanto, se você quer garantir o bem-estar do seu pet, fique atento aos seguintes sintomas que podem indicar berne:

  • lesões na pele de odor fétido;
  • inchaço da região afetada;
  • coceira ou lambedura da área atingida;
  • claudicação (quanto atinge as patas);
  • dor local;
  • falta de apetite;
  • perda de peso. 

Tratamento para cachorro com berne

Então, como tratar berne em cachorro? Se você identificou alguns dos sintomas e acha que o pet pode estar com berne, não se desespere. O mais importante é levar o peludo ao veterinário imediatamente. Afinal, quanto antes o problema for diagnosticado, melhor será o prognóstico e mais rápido o tratamento será iniciado. 

cachorro da raça husky com heterocromia olhando para a câmera.

No consultório veterinário, o médico fará um exame clínico. “Observa-se, normalmente, uma ferida aberta com odor fétido e característico. Também é frequente haver larvas na fístula, circundadas por tecido necrosado”, explica a Dra. Luma.

O primeiro passo do tratamento de berne em cachorro começa ainda no consultório: o veterinário fará a remoção das larvas intactas com ajuda de uma pinça. Normalmente, o pet precisa estar sedado para o procedimento ser feito sem maiores problemas.

Feito isso, a próxima etapa é a limpeza das feridas e a remoção dos tecidos necrosados. Então, o veterinário indica um remédio para berne em cachorro, administrado em casa pelo tutor. Normalmente, o fármaco é antibiótico sistêmico e tópico ou larvicida.

Como prevenir o surgimento da berne em cachorro

Tão importante quanto entender os sintomas da berne e o que fazer caso desconfie que o cãozinho está sofrendo com esse problema é entender como evitar berne em cachorro. Afinal, como diria o ditado popular: prevenir é o melhor remédio!

Como já mencionamos, apesar do que muita gente pensa, a berne em cachorros domésticos não é um problema tão incomum ou improvável. Alguns animaizinhos são mais suscetíveis a desenvolver a doença, como aqueles que sofrem com problemas crônicos de pele ou alterações de mobilidade.

Para evitar essa e outras enfermidades, manter a higiene correta do cãozinho é essencial. Considerando que as moscas são as grandes responsáveis por depositar os ovos na pele do cão, as medidas preventivas mantêm esses insetos afastados. Portanto: 

  • mantenha o ambiente do cachorro limpo. O excesso de fezes e lixo serve de atrativo para as moscas;
  • utilize coleiras e sprays antimoscas. Eles diminuem o risco dos insetos pousarem na pele do amigo;
  • fique atento a possíveis feridas na pele do cachorro, especialmente se ele for mantido na área externa. Lesões facilitam a entrada dos ovos.

cachorro da raça boxer com cara de pidão.

Agora, você já está por dentro de todas as informações importantes sobre berne em cachorro. Para garantir os melhores cuidados com o peludo, conte com o apoio da loja on-line da Petz. Aqui, temos remédios, itens de higiene, suplementos e tudo mais que o cãozinho precisa para uma vida saudável e feliz.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog