Cachorro com verme: reconheça os sinais!
Publicado em 06 de dezembro de 2024Tempo de leitura: 5min
De repente, seu pet, que era alegre e cheio de energia, ficou triste, amuado e sem fome. Esses sintomas costumam aparecer em boa parte das doenças e também podem indicar quando é um caso de cachorro com verme.
Somente um médico-veterinário é capaz de identificar o problema e oferecer um diagnóstico preciso dessa doença. Porém, para não se desesperar, veja como reconhecer um cachorro com verme a seguir!
O que causa verme em cachorro?
A principal causa de verme em cachorro é quando o pet entra em contato com fezes de outros animais contaminados ou é picado por um mosquito infectado. Portanto, o estilo de vida que ele leva contribui para as infestações de vermes de cachorro, aumentando o risco do cão ter contato com eles.
“A verminose é um problema muito comum nos cães. Mesmo que o pet seja vermifugado corretamente, ele sempre está suscetível a novas infestações ao passar por determinadas situações”, explica o médico-veterinário da Petz, Dr. Felipe Gabriel.
Entre os hábitos que aumentam a chance de contaminação, ele cita:
- frequentar lugares com grande fluxo de animais, como parques, creches ou canis;
- sair para a rua sem ser acompanhado pelo tutor;
- ingerir as próprias fezes ou as fezes de outros animais (coprofagia);
- morar ou viajar para regiões litorâneas;
- compartilhar potes de comida e de água com animais estranhos;
- estar com infestação de ectoparasitas (pulgas e carrapatos).
Cachorro com verme: sintomas
Além do histórico do animal e se ele possui um estilo de vida com mais risco para o problema, os sintomas de verme podem indicar que seu cachorro está sendo parasitado. Os principais sinais são:
- diminuição do apetite;
- sangue nas fezes;
- presença de vermes nas fezes;
- mudança na textura das fezes;
- perda anormal de peso;
- pelagem fraca e opaca;
- fraqueza;
- abdômen distendido;
- vômito;
- esfregar o bumbum no chão.
Como visto, alguns sintomas são comuns a diversas doenças. Já outros, como a presença de vermes nas fezes, são bastante específicos. É importante destacar que quando um pet elimina vermes pelas fezes é porque a infestação já está em estágio avançado.
Tipos de verme em cachorro
Ainda que alguns sintomas de verme em cachorro sejam comuns, eles podem variar de acordo com o parasita. Além disso, a forma de contaminação é diferente. Sendo assim, é importante conhecer as verminoses mais comuns nos cães. Confira:
Toxocaríase (Toxocara canis)
Os ovos desses vermes de formato chato são eliminados nas fezes do animal hospedeiro. Quando ingeridos por um cão saudável, viram larvas no intestino e podem atingir a corrente sanguínea.
“Elas precisam passar por órgãos como brônquios e traqueia antes de voltar ao intestino, onde atingem a maturidade e eliminam novos ovos”, explica o Dr. Felipe. Por isso, é comum o cão com essa verminose também apresentar tosse e engasgos.
Dirofilariose (Dirofilaria immitis)
Trata-se do parasita conhecido como verme do coração, já que é nesse órgão que ele se aloja. A transmissão ocorre pela picada dos mosquitos Aedes e Culex que tenham picado, previamente, outro hospedeiro infectado.
Por isso, o uso de repelentes e de vermífugos é especialmente indicado para pets que vivem na região litorânea ou que viajam com frequência para a praia. Existem muitos medicamentos veterinários para a prevenção dessa importante verminose.
Giardíase (Giardia lamblia)
Não se trata exatamente de uma verminose, já que é causada por protozoários intestinais. Mas pode-se dizer que é um cachorro com verme para todos entenderem. A transmissão ocorre por meio da eliminação de cistos nas fezes do pet contaminado.
Esses cistos são muito resistentes e podem sobreviver por meses nos ambientes. Após ingeridos por um cão, transformam-se no protozoário, que se aloja no intestino do pet, causando sinais clínicos gastrointestinais. Entre eles, estão: diarreia com muco, vômitos, fraqueza, flatulência e dor abdominal.
Diagnóstico do cachorro com verme
Se o veterinário suspeitar de um cachorro com verme, ele pedirá para o tutor realizar ao menos um exame de fezes para identificar parasitas, ovos ou cistos no cocô do animal.
“Para os parasitas intestinais, o diagnóstico pode ser feito por meio do exame coproparasitológico”, diz o Dr. Felipe. Como não é sempre que o parasita libera cistos ou vermes pelas fezes, o exame deve ser feito de forma seriada.
Já para outros tipos de verminose, podem ser solicitados exames sorológicos, que identificam, por exemplo, a dirofilariose (verme do coração). Diagnosticado o problema, o tratamento varia de acordo com o tipo de verme.
Tratamento das verminoses
O remédio de verme para cachorro será escolhido pelo veterinário de acordo com o resultado do exame de fezes ou, no caso do verme do coração, dos exames sorológicos. Os medicamentos visam matar tanto suas larvas, quanto os vermes “adultos”.
Dessa forma, para saber o que dar para cachorro com verme, antes é preciso fazer o coproparasitológico. Quando o resultado estiver pronto, retorne ao veterinário para que ele prescreva o remédio.
Mas qual é o melhor vermífugo para cães? Conforme explicado, ele será escolhido de acordo com o parasita que está causando os sintomas e deixando o pet doente. Assim, não existe o melhor, apenas o mais adequado para cada caso.
É fácil dar vermífugo para o cão?
Como dar remédio de verme para cachorro? Essa tarefa pode variar bastante. Tudo vai depender da experiência do tutor em dar remédios para o seu pet e do quanto ele se deixa manejar.
Por isso, uma dica excelente é treinar o cachorro desde pequeno a aceitar certos procedimentos, como tomar medicamentos, deixar cortar a unha, limpar os olhos e os ouvidos. Dessa forma, o estresse será bem menor para todos.
Mas, antes de se preocupar com a medicação, caso suspeite de um cachorro com verme, leve o pet para uma consulta no Centro Veterinário Seres e faça os exames solicitados pelo profissional.
Petz
Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.
Categoria de produto não configurada.
Deixe um comentário