Em quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro?

Postado por PETZ, em Atualizado em Jul 16, 2021

Cachorros
Em quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro?
Tempo de leitura: 4 minutos

Nossos amigos de quatro patas são muito curiosos e, frequentemente, acabam metendo o nariz em locais não muito higiênicos. Por isso, a proteção contra parasitas deve ser constante! Mas em quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro

cachorro laranja em pé

Com que frequência devemos reaplicar a medicação? Se você está preocupado com a saúde do seu pet e gostaria de mantê-lo seguro, continue lendo. Descubra como dar o remédio de verme para o cachorro.

Por que a vermifugação é importante? 

Fornecer remédio de verme para cachorro é um passo fundamental para uma tutoria responsável. Isso porque nossos amigos de quatro patas são vítimas perfeitas para os vermes. Em seu dia a dia, adoram passear pela rua, interagir com outros pets, brincar na terra, comer coisas do chão e cheirar objetos de origem duvidosa. 

Com um comportamento tão propenso a doenças, os peludos precisam estar com uma forte defesa. É importante lembrar que os vermes são responsáveis por algumas doenças perigosas, como:

  • Verme do coração;
  • Giárdia;
  • Solitária,
  • Toxocara canis.

Assim, a melhor forma de manter seu filho de quatro patas protegido é quando dar remédio de verme para cachorro. Veja a seguir.

Quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro

Pare responder quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro, precisamos entender o que acontece quando o cachorro toma remédio de verme. Outro ponto importante é saber que os intervalos vão variar de acordo com a idade e comportamento do pet. O Dr. Felipe Gabriel, médico-veterinário da Petz, nos explicou detalhadamente cada um dos quadros. 

Cachorros filhotes

Os pequeninos precisam se proteger contra os vermes desde cedo. Apesar de mal saírem de casa, o organismo nesse período ainda é frágil e, por isso, é importante oferecer remédio de verme para cachorro filhote. Por isso, o tutor deve seguir o calendário de forma aplicada. De acordo com o veterinário, a vermifugação dos filhotes deve ser:

  • Primeira dose: por volta dos 15 dias de vida;
  • Reforço da primeira dose: 15 dias depois,
  • Novas aplicações: o filhote deverá tomar doses quinzenais ou mensais, de acordo com a recomendação do médico-veterinário, até completar seis meses. 

Um ponto que devemos ressaltar é que sempre deve haver um reforço 15 dias após a primeira dose. Isso porque o vermífugo atua sobre os vermes adultos. 

Entretanto, os parasitas muitas vezes deixam ovos dentro do organismo que, alguns dias depois, eclodem e infectam o pet novamente. Tomando o reforço, o peludo se livra de todos os vermes.

cachorro filhote dormindo

Cachorros adultos

Muitas vezes, os vermífugos são associados apenas aos filhotes. Isso é um erro, já que os peludos adultos também podem se contaminar com parasitas. Porém, como o organismo fica mais forte e protegido depois de alguns anos, as doses podem ser menos frequentes. 

No caso dos pets adultos, o que define quanto tempo que o efeito do remédio de verme para cachorro terá vai variar de acordo com seu comportamento.

  • Pets mais extrovertidos: se seu amigo sai de casa com frequência, é amigo de todos os pets da vizinhança, gosta de ir ao parque e adora fuçar no lixo, ele irá precisar de uma dose extra de proteção. Nesses casos, é recomendado realizar a vermifugação a cada três ou quatro meses.
  • Pets mais introvertidos: se seu peludo prefere tirar umas sonecas, não gosta de fazer novos amigos e é mais seletivo com os locais em que coloca o focinho, a vermifugação pode ocorrer em intervalos maiores. A cada seis meses é o suficiente para proteger o cãozinho. 

Devemos lembrar que, para os pets adultos, também é importante realizar o reforço 15 dias após a primeira aplicação para completar o ciclo de vida dos vermes. É  importante entender que o vermífugo não cria uma imunidade no pet, permitindo que ele fique desprotegido por algum tempo. 

O remédio, na verdade, atua se livrando dos parasitas que estão no organismo naquele momento. Porém, se novos vermes entrarem depois de um tempo, será necessária uma nova dose. 

Dessa forma, tomar vermífugos deve ser algo recorrente na vida dos pets. Conforme reforça o Dr. Felipe, “a verminose é muito comum nos cães. Por isso, o cuidado deve ser redobrado”.

Quanto tempo demora para o remédio de verme fazer efeito no cachorro?

Outra questão curiosa sobre quanto tempo o remédio de verme faz efeito no cachorro é o período de ativação da medicação. Geralmente, os remédios atuam de forma rápida. 

Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas. Seguindo as recomendações do veterinário e da bula de cada medicação, seu amigo estará protegido e não terá complicações. 

Lembre-se que seu filho de quatro patas merece amor, carinho e proteção. Assim, realize o protocolo de vermifugação de forma correta, sempre consultando um veterinário de sua confiança. 

cachorro deitado em cama

Nas clínicas da Petz você encontrará uma equipe profissional preparada, que ficará feliz em ajudar seu cãozinho. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *