Cachorros

Será que cachorro sabe quando a dona está grávida?

Publicado em 13 de novembro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Os cães são capazes de ter empatia com seus tutores, percebem sua alegria e tristeza e agem conforme esses sentimentos. E a gravidez? Você acha que cachorro sabe quando a dona está grávida?

Cachorro com a língua para fora

A sensibilidade dos cães é algo impressionante. Os seus órgãos do sentido são mais aguçados, e alguns pets auxiliam médicos a descobrir o câncer nas pessoas e a polícia a achar drogas escondidas.

Então, é compreensível que as pessoas se questionem se cachorro sabe quando a dona está grávida, afinal, eles têm um instinto aguçado. Também é comum se questionarem se isso muda seu comportamento ou o afeta de alguma forma. Para esclarecer todas essas questões, continue nos acompanhando!

Os cães percebem a gravidez?

Não existe uma confirmação científica de que o cachorro sabe quando a dona está grávida, mas os relatos de muitos tutores não deixam dúvida: os cães percebem que algo está diferente e alguns mudam seu comportamento com isso.

Afirmar categoricamente que eles sabem que essas alterações são devido a uma gravidez não é possível ainda, pois não se sabe se o comportamento de cachorro quando a dona está grávida é devido à empatia que comentamos acima.

As mudanças durante a gravidez e como o cão as percebe

Não tem como negar que o período de gravidez é cheio de expectativas e mudanças na rotina de todos da casa. Sendo assim, todos são afetados, e os cães não ficam de fora.

Sendo assim, é de se esperar que ele tenha certo entendimento de que muita coisa está diferente. Dessa forma, ele tem reações conforme sua compreensão permite. Para entender melhor isso, vamos às mudanças:

O odor da mulher muda

Esse é o fator que mais os cães percebem, devido ao seu superolfato. A mulher grávida exala um cheiro diferente por causa da mudança dos hormônios que são produzidos durante esse período.

Com isso, o cachorro sabe quando a dona está grávida, e alguns percebem isso antes mesmo do que ela! Por isso, algumas pessoas até dizem que o cão “pressentiu” a gravidez.

Os cães percebem a alteração do humor da tutora

Quem já esteve grávida ou acompanhou uma mulher nessa condição sabe que os hormônios provocam muitas mudanças físicas e psíquicas. Assim, o humor da grávida fica menos constante, e ela, mais emotiva.

De tal forma, por causa da empatia e da própria percepção do ambiente, o cão é capaz de captar essas alterações no humor. Com isso, o cachorro percebe a gravidez e pode se aproximar mais da tutora ou ficar longe para evitar conflitos.

Cachorro sentando no chão.

A rotina da tutora muda

A gravidez pode provocar muito sono, e a mulher tende a dormir mais e tirar mais sonecas ao longo do dia. Além disso, ela vai mais vezes ao médico, pode faltar mais no trabalho ou começar uma prática esportiva.

Durante a gravidez, existe toda uma preparação para o bebê que vai chegar: arrumação do quarto, montagem do berço, colocação de móveis novos e muitas roupinhas. Tudo isso não passa despercebido: o cachorro sabe que a dona está grávida!

Ele tem hábitos e rotinas de acordo com todos da casa, por isso, acaba sendo afetado de alguma forma, seja por dormir mais com a tutora, seja por ficar mais tempo sozinho por causa de tantos compromissos.

Nesse caso, é comum alguns cachorros se sentirem desprezados ou esquecidos e apresentarem sintomas de carência excessiva, ciúmes e ansiedade de separação por não compreenderem bem a situação.

Além disso, os cachorros podem ter certo estranhamento em relação aos móveis novos e à nova organização da casa. Com isso, o comportamento do cachorro muda, e ele pode começar a urinar em locais que não em seu banheiro.

Essa situação é bastante desagradável, ainda mais com a exigência de higiene que um bebê recém-nascido. Nesse caso, dê mais atenção a ele, considere castrá-lo e diminua o ritmo das mudanças para que ele se adapte a elas mais facilmente.

O marido também fica diferente

É muito comum os homens ficarem “grávidos” com suas esposas: a preocupação aumenta e ele fica mais protetor. As mudanças de humor repentinas também o afetam, e o marido fica mais ansioso.

O cachorro sente essa mudança no seu tutor. O que não se sabe é se ele entende que é por causa da gravidez da tutora. De qualquer forma, sua reação pode ser também estendida ao marido: o cachorro pode ficar mais companheiro para confortá-lo.

O cachorro nota a barriga crescendo

É quase impossível não notar as mudanças no corpo da grávida e no comportamento de sua tutora. A barriga cresce, a mulher fica mais lenta, esquecida, cansada e vulnerável.

Aqui, o cachorro pode ter seus instintos protetores despertados: na matilha, as fêmeas caninas também apresentam esses comportamentos, e o bando passa a protegê-la mais. Então, o pet pode ficar mais perto da tutora para defendê-la.

Mesmo que a pessoa preferida do pet não seja a tutora grávida, nesse momento, ele pode ficar mais com ela, seguindo-a por onde ela vai para se certificar de que a futura mamãe está bem. Não é fofo?

Cachorro olhando para câmera

Devido às mudanças nas atitudes do pet, podemos afirmar que cachorro sabe quando a dona está grávida! Se você estiver pensando em dar alguns mimos para ele, conte com a loja da Petz! Nós temos os petiscos mais deliciosos e os brinquedos mais divertidos. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog