Coelhos

Cocô de coelho: entenda sobre ele e o que pode dizer sobre a saúde do peludo

Publicado em 13 de abril de 2022

Tempo de leitura: 5min

O cocô de coelho pode ser um assunto polêmico, porém, ele é necessário para entender como anda a saúde do seu bichinho. Apenas um veterinário pode diagnosticar qualquer problema com seu amiguinho, mas você pode identificar qualquer alteração no comportamento dele já em casa.

coelho com as orelhas abaixadas.

Por isso, é importante saber quando algo não vai bem e quando é hora de procurar ajuda de um especialista. O blog da Petz separou todas as informações sobre cocô de coelho que você precisa conhecer. Confira!

As fezes de coelho

Entender sobre as fezes do pet é cuidar da saúde do coelho. Além de identificar que algo não está bem com ele, ao notar sinais de alterações, você também pode pedir a ajuda de um especialista para mudar a dieta do animal. Por meio da observação, muitas coisas podem ser ajustadas junto ao profissional. 

Existem dois tipos de fezes de coelho: normais e cecotrofos. Vamos explicar a diferença entre as duas!

  • fezes normais: como o próprio nome diz, estas são as fezes normais dos coelhos, em formato de pequenas bolinhas. Em geral, elas não são acompanhadas de odor e são bem sequinhas;
  • fezes cecotrofos: quando as fezes estão sem tanta consistência, moles e grudadas, elas são chamadas de cecotrofos. Ficam bem semelhantes a um cacho de uvas. 

É válido ressaltar que é totalmente normal que seu coelhinho produza os dois tipos de fezes. Em geral, o segundo tipo é menos frequente, e você vai entender o porquê mais abaixo. 

Coelho come fezes

Viu seu coelhinho comendo fezes? Calma, não se assuste, esse é um hábito comum da espécie. Justamente, os cocozinhos que eles precisam comer são os cecotrofos. Por isso, esse formato não é produzido com frequência, somente quando o bichinho precisa se alimentar dele. 

coelho lambendo os beiços.

Os cecotrofos têm muitas substâncias benéficas aos coelhos, com alto valor nutricional para eles — e somente para eles. Nada de dar esse tipo de fezes a outros pets, tá bom?

Outro fato importante sobre o cecotrofos é que ele é bem diferente de uma diarreia. Ele não é acompanhado de fezes líquidas nem brilhantes, além disso, uma situação de diarreia provoca outros sintomas, como apatia e perda de apetite. 

Fezes saudáveis

Como dissemos, um dos cuidados com o coelho é olhar suas fezes regularmente. Quando elas estão normais, apresentam algumas características específicas. Para saber se está tudo bem com o cocô do coelhinho observe os seguintes requisitos:

  • as fezes se desfazem com facilidade: muito semelhante à serragem, o cocô de coelho saudável se desfaz com um pouca força. Isso porque deve ser constituído principalmente de feno, de ração especial para ele e petiscos permitidos;
  • quantidade de bolinhas por dia: em média, um coelho não “caga” muito. Ele pode fazer até 300 bolinhas por dia. Todas devem ser praticamente iguais;
  • grão-de-bico: sim, uma bolinha de coelho deve ter o tamanho aproximado de um grão-de-bico. Casos em que for menor ou muito maior devem despertar a atenção do tutor. 

Quando não estão saudáveis

Há alguns sinais no cocô do coelho que indicam que algo não está bem. Costumam ser situações em que um veterinário deve ser consultado com certa urgência para o bem-estar do peludinho. Confira:

  • fezes de coelho com muco: quando há muco nas fezes, é sinal de que algo pode estar irritando a mucosa intestinal. Pode ser um alimento mal mastigado, parasitas ou tratamento recente com antibióticos;
  • fezes pastosas: seu bichinho passou por algum estresse? Essa pode ser a causa de fezes pastosas. Cuidado com a dieta dele, não dê gorduras e açúcar;
  • fezes menores ou maiores que o normal: quando estão pequenas, podem estar associadas a pouca alimentação e, novamente, ao estresse. Quando grandes demais podem estar relacionadas a alterações genéticas depois de algum trauma;
  • frequência de defecação diminuída: se a frequência de “idas ao banheiro” do seu coelhinho mudou, atenção! Ele pode estar bebendo pouca água, fazendo uma dieta errada ou ter muitos pelos presos em seu estômago;
  • diarreia: como falamos, há diferença entre a diarreia e o cecotrofos. A diarreia é uma doença séria para os coelhos, necessitando cuidados rápidos. Ela pode ser causada por parasitas. 

Lembre-se sempre de que consultas regulares ao veterinário devem ser feitas. No entanto, se entre elas você notar qualquer alteração no cocô de coelho, procure o especialista com urgência.

Humanos e fezes de coelho

As fezes de coelho transmitem doenças, assim como qualquer tipo de cocô de animais. A mais comum é a salmonelose, que provoca febre, diarreia e dor abdominal nos humanos. 

A melhor maneira de prevenir qualquer doença vinda do cocô de coelho é lavar sempre bem as mãos após limpar o espaço do pet. Evite também o contato do bichinho com o seu rosto, assim, as bactérias não vão chegar com facilidade. 

coelho sentado na grama.
O cocô de coelho é apenas um dos cuidados que você deve ter com ele, observando-o diariamente. Aqui, no blog da Petz, você encontra outros conteúdos relacionados ao bem-estar e ao dia a dia do peludinho. Todas as informações são importantes e, aliadas ao acompanhamento com o veterinário, tornam tudo melhor!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog