Coelho pode comer cenoura? Descubra aqui!

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 7, 2021

Coelhos
Coelho pode comer cenoura? Descubra aqui!
Tempo de leitura: 3 minutos

De acordo com os desenhos animados, um dos alimentos favoritos dos coelhos é a cenoura! No entanto, nem sempre a cultura pop nos dá informações corretas a respeito do hábito de diferentes espécies. Então será que coelho pode comer cenoura?

De acordo com a avaliação dos especialistas em animais silvestres, os dentuços podem e gostam de comer cenoura de vez em quando. Contudo, é preciso moderação para evitar problemas, como ganho de peso. Descubra a seguir como coelho pode comer cenoura de uma forma saudável!

coelhos comendo cenoura

Afinal, faz mal dar cenoura para coelho?

Segundo Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, é importante que a dieta dos coelhos domésticos seja bem variada. Além da ração específica para coelhos, os orelhudos devem ter feno à vontade, além de ingerir frutas, verduras e legumes até três vezes na semana. 

Nesse contexto, a cenoura é um dos legumes que coelho pode comer, podendo ser servida não apenas a parte do talo, mas também as folhas. Aliás, não se espante caso o coelho se interesse mais justamente pelas folhagens.

Além disso, Amanda diz que a introdução de um novo alimento deve ser feita de maneira gradual, principalmente para animais mais jovens. “Temos que ter cuidado ao inserir um novo alimento para que não ocorra diarreia”, alerta a especialista. 

Lembrando que, por ser um vegetal rico em carboidratos, a cenoura para coelho deve ser oferecida com moderação.  Do contrário, pode provocar problemas como ganho de peso e desconforto abdominal.

cenouras

Para servir, é importante que os alimentos estejam frescos e que tenham sido bem lavados, diminuindo o risco de contaminações. Alimentos que não tenham sido ingeridos em até duas horas devem ser descartados para que não oxidem ou atraiam insetos.

Cenoura: uma importante fonte de betacaroteno

“Cenoura faz bem para a vista, ou você já viu algum coelho de óculos?”, diz a sabedoria popular. Na verdade, não é correto afirmar que coelho comendo cenoura é muito comum na natureza. No entanto, é verdade que se trata de um alimento importante para a visão.

Isso ocorre por causa do famoso betacaroteno, um pigmento carotenoide alaranjado que possui função antioxidante. Uma vez absorvida pelo intestino do coelho, a substância é convertida em retinol (mais conhecido como vitamina A). 

Este, por sua vez, é importante para a visão, assim como para outras funções, como o equilíbrio da pressão do líquido cefalorraquidiano.

A respeito do aporte de nutrientes por meio de diferentes alimentos, é importante ter em mente que as rações para coelho já são formuladas levando em conta as principais necessidades da espécie. 

Por isso, mesmo cenoura estando na lista do que coelho pode comer, é preciso tomar cuidado. O excesso de vitamina A pode atrapalhar o desenvolvimento do orelhudo ou mesmo causar intoxicação. Em caso de dúvidas, consulte um veterinário. 

De onde vem o mito de que coelhos só comem cenoura?

Como visto, coelho pode comer cenoura de vez em quando. Porém, ela não deve ser a base da alimentação deles, tampouco costuma ser um dos alimentos favoritos dos indivíduos da espécie. Então, de onde vem a famosa associação entre coelhos e cenouras?

coelho comendo cenoura

A ampla difusão dessa associação foi feita principalmente pelo personagem Pernalonga, criado pela Warner Bros. nos anos 1940. A cenoura teria sido escolhida para simular o charuto do personagem de Clark Gable no filme Aconteceu Naquela Noite.

Para mais curiosidades e dicas sobre os dentuços, não deixe de acompanhar o blog da Petz! Temos dezenas de conteúdos para cuidar da saúde e bem-estar do seu coelhinho.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *