Coelhos

Minicoelho pode comer couve-flor? Saiba se esse alimento é permitido a ele

Publicado em 03 de janeiro de 2023

Tempo de leitura: 5min

Sabemos que coelhos precisam de uma alimentação balanceada e rica em vegetais, mas será que minicoelho pode comer couve-flor? Aqui, estamos falando da flor da hortaliça, ou seja, a parte branca.

Devemos ter o máximo de cuidado com aquilo que oferecemos aos minicoelhos. Em cativeiro, é difícil imitar a alimentação que eles têm na natureza. Por isso, hoje vamos falar mais sobre a couve-flor, uma hortaliça muito apreciada pelos tutores, para saber se ela pode ser oferecida aos minicoelhos. Confira!

coelho pode comer folha de couve flor topo

Características da couve-flor

A couve-flor é uma hortaliça com floretes brancos, sendo essa a parte mais consumida pelos tutores. No entanto, o caule e as folhas da couve-flor também são alimentos nutritivos e ricos em fibras. Mas será que eles podem fazer parte da alimentação do minicoelho?

A couve-flor pertence à espécie Brassica oleracea, assim como outras hortaliças, como, por exemplo, a couve, o brócolis e o repolho. Os floretes ou inflorescências da couve-flor possuem diversos benefícios quando consumidos.

Dentre eles estão os minerais, fibras e diversas vitaminas, incluindo as do complexo B, K e C. Outra vantagem da couve-flor é que ela é considerada um alimento pouco calórico, muito utilizado para o controle de peso e saciedade de pessoas e animais.

As folhas e o talo da couve-flor também são ricos em fibras, vitaminas e minerais. No entanto, os floretes e o talo da couve-flor podem causar gases e diarreia nos orelhudos se oferecidos em demasia. Então, será que minicoelho pode comer couve-flor?

Saiba se minicoelho pode comer couve-flor

Conforme mencionamos, os floretes da couve-flor possuem diversos benefícios. No entanto, em excesso, podem causar gases e diarreia, por isso, não são indicados para os minicoelhos. Você até pode dar couve-flor para o coelho, mas em pequenas quantidades, in natura e ocasionalmente.

Minicoelho pode comer couve-flor, mas o mais indicado a eles são as folhas. Mesmo porque a folha possui os mesmos benefícios e maior quantidade de fibras que o talo e a inflorescência. Assim, ofereça apenas as folhas da couve-flor ao minicoelho.

Como servir couve-flor ao minicoelho

Para servir as folhas da couve-flor ao minicoelho, primeiro, lave muito bem a hortaliça. O ideal é comprar verduras orgânicas. Em todo caso, lave-as bem, em água corrente. Pegue uma folha pequena e ofereça ao orelhudo.

Se é a primeira vez que você oferece a folha da couve-flor ao minicoelho, dê uma quantidade menor e observe se não houve alguma reação indesejada. Vá acostumando o pet lentamente sempre que inserir um novo alimento à sua rotina.

Assim como o coelho pode comer a folha da couve-flor, existem outros tipos de folhas que podem ser inseridas em sua rotina alimentar. No entanto, tão importante quanto elas, o feno e a ração devem ser a base da alimentação do minicoelho, contribuindo com cerca de 60% e 20% da dieta, respectivamente.

Qual ração oferecer ao minicoelho?

Afinal, o que dar para minicoelho comer? Para que ele tenha uma alimentação balanceada, é importante que coma feno, ração e vegetais, tais como verduras, legumes e frutas. No entanto, esses alimentos devem ser oferecidos em quantidades adequadas ao seu desenvolvimento saudável.

O feno é muito importante na rotina alimentar do minicoelho e pode ser colocado à vontade em seu viveiro. Rico em fibras e pobre em calorias, é fundamental para o bom funcionamento do intestino do minicoelho, além de contribuir para o desgaste dos dentes. Você sabia que os dentes da frente (incisivos) dos coelhos nunca param de crescer?

Em relação à ração, o ideal é que ele coma ração específica para coelho. As melhores que temos no mercado são as extrusadas Premium ou Super Premium. A quantidade vai depender do fabricante e o peso do pet.

coelho pode comer folha de couve flor meio

Siga corretamente as instruções. Mesmo que seu coelho adore a ração, nunca ofereça além do recomendado. Ele pode preferir a ração em vez de outros alimentos e gerar alguns problemas, como a obesidade. Então, mesmo que a base da dieta seja o feno e a ração, outros alimentos saudáveis podem ser oferecidos.

No entanto, essas comidas não devem ultrapassar 25% da ingestão diária deles, por isso, alimentos como as frutas e os legumes podem ser ofertados ocasionalmente e em pequenas quantidades.

Já a maioria das folhas verdes e das verduras podem ser oferecidas diariamente, mas não à vontade, como o feno. Veja, em seguida, o que o minicoelho pode comer quando se trata de verduras, hortaliças e folhas.

Folhas e hortaliças que mini coelho pode comer

  • acelga;
  • agrião;
  • alecrim;
  • couve;
  • dente-de-leão;
  • escarola;
  • espinafre;
  • folhas da abobrinha;
  • folhas da bananeira;
  • folhas da couve-flor;
  • folhas de aipo;
  • folhas de brócolis;
  • folhas de cenoura;
  • folhas de rabanete;
  • manjericão;
  • rúcula;
  • salsa.

Sendo assim, o minicoelho pode comer couve-flor, suas folhas e outros tipos de folhas, hortaliças, gramíneas e verduras diariamente. Porém, lembre-se de sempre higienizar muito bem qualquer tipo de folha que oferecerá ao seu minicoelho.

Além disso, apesar de poder oferecer diariamente, sempre dê em pequenas quantidades e observe se o minicoelho aceitou o alimento. Nunca deixe restos de folhas em sua gaiola, pois apodrecem e são um chamariz para as moscas, além de que sua ingestão pode causar alterações gastrointestinais significativas ao coelho.

cachorro pode comer couve flor2

A limpeza da gaiola também é de suma importância para a saúde do minicoelho. Não se esqueça de deixar água limpa à vontade para eles. Com esses cuidados, você estará promovendo uma alimentação balanceada e mais saúde ao seu orelhudo.

Agora que você sabe que minicoelho pode comer couve-flor, confira as outras publicações do blog da Petz e mantenha-se informado sobre a dieta dos orelhudos! Porém, lembre-se de sempre consultar um médico-veterinário para garantir uma alimentação saudável para o seu pet.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog