Coelhos

Pelo de coelho caindo: causas e como ajudar o peludo

Publicado em 31 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

O tutor precisa se preocupar com o pelo de coelho caindo? Esse é um excelente animal de estimação para quem gosta de ter um bichinho diferente, mas ele precisa de cuidados especiais.

pelo de coelho caindo

Se você vê seu coelho soltando muito pelo, mas ele não apresenta falhas na pelagem, isso pode ser normal. Já quando o dentucinho tem regiões “peladas”, ou seja, áreas maiores em que dá para ver a pele, esse é um sinal de alerta! Vamos aprender um pouco mais sobre a queda de pelos do coelho?

Troca sazonal de pelos

O pelo do coelho é sedoso, macio e abundante. Como os outros animais de estimação, ele também faz a troca de pelagem sazonal para ajustar a temperatura do corpo de acordo com a condição climática que está por vir.

Assim, ver o pelo de coelho caindo em determinadas épocas do ano é totalmente normal. Esse animal realiza essa troca duas vezes a cada 12 meses, geralmente entre março e maio e entre setembro e novembro.

Isso não quer dizer que a queda vai iniciar em 1º de março e acabar no dia 31 de maio. Ela começa de forma leve e vai aumentando gradualmente até que a troca esteja completa. Nessa época, na preparação para o inverno, a pelagem fica mais abundante.

Já na época da primavera, os pelos caem dando lugar a uma pelagem mais fina e escassa, mas nunca rala, para que o peludo passe pela estação mais quente do ano sem sofrer muito com o calor. Entendeu sobre o pelo de coelho caindo conforme as estações do ano?

Bolas de pelos

Sabia que os coelhos sofrem com as bolas de pelos assim como os gatos? Na época da troca sazonal, esse problema pode se agravar e se tornar um risco para a saúde do dentucinho, já que ele não consegue vomitar, como os felinos, para expulsar os tufos!

Para manter a pelagem higienizada, o coelho também toma banho com a língua. Assim, ele ingere alguns tufos de forma acidental. Como a queda é maior nessas épocas do ano, a bola de pelo pode ser maior que o comum e obstruir o trânsito gastrointestinal.

Por isso, é preciso tomar medidas preventivas para evitar que isso ocorra. As ações rotineiras impedem que a ingestão de pelos seja grande e podem ser realizadas o ano todo sem prejuízo para o pet. Veja a seguir.

pelo de coelho caindo

Escove o dentuço

Como cuidar do pelo do coelho? Escovar o pet todos os dias é essencial para retirar a pelagem morta que se acumula na troca sazonal. Além de diminuir a ingestão, isso reduz a quantidade de tufos espalhados pela casa, facilitando a limpeza.

As escovas com cerdas longas são mais adequadas para animais com pelagem longa, enquanto os pequenos pentes são perfeitos para bichinhos com pelo curto. Use utensílios com cerdas macias para uma escovação mais relaxante para seu pet.

Escove os pelos do seu coelho primeiro contra a direção de crescimento da pelagem e, em seguida, a favor. Se achar mais fácil, é possível usar a luva de borracha com cerdas ao invés da escova.

Aumente a quantidade de feno

O feno é rico em fibras e tem poucas calorias, por isso, não engorda o dentuço. Existem vários tipos desse alimento para coelhos. Escolha um sem alfafa ou grama comum, pois esses elementos têm alto teor de cálcio, o que é prejudicial para a espécie.

Dê preferência para o feno fresco, pois o teor de água é maior e isso auxilia na formação do bolo fecal e no trânsito gastrointestinal. Se quiser, você pode cultivar algumas plantas para oferecê-las sempre fresquinhas ao seu coelho.

Como identificar problemas de pelos e pele no coelho?

Como dissemos, a queda de pelos que deixa falhas pode ser um sinal de alerta para o tutor. As principais doenças do coelho são as que acometem a pele e causam “buracos” na pelagem.

Nesse caso, o pelo de coelho caindo muito pode indicar uma doença e, por isso, o tutor deve levar o pet para uma consulta com um médico-veterinário especialista em animais silvestres. Não tente fórmulas caseiras ou dicas da internet para tratar o peludo.

Além das falhas na pelagem, outros sintomas podem indicar que a saúde do coelho não vai bem, como falta de apetite, ranger dos dentes, diarreia, alteração no volume das fezes, falta de higiene com a pelagem e isolamento.

O coelho também pode apresentar espirros, tosse, secreção ocular purulenta e coceiras. Esses sinais não são indícios exclusivos de uma doença, mas ajudam o veterinário a descobrir o que pode estar acontecendo com o dentucinho.

Estresse

Umas das características do coelho é se estressar com facilidade, e isso se manifesta quando ele fica arrancando os pelos com a boca, por exemplo. Ele faz isso em resposta a estímulos que o deixam inseguro ou com medo.

É comum que barulhos altos, presença de outros animais ou crianças que o perseguem, sustos com pessoas que aparecem de repente e movimentos bruscos assustem e estressem o coelho.

pelo de coelho caindo

Entendeu o que pode ser o pelo de coelho caindo? Se tiver qualquer dúvida, você pode consultar os médicos-veterinários das lojas da Petz e conversar sobre as trocas sazonais de pelagem do seu dentucinho para entender como cuidar dele durante esses momentos!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog