Pets

Como cuidar de um aquário em uma queda de luz

Sabemos que uma queda de energia pode acontecer a qualquer momento e sem motivo aparente, e a preocupação sobre como cuidar de um aquário durante uma queda de luz é não só muito comum, como também bastante pertinente.

Uma queda de energia no aquário pode acontecer pela queda da torre de luz que abastece a sua rua, por um circuito que não esteja funcionando propriamente ou, até mesmo, pelo aquário ter sido retirado da tomada acidentalmente.

Todas essas causas, ainda que durem poucos minutos, algumas ou muitas horas, podem causar problemas – e é importante que, de antemão, você já tenha um plano sobre como cuidar de um aquário em circunstâncias como estas.

Cuidados com aquário durante uma queda de energia: o que pode acontecer?

Grande parte dos modelos de aquários contam com a eletricidade para filtragem de água, manutenção de temperatura e iluminação do ambiente, proporcionando um ambiente confortável e saudável aos peixes que vivem ali. Em função disso, mais do que algumas horas sem eletricidade pode acarretar em um desastre, uma vez que todos estes itens fornecem grande suporte para a sobrevivência dos peixes.

As ocorrências mais comuns após o desligamento de um filtro de aquário são a diminuição da oxigenação da água, alterações de temperatura e aumento dos níveis de compostos nitrogenados presentes na água. A alteração da temperatura pode causar muito estresse, enquanto o aumento dos níveis de amônia causado pela falha na filtragem da água pode tornar o ambiente do aquário completamente tóxico aos seus peixes.

Uma vez que todas as espécies de peixes de aquário possuem necessidades de ambiente bastante específicas, quaisquer destas alterações podem, sim, ser fatais aos seus pets aquáticos.

Como cuidar de um aquário quando acaba a luz: afinal, o que fazer?

Sabendo dos possíveis riscos a que uma queda de energia pode submeter o seu aquário, você já pode se prevenir para todos os cenários e, assim, agir mais rapidamente quando necessário.

Para atender às necessidades de cuidados com aquário, existe no mercado uma série de opções de pequenos geradores contínuos – que permitirão o funcionamento dos equipamentos de aquário como o termostato, os filtros e as bombas, até que a eletricidade seja restabelecida.

Também existe a opção de bombas de ar que funcionam à bateria e podem fornecer boa oxigenação ao seu aquário por uma determinada quantidade de horas.

Durante uma longa queda de energia é importante lembrar que seus peixes podem sobreviver alguns dias sem comida. Alimentar o seu aquário durante estes períodos pode significar um gasto de energia muito impactante aos seus peixes, reduzindo ainda mais os níveis de oxigenação do aquário em função do acúmulo de sujeiras e fezes.

Importante! Antes de realizar qualquer tipo de troca urgente de água, certifique-se de tratá-la antes de depositar no aquário!

Para ter acesso a tudo o que você precisa para cuidar do aquário durante uma queda de energia, faça uma visita à unidade Petz mais próxima a você!

 

 

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Recent Posts

Câncer de mama em cadelas: um guia completo

Infelizmente, o câncer de mama em cadelas é um dos tumores mais comuns nas fêmeas…

20 horas ago

Infecção urinária em cães: será que é grave?

Pode começar como uma incontinência urinária ou com a lambedura excessiva das genitais. Ou talvez…

21 horas ago

Dor muscular em cachorro: como identificar esse problema?

A dor muscular em cachorro é mais comum do que parece, mas muitas vezes os…

2 dias ago

Cachorro com olho vermelho: veja as causas mais comuns

Um cachorro com olho vermelho provoca muitas dúvidas. Vale ressaltar que o quadro é comum…

2 dias ago

Tumor em cachorro: como ajudar o pet?

O tumor em cachorro é um tema delicado. Por ser um problema comum em praticamente…

3 dias ago

Cachorro com muita remela é grave?

Um cachorro com muita remela pode não indicar nenhum problema, sendo algo normal e cotidiano.…

3 dias ago