Bem-Estar

Cachorro tremendo: o que pode ser?

Publicado em 05 de junho de 2022

Tempo de leitura: 6min

Muitos fatores podem deixar um cachorro tremendo. Frio, excitação e estresse, por exemplo, são algumas das causas mais comuns. Porém, a tremedeira também pode significar algo mais sério, como um problema no sistema nervoso ou envenenamento por alimentos tóxicos. 

Cachorro da raça pug deitado com o olhar para a lateral superior.

Sendo assim, é importante saber as principais causas desse problema e como ajudar o amigo canino passando por isso. Se você encontrou seu cachorro tremendo e está se perguntando o que fazer, continue lendo. Preparamos um guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto! 

Cachorro tremendo: principais causas

Nem sempre um cachorro tremendo está com um problema de saúde. Algumas situações comuns podem deixar o peludo mais agitado e, consequentemente, tremendo. 

É o que explica a Dra. Heloísa Souza, médica-veterinária da Petz. Tudo vai depender do ambiente, da personalidade e da rotina do cãozinho. A seguir, confira as principais causas para a tremedeira em cachorro.

Frio

Um pet é tão sensível às temperaturas quanto um humano. Por isso, o cachorro também pode tremer de frio! Neste caso, é fácil resolver o problema. Basta aquecer o peludo com roupinhas, uma cama confortável, cobertores e muito carinho. Se o cachorro continuar tremendo mesmo aquecido, busque um veterinário

Medo

Algumas situações podem deixar o cachorro tremendo de medo! Isso ocorre especialmente com filhotes que ainda não estão acostumados com um novo ambiente. 

Neste caso, o melhor é deixar o peludo confortável e esperar até ele se acostumar ao novo lar. Não force interações, pois você pode amedrontar ainda mais o cãozinho.

Dor

A dor é outro motivo do cachorro tremendo. Pode ocorrer quando o peludo sofre um trauma ou está doente. Geralmente, está associada a outros sintomas, como apatia, choro, agitação ou dificuldade de locomoção. Buscar ajuda de um veterinário é essencial neste caso.

Febre

Assim como um humano, um cachorro também tem febre quando o organismo identifica que algo não vai bem. Neste caso, é uma reação natural do corpo tremer e ter calafrios. Se suspeitar desse quadro, consulte um médico-veterinário para aferir a temperatura da maneira correta.

Artrite ou artrose

Problemas nas articulações ou nos músculos podem deixar o cachorro com fraqueza nas pernas e tremedeira. Se suspeitar dessas doenças, o melhor a fazer é visitar o veterinário e seguir o tratamento proposto por ele.

Idade

Outra causa não patológica para um cãozinho tremendo é a própria idade do animal. Conforme envelhece, o organismo do pet fica mais desgastado, e a tremedeira pode aparecer como resultado natural desse processo.

Intoxicação

A tremedeira também pode significar que o cão comeu algo tóxico. É importante lembrar que, mesmo em casa, há substâncias nocivas para o animal, como produtos de limpeza ou chocolate. 

Além de tremer, o cachorro pode ter sintomas como vômitos, apatia ou perda de consciência. Por isso, se você observar o cachorro tremendo e vomitando, a orientação recomendada é buscar auxílio veterinário o mais rápido possível. 

Causas nutricionais

Problemas na alimentação também podem causar tremores no cão. A hipoglicemia, baixo nível de açúcar no sangue, é o quadro mais comum. Neste caso, um bom pote de ração deve resolver o problema. Se a tremedeira persistir, busque ajuda profissional. 

Cachorro Cavalier King Charles Spaniel enrolado em cobertor flanelado xadrez.

Questões neurológicas e psicológicas

Alguns quadros neurológicos podem deixar o cachorro tremendo e triste. As causas podem ser tanto momentâneas quanto sistêmicas. Um veterinário sempre deverá acompanhar o caso. 

Entre as questões psicológicas, podem estar: ansiedade, estresse, traumas e medos. Além disso, é possível considerar a existência de doenças neurológicas crônicas, como epilepsia e síndrome de Shaker.

Síndrome do tremor idiopático

É uma doença sistêmica que pode atingir pets de todas as raças e tamanhos. Geralmente, causa tremores na cabeça, nos membros ou no corpo todo. O acompanhamento veterinário é essencial para manter a patologia sob controle. 

A Dra. Heloísa explica que, se os tremores persistirem, é essencial buscar ajuda de um profissional. Somente o veterinário pode chegar a um diagnóstico preciso, dizer o que pode significar cachorro tremendo e receitar o tratamento correto. 

Outros sintomas preocupantes

Alguns sintomas podem indicar que os tremores significam algo mais sério. Por isso, é importante observar o comportamento do peludo de perto. A Dra. Heloísa reforça alguns sinais para ficar de olho: 

  • sangramentos;
  • vômitos;
  • diarreia;
  • dificuldade de locomoção,
  • desmaios.

Esses sinais indicam um quadro mais grave e que precisa de atenção imediata. Assim, se você encontrar um cachorro tremendo, que não consegue ficar em pé ou mancando, busque auxílio profissional o mais rápido o possível!

O que fazer ao encontrar um cachorro tremendo

Como os tremores são sintomas comuns em diferentes problemas, o primeiro passo é analisar a situação. Outro ponto importante é tentar lembrar o histórico do cãozinho. As perguntas abaixo podem ajudar a pensar no que fazer ao encontrar um cachorro tremendo. 

  • Está um dia frio?
  • O pet está em um ambiente novo? 
  • Há outros cães ou pessoas desconhecidas por perto? 
  • Os tremores acontecem com frequência ou esse é um fato isolado? 
  • Ele está se recuperando de uma cirurgia? 
  • Houve um acidente ou um trauma recentemente? 

Responder a tais perguntas pode ajudar a entender se o pet está tremendo por razões naturais ou há uma causa mais complexa. Alguns casos, como um cachorro com tremedeira após cirurgia, costumam ser menos preocupantes. Porém, há quadros graves, que precisam da ação de um especialista. 

De maneira geral, os tremores não são naturais e devem ser investigados. Se você não conseguir descobrir a causa, busque auxílio de um veterinário. Lembre-se que saúde é algo sério, e o peludo merece sempre o melhor tratamento! 

Cachorro com pelagem marrom enrolado em cobertor flanelado xadrez azul.

Caso seja necessário comprar remédios durante o tratamento de um cachorro com tremedeira, conte com o apoio da loja on-line da Petz. No catálogo, você encontra uma grande variedade de medicamentos veterinários, suplementos, rações e tudo que o amigo peludo precisa para ter uma rotina saudável. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog