Aquário

Confira 10 curiosidades sobre peixes

Publicado em 30 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Os peixes são animais que não fazem parte do dia a dia de muitas pessoas. Com isso, elas acabam não sabendo muito bem como é o o comportamento e a fisiologia dos peixes. Agora quem gosta de aquarismo ou pesca, acaba sabendo muitas curiosidades sobre peixes.

reproducao dos peixes 3

Na verdade, até quem tem um peixinho de estimação muitas vezes não conhece todos os segredos que esse animal guarda. Por isso, separamos algumas curiosidades sobre peixes que vão surpreender você. Confira neste texto!

Peixe de água doce X peixe de água salgada

Você pode até saber qual a diferença entre peixe de água doce e salgada: um vive nos rios e lagos, outro no oceano. Contudo, um fato interessante é que os peixes de água doce costumam ser menores, pois absorvem mais água.

Já os peixes de água salgada são maiores e apresentam mais variações de textura, escamas e cores. Eles absorvem menos água, devido à concentração de sal na água, e percorrem longos percursos, fazendo com que sua carne seja mais magra.

Os peixes dormem?

Uma das curiosidades sobre peixes que muitas pessoas têm é se eles dormem, afinal, nunca fecham os olhos, pois não possuem pálpebras. Pode-se dizer que os peixes descansam, mas não entram em um sono profundo.

Quando estão flutuando e com as nadadeiras paradas, provavelmente os peixes estão nesse estado de sonolência, porém, sempre em vigília. Ao menor sinal de movimento ou barulho, eles despertam rapidamente e fogem para não serem atacados. Um animal que é presa fácil na natureza não pode nem cochilar tranquilamente.

Cada espécie de peixe se alimenta em uma profundidade específica

Um fato muito importante, principalmente para quem pratica pescaria, é conhecer os hábitos alimentares dos peixes. Cada tipo se alimenta em uma determinada profundidade da água. Geralmente, as espécies de peixe de água salgada comem no fundo, e as de água doce preferem a superfície, mas pode haver exceções.

Os peixes também sentem dor

Embora a cultura popular contemple que os peixes são indiferentes à dor, estudos científicos mostram que não é bem assim. Foi observado que quando machucam uma região do corpo, os peixes esfregam-na para aliviar a dor. Conhecer essas curiosidades sobre peixes também nos ajuda a cuidar melhor deles!

origem dos peixes 2

Peixes bebem água

Sim! Para a surpresa de muitos, uma das curiosidades sobre os peixes é que eles bebem água e também fazem xixi. Assim como o organismo de animais não aquáticos, os peixes precisam de água para o funcionamento do organismo.

Peixes sentem frio

Já parou para pensar que os peixes podem sentir frio? Como são animais que não mostram expressões corporais e emocionais, como os mamíferos, é difícil saber quando estão desconfortáveis com a temperatura. No entanto, peixes também sentem frio e podem morrer de hipotermia, inclusive.

Cada espécie tem uma média de temperatura da água ideal para sobreviver, por isso, o ideal é ter um termômetro no aquário de peixes ornamentais de água doce para se certificar de que estão confortáveis.

Peixe não tem memória curta

Já ouviu falar que alguém tem memória de peixe querendo dizer que a pessoa não se lembra de nada? Inclusive, há um mito de que a memória do peixe Dourado só dura três segundos. No entanto, uma curiosidade sobre peixes de água doce bem interessante é que a memória deles pode durar vários meses.

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores treinaram alguns peixes Dourados para associarem determinado som à oferta de comida. Uma vez adestrados, esses peixes foram colocados em outro aquário por cerca de cinco meses.

Após esse período, eles retornaram ao aquário original, onde foram expostos ao mesmo som do início da pesquisa. O resultado foi que os peixes ainda associavam o ruído à comida, dirigindo-se para o lugar onde ela seria liberada.

Tem peixe que se alimenta de dejetos

O peixe Cascudo está envolvido em umas das curiosidades sobre peixe de aquário que ajuda muitos aquaristas, pois se alimenta de dejetos de outros peixes e restos de comida. Assim, ajuda a manter o aquário limpo.

Os hábitos dos peixes detritívoros (que se alimentam de sobras e fezes) é uma das curiosidades sobre peixes mais interessantes. Porém, não pense que eles comem somente isso. O Cascudo e outros do mesmo grupo também precisam de uma dieta balanceada, com rações específicas para a espécie.

Peixes se comunicam

Já não é mais novidade que os animais usam as mais diversas formas de comunicação, e com os peixes não é diferente. Esses animais podem sentir a vibração da água para saber se há outras espécies próximas e avisar seus companheiros.

Além disso, os peixes emitem sons por meio da corda vocal. O som não é perceptível pelos seres humanos, mas é eficiente na comunicação entre os peixes. Essa é uma das curiosidades sobre peixes que poucas pessoas conhecem.

Os peixes precisam de ar para sobreviver

Embora tenham um processo respiratório diferente dos animais que vivem fora da água, os peixes também fazem trocas respiratórias e precisam do ar atmosférico. Caso a quantidade de oxigênio na água seja baixa (devido à poluição ou seca intensa), os peixes podem morrer afogados.

peixes recifais topo

Essas curiosidades sobre peixes são bem interessantes e nos ensinam um pouco mais sobre esse belo animal. Para mais conteúdo sobre peixes e aquarismo, acesse o blog da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog