Animais Silvestres

Aprenda o que é fauna silvestre e surpreenda-se

Publicado em 29 de setembro de 2021

Tempo de leitura: 3min

Conhecer a fauna é importante para entender os habitats de determinados animais. No entanto, é comum esquecer qual é a definição e quais são os diferentes tipos de fauna. Pensando nisso, a seguir, falaremos um pouco mais sobre o assunto, explicando o que é fauna silvestre.

camaleão

Ficou interessado? Continue lendo, pois, além de explicar o que é fauna, aprofundaremos o assunto, apresentando mais sobre a fauna silvestre brasileira e a importância dela.

O que é fauna?

A fauna representa toda a comunidade de animais que vivem em um certo ambiente. Sendo assim, existem diferentes faunas que acompanham determinadas espécies. Por exemplo, um bioma específico, como o Cerrado, apresenta animais distintos em comparação com a área marítima.

Portanto, o coletivo de animais em determinadas regiões determinam a fauna daquele local. A fauna brasileira, por exemplo, representa uma grande diversidade de animais e plantas. Muitos deles, inclusive, não foram catalogados pelos pesquisadores e pelo biólogos. 

Nos biomas brasileiros, existe principalmente a fauna do Cerrado, onde há mais de 300 mil espécies de animais, como, por exemplo, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira. Também existe a fauna da Caatinga, em que vivem diversos mamíferos, lagartos e aves. Por fim, há a fauna do Pantanal, onde encontramos répteis, mamíferos e aves. 

O que é fauna silvestre?

A fauna silvestre representa todos os animais não domesticados, limitando o ciclo migratório somente ao Brasil. Sendo assim, ela engloba todos os bichos que não passaram pelo processo de domesticação, nem de migração para outros países. 

Apesar de muita gente acreditar que certos animais são domésticos, como o papagaio e a tartaruga, na verdade, eles pertencem à fauna silvestre. Isso porque não dependem diretamente do homem e muitos não se adaptam à vida em cativeiro porque foram retirados do habitat.

papagaio em árvore

A ilegalidade no comércio da fauna silvestre no Brasil

Os bichos são retirados do habitat para viverem com o homem. Por esse motivo, a comercialização de animais silvestres não autorizados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) é crime. 

Como existem muitos animais silvestres no Brasil de diferentes espécies e subespécies, não é raro encontrar casos de contrabando e tráfico. No entanto, é importante garantir que a fauna silvestre se mantenha no habitat, denunciando esse tipo de crime. 

Como garantir o bem-estar de animais silvestres 

Se você tem autorização para ter um animal da fauna silvestre, é importante garantir o máximo de conforto possível ao pet, a fim de assegurar o bem-estar dele. É imprescindível instalar uma gaiola grande para as aves viverem, por exemplo. 

Além disso, é possível ensinar esses animais silvestres a ficarem em casa. Assim, além de terem espaço para voar, adquirem mais liberdade do que uma gaiola. No entanto, é importante instalar telas de proteção nas janelas e fechar possíveis brechas para que não escapem.

arara se alimentando

Depois de conferir tudo sobre a fauna silvestre, confira o blog da Petz para ter acesso a outros artigos sobre curiosidades a respeito de animais silvestres e como criá-los. Este mundo está cheio de surpresas.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog