Cães

Você sabe o que é pedigree?

Publicado em 11 de novembro de 2020

Tempo de leitura: 5min

Endeusado por muitos e menosprezado por outros tantos, o certificado de origem é motivo de polêmica entre os apaixonados por cachorros. Porém, nem sempre fica claro para os tutores o que é pedigree, para que ele serve ou se ele precisa mesmo ser solicitado.

cachorro pedigree deitado na grama

Na Petz, nós acreditamos que obter o máximo de informações sobre determinado assunto é fundamental para tomar decisões cada vez mais conscientes. Pensando nisso, listamos e respondemos abaixo algumas das principais dúvidas sobre o que é pedigree, o que é um cachorro com pedigree, etc.

O que é pedigree?

Em linhas gerais, pedigree de cachorro é um certificado de origem do cão. É emitido apenas por instituições de cinofilia reconhecidas, como a Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). 

O documento oficial serve para atestar que um cãozinho é de determinada raça mesmo. Para provar isso, o pedigree apresenta a genealogia do cachorro, declarando quem são seus pais, avós e bisavós. Estes também devem ser de raça pura. 

O pedigree costuma ser solicitado principalmente por canis especializados na criação de determinada raça. Uma vez que certifica a pureza da linhagem, o documento valoriza a ninhada e aumenta a credibilidade do criador. Isso porque, para obter a certificação, deve seguir alguns critérios.

Basicamente, isso é o que é o pedigree em cachorro, e para descobrir as funções desse documento de origem, fique conosco!

Para que serve o pedigree na prática?

Para os canis, o pedigree é uma importante ferramenta para atestar a pureza de linhagem de suas ninhadas. O documento também dá mais credibilidade ao criador, à medida que, para obtê-lo, é preciso respeitar uma série de regras. Com destaque para evitar os cruzamentos consanguíneos. 

Também para quem planeja cruzar o pet no futuro, o documento é necessário para conseguir o pedigree dos filhotes da ninhada. Pode ser solicitado pela outra parte interessada no cruzamento, a fim de se certificar-se da pureza da linhagem do seu amigo de quatro patas. 

Lembrando que, no Brasil, o comércio ilegal de filhotes é crime. Não caia nessa! Por isso, é importante saber o que significa cachorro com pedigree!

Já para quem vai adquirir um cachorro, o pedigree é a única maneira de o adotante ter certeza de que o pet pertence mesmo a determinada raça. Ele também é um importante indicativo de que se trata de um criador sério e responsável, ainda que não seja uma certeza. Na dúvida, procure visitar o canil antes da compra ou adoção.

Cães sem pedigree podem ser considerados cães de raça?

Sem a genealogia de um cachorro é impossível ter certeza de que não houve nenhuma mistura no cruzamento de seus ascendentes. Por mais que ele tenha a aparência muito semelhante à de um outro cãozinho de determinada raça, com certificado de origem.

Isso ocorre pois o cruzamento entre cães de diferentes raças não segue um padrão. Ao cruzar um maltês com um poodle, pode ser que alguns filhotes da ninhada sejam muito mais parecidos com uma raça do que com outra. 

Portanto, para todos os efeitos, cães sem pedigree podem ser considerados SRDs (sem raça definida), uma vez que não é possível ter certeza da origem deles.  

yorkshire fêmea com a língua para fora

Como faço para tirar o pedigree de um cão filhote ou adulto?

O fato de o seu novo cãozinho não ter um pedigree não significa que ele nunca poderá obter o documento. Caso tenha interesse, você pode ver como fazer o pedigree do cachorro em uma das instituições responsáveis pela emissão, como a Sobraci e a CBKC. 

É nessa instituição que você também poderá entender como consultar o pedigree de um cachorro já adotado e descobrir se ele já possui.

Nesse sentido, não custa nada lembrar que o pedigree tem como objetivo certificar que o cão é de raça pura. Portanto, será necessário comprovar a pureza da linhagem do cachorro.

De modo geral, há duas maneiras de comprovar que o cão é de raça pura. Quando possível, você deverá apresentar uma cópia do pedigree da mãe e do pai do filhote. Você também precisará dar informações sobre o canil ou sobre os tutores dos pets envolvidos na reprodução. 

Já para quem não tem condições de apresentar o pedigree dos pais do filhote, a saída é agendar uma avaliação com árbitros do Kennel Clube. Eles irão observar se o seu amigo atende a todos os padrões da raça tanto no que diz respeito à aparência quanto ao comportamento. 

Se for aprovado, o pet receberá o chamado Certificado de Pureza Racial (CPR), que é um primeiro registro antes da obtenção do documento oficial. O que significa pedigree aprovado.

Quanto custa para tirar um pedigree?

Ao contrário do que muitos acreditam, o pedigree é relativamente barato. Com menos de 100 reais você consegue obter o certificado. O processo pode levar em média 90 dias. Depois de aprovado, o certificado fica pronto em até 30 dias.

É importante tirar o pedigree do cachorro?

Como já dissemos, ao adquirir ou adotar um cão de raça, o pedigree é um dos indicativos de que você está lidando com um canil sério e profissional. Porém, se você já comprou um cãozinho sem o certificado, em geral não vale a pena correr atrás do documento.

Afinal, não é preciso provar para ninguém que o seu amigo é de raça pura. E nós sabemos como isso não interfere em nada no amor que sentimos por esses pets. É importante destacar também que o documento não é necessário ou solicitado em viagens. 

cachorro pedigree descansando

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o assunto. Continue acompanhando o blog e redes sociais da Petz para mais dicas e curiosidades sobre os cães!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog