Cães

Raça de cachorro de origem mexicana: conheça algumas!

Publicado em 22 de março de 2021

Tempo de leitura: 3min

Entender a origem dos nossos amigos de quatro patas pode dizer muito sobre suas características e personalidades. Por isso, conhecer raça de cachorro de origem mexicana ou de outros locais, além de ser bastante curioso, nos explica certos comportamentos. 

chihuahua branco

Pensando nisso, a seguir, confira tipos de raça de cachorro de origem mexicana e se apaixone ainda mais por esses fofinhos. Além disso, conheça a personalidade desses queridos pets!

Pelado mexicano ou Xoloitzcuintle

Considerado um dos cães mais antigos do mundo, essa raça de cachorro de origem mexicana possui registros arqueológicos registrados em tumbas há mais de 3500 anos. 

Também era tido como um cão sagrado pelos astecas, toltecas e maias, que acreditavam que esse cachorro mexicano afastava maus espíritos e era enterrado com sua família para irem juntos ao submundo.

Apesar de ser reverenciado, também havia aqueles que consumiam a carne do cachorro Pelado mexicano durante cerimônias. Isso porque eles acreditavam que o pet tinha qualidades curativas quando consumido. Há registros desse cachorro inclusive em cartas de Cristóvão Colombo.

Quanto à sua personalidade, o Xoloitzcuintle é  um cachorro altamente inteligente e cheio de energia. Também possui um ótimo instinto caçador. Apesar de ser sem pelos, a raça possui diversas variedades de cores, alguns, inclusive, com manchas. 

Cão da Crista chinês

Pelo nome, muita gente imagina que esse pet é originário da Ásia, não é mesmo? No entanto, evidências genéticas mostram que a raça compartilha sua origem com o Pelado mexicano. Isso porque acreditam que a raça tenha sido levada da China para o México.

Atualmente, é possível encontrar o Cão de Crista chinês em diversos países, principalmente da América do Norte. Há duas variedades dessa raça de cachorro de origem Mexicana, uma totalmente pelada e outra com pelos na cabeça e no rabo. Quanto à personalidade, o cãozinho é bastante alegre e está sempre em alerta. 

pitbull mexicano

Chihuahua

Existem muitas dúvidas se o cachorro Chihuahua é realmente originado no México. Isso porque estudos de DNA mostram que o pet tem origem europeia. No entanto, pesquisadores acreditam que a raça foi trazida para o México por mercadores chineses.

Achados arqueológicos mostram que, na verdade, essa é uma raça de cachorro de origem mexicana, já que é descendente do Techichi, uma raça antiga que remonta à civilização tolteca.

Extremamente corajoso, esse pequeno notável utiliza dos seus melhores atributos, ou seja, do latido, para conseguir o que quer. Por ser um animal muito desconfiado, o ideal é ter o pet sem outros animais de estimação ou crianças. Isso faz com que ele seja apegado a uma só pessoa e estranhe as demais. 

Pitbull mexicano ou Chamuco 

Chamuco, que no México quer dizer “diabo”, é o nome do Pitbull mexicano. Apesar desse apelido e da sua marginalização por ser utilizado em competições ilegais de rinhas de cães, quando bem-cuidado, é um pet bastante carinhoso e amigável ou amigável. 

Apesar de não ser muito popular no Brasil, pelo México a raça é bastante utilizada como cão de guarda. Originado nos anos 70, o Pitbull mexicano é uma mistura de raças, como: Pitbull Terrier, American Bully, Starffordshire Bull Terrier e American Starffordshire Terrier. 

chihuahua com coleira e bandana

Gostou de saber sobre raça de cachorro de origem mexicana? No blog da Petz, você confere outras raças e, ainda, tem dicas e curiosidades sobre o mundo animal. Você não pode perder!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog