Curiosidades

Raças de hamster: você sabe as diferenças entre elas?

Publicado em 28 de dezembro de 2021

Tempo de leitura: 4min

Para começo de conversa, nem pense em usar o termo raças de hamster perto de um biólogo ou de um veterinário! De acordo com a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária especialista em animais silvestres da Petz, esses roedores não se diferenciam pela raça, e sim pela própria espécie.

raças de hamster

Termos científicos à parte, fato é que eles não são todos iguais, sendo que, no Brasil, as espécies mais comuns são o sírio e o chinês. Vamos descobrir quais são as “raças” de hamster e as principais diferenças entre eles?

Hamster sírio

Espécie mais famosa no Brasil, o hamster sírio é a espécie em que maior parte das pessoas pensa ao ouvir falar em roedores domésticos, sendo mais encontrados nos pet shops. 

Originalmente, sua pelagem costumava ser branca e dourada, cores que permanecem até hoje na espécie. No entanto, devido aos diversos cruzamentos, atualmente é possível encontrar hamster sírio de várias cores e com diversos tipos de pelo. 

Fazem parte dessa espécie os hamsters das variedades panda (pelo preto e branco), angorá (pelagem longa) e hairless (completamente sem pelos). Por serem maiores, eles costumam ser manuseados desde cedo, o que os torna mais sociáveis com os tutores. Além disso, eles apresentam as seguintes características:

  • quando adultos, os hamsters sírios têm, em média, 15 cm mais que a média dos roedores de outras espécies;
  • em geral, são muito dóceis, brincalhões e possuem hábitos noturnos;
  • são muito territorialistas, devendo ser mantidos sozinhos na gaiola;
  • sua expectativa de vida desse roedor de estimação varia de dois a três anos.

Hamster chinês

Um pouco menos conhecido do que a espécie síria, o hamster chinês vem ganhando popularidade e apresenta características semelhantes, como o hábito de ser territorialista. Por isso, acaba sendo mais solitário e mantido sozinho na gaiola. 

raças de hamster

Além disso, por ser tão pequeno, tende a escapar com mais facilidade, exigindo bastante cuidado no manuseio. O fato de muitos tutores terem medo de segurar os hamsters dessa espécie costuma deixá-los um pouco mais ariscos e desconfiados do que os sírios.

Sempre com pelo curto, é comum encontrá-lo nas cores cinza e marrom, e raramente encontra-se um hamster chinês branco. Ele também é caracterizado pelos seguintes aspectos:

  • em comparação ao hamster sírio, seu traço mais distintivo é o tamanho menor;
  • quando adulto, ele não costuma ultrapassar meros 9 cm de comprimento;
  • também possui hábitos noturnos;
  • sua expectativa de vida varia de dois a três anos.

Hamster anão russo

Mais uma das raças de hamster parecidas em questão de tamanho com o chinês, o hamster anão russo é conhecido pelo tamanho e pela delicadeza. Mas, por serem pequenos, os tutores devem ter cuidado ao manuseá-los, evitando assustar o pequeno que pode acabar mordendo

É comum encontrar a espécie com pelagens nas cores marrom, cinza com listra nas costas e branco. Na última cor, é conhecido como Winter White, já que fica mais claro durante o inverno e, devido a essa característica climática, não é tão comum no Brasil. 

Ao contrário das outras duas espécies, ele é dócil a ponto de viver em harmonia com outros pequenos roedores, mas também pode ser criado sozinho na gaiola. Ainda possui as seguintes diferenças:

  • em comparação ao tamanho, esse hamster não passa dos 10 cm;
  • pesa no máximo 50 g;
  • tem hábitos noturnos e é hiperativo;
  • sua expectativa de vida é de dois anos.

Semelhanças entre as raças de hamster

Como você deve ter notado, tanto o hamster sírio quanto o chinês e o russo têm hábitos e temperamentos bem semelhantes. Já as diferenças ficam por conta principalmente da aparência e do tamanho do hamster de estimação, o que não necessariamente implica em diferentes medidas de gaiola. 

Isso porque, segundo a Dra. Mariana, o ideal é que a gaiola seja do maior tamanho possível. Isso independentemente da espécie do seu dentuço ou, como dizem, das raças de hamster. Afinal, é nela que o peludinho passa a maior parte do tempo.

raças de hamster

Quer ver de perto as diferenças entre um roedor de cada espécie que apresentamos e tem mais dúvidas sobre as espécies ou raças de hamster? Procure a unidade Petz mais próxima a você! Quem sabe você não sai de lá com um novo companheiro?!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog