Cachorros

Entenda sobre enriquecimento ambiental para cães

Publicado em 22 de fevereiro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Queremos garantir sempre o melhor para os amigos de quatro patas. Pensando nisso, o enriquecimento ambiental para cães é uma das maneiras de manter os pets felizes e saudáveis, já que os cachorros ficam eufóricos e nervosos quando estão entediados.

cachorro filhote correndo atrás de bola

Por isso, selecionamos algumas ideias de enriquecimento ambiental para cães que vão ajudar os pets a se sentirem mais confiantes e calmos em casa. Também falaremos da importância de um ambiente rico e específico para eles. 

O que é enriquecimento ambiental?

A principal ideia do enriquecimento ambiental para cachorros é fornecer um espaço com atividades próximas da natureza deles. São técnicas de desafios mentais e físicos que procuram entreter os peludos e oferecer diversos benefícios a eles. 

Com o ambiente mais atrativo, o cachorro tende a querer interagir mais, praticando as atividades propostas. Os resultados são comportamentais e físicos, notados rapidamente. 

Por que o enriquecimento ambiental é importante?

Cães são animais sociais, então precisam estar constantemente em contato com outros bichos e pessoas. No entanto, não podemos sair com os amigos peludos o tempo todo, nem dar a atenção que eles merecem a todo instante. 

Nesse caso, o enriquecimento ambiental para cães é imprescindível. Isso porque fazer a adaptação do espaço não melhora só o físico do pet, mas também o emocional, o que aumenta muito a qualidade de vida do amigo peludo. 

Apesar de alguns cães precisarem de vários níveis de exercício no enriquecimento ambiental para cachorro, todos os pets exigem um certo grau de estimulação física e mental. Aliás, é muito provável que um cão entediado ou frustrado sofra de comportamentos problemáticos.

Pensando nisso, se não forem fornecidos os estímulos adequados aos cãezinhos, eles podem procurar por isso no ambiente humano. Nesse caso, rasgam sofás,  chinelos ou qualquer objeto que encontrarem pela casa.

Forneça interação humana ao pet 

Antes mesmo de pensar em enriquecimento ambiental para o pet, é imprescindível levá-lo para passear todos os dias e mantê-lo sempre em contato social. Só ficar brincando em casa não é suficiente para deixar o animal feliz. 

Além disso, se não houver como o cão entrar na casa, é muito importante ir para o lado de fora e brincar com ele. Assim, o pet não se sente excluído ou angustiado e solitário.

cachorro brincando com bola.

Dependendo de como o pet gosta de brincar, existem muitas opções de enriquecimento ambiental para cães caseiros, que garantem diversão aos amigos de quatro patas. Entre elas, jogar bolinha, frisbee ou cabo de guerra. Esse tipo de estímulo deve ser feito, no mínimo, uma vez ao dia. 

Como fazer enriquecimento ambiental para cachorro

Caso esteja muito ocupado e precise de atividades para cachorros justamente pela falta de tempo, disponibilize brinquedos de enriquecimento ambiental para cães, principalmente aqueles que exijam esforço para solucionar problemas, ou seja, itens interativos, que liberem estímulos. 

É importante considerar o tamanho do pet ao decidir fazer enriquecimento ambiental para cães. Isso porque alguns itens podem ser muito grandes ou muito pequenos para os amigos.

Como dito, brinquedos interativos são as melhores opções aos cães que passam algum tempo sozinhos, pois estimulam o mental e o físico dos pets. Nesse caso, é importante mostrar como esses brinquedos funcionam e usá-los algumas vezes com os cachorros até que eles se adaptem.

Aliás, se o brinquedo não for interativo, a probabilidade do cão não dar atenção e preferir morder ou rasgar utensílios domésticos é muito grande. Então, garanta ao amigo opções como bolinhas com petiscos ou esconda alimentos para o peludo encontrar pela casa enquanto estiver sozinho.

Os ossos de roer também são ótimos para entreter os cachorros, especialmente porque esses objetos demoram para se desgastarem. Se o seu pet fica muito tempo sem a sua presença em casa, dê um desses para ele!

Atenção: no momento de adquirir o osso artificial para cães, observe se o produto não solta fragmentos. Esses pedaços podem causar acidentes, como engasgo ou lesões, e até provocar o óbito do animal.

Outra opção necessária é deixar a casinha do pet mais confortável possível, com alguns brinquedos dentro. Quanto mais atrativo estiver o local, maiores serão as chances de o animal se adaptar e se divertir. 

Enriquecimento ambiental pode evitar mau comportamento

A existência dos brinquedos vai muito além do entretenimento, principalmente para os animais que passam muito tempo sozinhos em casa. Eles podem aliviar a tensão e evitar ansiedade, fobias e agressividade nos pets.

Controlar esses maus comportamentos e doenças pode ser o principal objetivo de oferecer uma rotina mais dinâmica ao animal. Então, não custa nada fazer isso pelo seu amigo de quatro patas.

cachorro correndo em obstáculos de agility.

Agora que você sabe como fazer enriquecimento ambiental para cães, confira o blog da Petz. Temos vários conteúdos sobre saúde e cuidados dos bichinhos de estimação, além de outras dicas que vão deixar o amigo de quatro patas ainda mais feliz no dia a dia. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog