Dicas

Instrumentos de jardinagem: 6 itens que não podem faltar em sua casa!

Publicado em 12 de junho de 2019

Tempo de leitura: 5min

Um jardim bonito e saudável é sempre um cenário de encher os olhos, e não é de se estranhar que tantas pessoas queiram ter flores em sua casa. Se você está buscando cuidar bem de suas plantas, saiba que para ter sucesso nessa empreitada é preciso dedicação e bons instrumentos de jardinagem.

Seja um pequeno vaso ou um grande quintal, flores precisam de cuidados. E para ajudar nesta função, um boa caixa de ferramentas para jardinagem é essencial.

instrumentos de jardim

A seguir, veja as recomendações do Dr. Planta da Petz Márcio Alexandre, sobre quais são os principais itens para fazer a manutenção correta do seu jardim.

1. Escardilho ou ancinho

Este é um dos instrumentos mais clássicos da jardinagem. Se você é um apaixonado pelas plantas, ter um escardilho é essencial! Quando compramos um vaso ou vamos cuidar do jardim, muitas vezes a terra está compacta e um tanto dura. É quando o ancinho entra em ação!

Ele serve para afofar a terra, tornando o solo mais aerado e fofinho. Esse é o primeiro passo para a planta crescer saudável e bonita! O escardilho também é utilizado para misturar ou adicionar adubos, substratos e fertilizantes à terra.

Ele mexe no solo de maneira equilibrada, distribuindo os nutrientes por igual e tornando o solo perfeito para qualquer vegetal.

2. Luvas de jardinagem

As luvas são necessárias para qualquer jardineiro. Mexer com a terra pode fazer uma grande bagunça, e as luvas de jardinagem permitem que você “meta a mão na massa” sem se sujar. Mas não só isso: elas não só previnem a sujeira como protegem suas mãos.

Plantas como amoreiras, cactos e roseiras possuem espinhos que devem ser evitados. Outras espécies podem causar reações alérgicas. Por isso, se for mexer na terra, já sabe: coloque suas luvas de jardinagem!

3. Pá

A pá é um das ferramentas de jardinagem essenciais para se cuidar da terra! Ela é tão importante que, provavelmente, é o primeiro que vem à sua mente quando você pensa em instrumentos de jardinagem, não é mesmo?

instrumentos de jardins

A pá possui uma série de funções. A primeira delas, é claro, é mover a terra ao transportar uma planta ou começar um vaso novo. A pá também auxilia a soltar a muda dos vasos para, na hora do transporte, não afetar as raízes. Há dois tipos principais de pás:

  • Pá larga: uma pá mais ampla e grossa. Ela é ideal para vasos grandes e para transportar grandes quantidades de terra,
  • Pá estreita: menor e mais delicada, a pá estreita é utilizada para vasos menores. Com ela, é possível soltar a planta do vaso sem problemas.

4. Arrancador de inço

Este instrumento curioso é outro ótimo item para quem busca boas ferramentas para jardinagem e paisagismo. Sua forma, à primeira vista, parece uma chave de fenda. Porém, seu desenho particular possui um desenho em “V” na ponta.

Este é o segredo: o arrancador de inço é utilizado para tirar ervas daninhas e outros vegetais que não são bem-vindos.

Com seu formato único, o arrancador de inço retira somente o indesejado, e não interfere na raiz de sua planta! Portanto, saiba como cuidar de plantas para que a sua amiguinha cresça forte e saudável.

5. Tesoura de poda

Que a poda é essencial para a jardinagem, todo mundo sabe. Ela retira os galhos velhos e dá força para a planta. Mas você sabia que há uma tesoura especial para realizar a poda? Isso mesmo! Essa tesoura foi pensada especialmente para a jardinagem.

Seu desenho parece um pouco com um alicate. Isso permite que você corte o que for necessário de maneira fácil e prática: desde pequenos ramos até galhos mais grossos.

Além disso, a lâmina encurvada da tesoura de poda faz um corte especial. Com ele, os galhos não se tornam uma porta de entrada para fungos e bactérias!

6. Borrifador ou pulverizador

Para se ter uma planta saudável, regar é muito importante. Mas, você sabia que a água deve cair de forma específica na planta? Para isso existem os borrifadores e pulverizadores!

Portanto, se espalham a água de forma similar à chuva, distribuindo-a igualmente por todo o solo. Essa é a melhor maneira de regar sua planta!

O borrifador é mais simples. Com ele, é necessário apertar a alavanca toda vez que desejar um jato de água. O pulverizador é um item mais completo. Ele trabalha com pressão prévia.

Você dá alguns empurrões na alavanca de cima e basta apertar por quanto tempo quiser.

Além disso, os pulverizadores permitem maior controle na intensidade do jato d’água. Especialistas recomendam que os jardineiros tenham dois pulverizadores em casa: um para água e fertilizantes e outro para pesticidas e inseticidas.

instrumentos de jardinagem

Bom, agora que você já sabe quais os principais instrumentos de jardinagem, é hora de botar a mão na massa, ou melhor, na terra!

Está buscando alguns itens para seu jardim? Na Petz, você encontra tudo para plantas, desde mudas e sementes até instrumentos especiais! Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog