Quantos filhotes um gato pode ter? Aprenda sobre a gestação dos bichanos!

Postado por PETZ, em 03/04/2021

Curiosidades
Quantos filhotes um gato pode ter? Aprenda sobre a gestação dos bichanos!

Se você tem uma pet grávida e está se sentindo ansioso com a chegada dos bebezinhos, saiba que esse é um sentimento perfeitamente normal! Entre os cuidados com a futura mamãe e os preparativos para receber os novos amigos há muito o que fazer! Mas quantos filhotes um gato pode ter

gato filhote de boca aberta

Saber quantos filhotes uma gata pode ter é importante para poder se planejar. Pensando nisso, elaboramos um guia com tudo sobre o assunto. Se você tem uma bichana grávida em casa, continue lendo! Aprenda aqui quantos gatinhos ela pode ter e outras informações sobre a gestação dos felinos! 

Cuidados na gravidez

Para cuidar de um pet que está esperando bebezinhos é necessário cuidado. Além de prever quantos filhotes um gato pode ter na primeira cria, é importante saber como ajudar a bichana nesse momento tão delicado. 

Para tirar todas as dúvidas, consultamos a Dra. Luiza da Silva, médica-veterinária da Petz. A especialista trouxe algumas recomendações importantes para quem está com uma pet grávida. 

  1. Reforce a alimentação: um cuidado muito importante é reforçar a alimentação da bichana. “Nesse estágio, a gatinha precisa de muita energia e nutrientes de qualidade para gerar os filhotes”, comenta a Dra. Luiza. Por isso, é recomendado oferecer uma ração super premium, que possui maior valor nutricional;
  2. Proíba o acesso à rua: o acesso à rua é a principal causa de acidentes e contaminações entre os pets. No geral, é recomendado que os bichanos não tenham acesso à rua, para preservar sua saúde. Mas se sua bichana costuma dar alguns passeios, é indicado limitá-los durante a gravidez; 
  3. Realize o planejamento gestacional: realizar um acompanhamento com um veterinário é essencial neste período. O médico irá monitorar a saúde da bichana, além de acompanhar o desenvolvimento dos fetos. Essa também é a única maneira de prever quantos bebês a gatinha está esperando. 

Por isso, se você quiser saber quantos filhotes um gato pode ter, procure um veterinário! 

Quantos filhotes um gato pode ter? 

É muito comum que os tutores se perguntem quantos filhotes um gato pode ter por ano ou ninhada. Afinal, saber quantos bebezinhos vêm por aí é de grande ajuda no planejamento! A Dra. Luiza explica que nessa previsão não há um número exato. “Em uma média, o número de gatinhos varia entre quatro e seis”, comenta. 

Porém, sempre há exceções. De acordo com a veterinária, em alguns casos, podem ser até dez bebezinhos de uma vez! Em outros, o gato pode ter só um filhote. Tudo vai depender da gestação da bichana e com quantos anos o gato pode ter filhotes

vários gatos filhotes na grama

A única forma de prever com segurança o número de filhotes é através de exames com um veterinário. E conforme lembra a Dra. Luiza, esse é um passo muito importante. Sabendo quantos bebês a gatinha está esperando, será mais fácil notar se a bichana está com dificuldades durante o parto. 

Cuidados durante o parto 

De maneira geral, as gatas costumam ser bem autossuficientes durante sua gravidez. Espertas e muito cuidadosas, se aprontam para esse momento e, geralmente, fazem quase tudo sozinhas. Entretanto, sempre há formas de ajudá-las. A Dra. Luiza explicou alguns cuidados que devemos ter com as gatas no parto:

  • Deixe a bichana em um local tranquilo: para que a pet possa realizar o parto de forma tranquila, é importante que ela tenha acesso a um local seguro, calmo, sem movimentação ou muito ruídos;
    De acordo com a veterinária, a própria gata irá buscar um espaço assim em sua casa quando estiver próxima de dar à luz. Se você percebeu que sua peluda já escolheu onde ocorrerá o parto, reserve aquele espaço só para ela.
  • Forneça toalhas e panos limpos: este é um passo importante, pois ajudará a gatinha a montar seu “ninho”, onde seus filhotinhos ficarão nos primeiros momentos. É importante que a toalha ou pano escolhido esteja limpo e que seja elaborado com um material não tóxico para gatos; 
  • Acompanhe o parto de longe: a presença de muitas pessoas pode incomodar a gata durante esse momento tão delicado. Por isso, o ideal é acompanhar tudo de longe, sem tocar ou incomodar a bichana. A Dra. Luiza explica que o parto costuma durar de 6 a 12 horas. Fique para poder perceber se ela precisa de ajuda. 

Quando pedir ajuda

Como a Dra. Luiza explica, o tutor deve acompanhar de longe o parto da sua amiga. Ao perceber que a pet está precisando de ajuda, é preciso contatar o veterinário responsável o mais rápido o possível. Abaixo, separamos os sinais de perigo:

  • Tremores, convulsões ou sangramentos: o parto não é uma tarefa fácil. Entretanto, convulsões e sangramentos intensos não são comuns durante o nascimento dos filhotes. Assim, se notar esses sintomas, busque um veterinário; 
  • O gatinho fica “preso”: se você perceber que um dos filhotes ficou preso durante o parto e não consegue sair, busque ajuda de um veterinário imediatamente; 
  • A gata faz esforço, mas não nasce nenhum gatinho: o esforço é natural durante o parto. Porém, quando a bichana está se esforçando há muito tempo e, mesmo assim, não há nenhum gatinho à vista, temos um sinal de perigo. Se a gata está ofegante há mais de uma hora sem nascer nenhum filhote, busque um veterinário; 
  • Não nascem todos os gatinhos: acompanhando o parto de sua bichana, você poderá ir contando os gatinhos à medida em que forem nascendo. Assim, é possível saber quando o parto está próximo de acabar. A melhor forma de saber quantos gatos nascem na primeira ninhada é realizando o pré-natal.

Por meio de exames, é possível verificar o número exato de gatinhos. Aí, é só fazer a conta. Mas se você não fez o pré-natal, é importante ficar de olho no relógio. Se a gata demorar mais de uma hora entre os gatinhos ou se o parto no total demorar mais de doze horas, um veterinário deve ser consultado. 

gato recém nascido

Se você perceber qualquer um dos sinais acima, busque ajuda de um profissional o mais rápido o possível. Lembre-se que, nesse momento, as bichanas ficam extremamente vulneráveis. Por isso, é muito importante saber quantos filhotes um gato pode ter e que a ajuda chegue rapidamente. 

Os centros veterinários Seres são um projeto da Petz que busca trazer o melhor para a saúde de seu pet. Em nossas clínicas, você encontra uma equipe especializada que fará de tudo para ajudar seu melhor amigo. Procure a unidade mais próxima e venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *