Aves

Afinal, canário pode comer alface ou não?

Publicado em 30 de março de 2024

Tempo de leitura: 5min

O ponto-chave para a boa saúde de animais silvestres é a dieta correta. Para cuidar do pet da forma certa, é importante o tutor saber se o canário pode comer alface ou não.

canario pode comer alface

Quem cria essa ave em casa sabe o quanto a alimentação influencia na saúde do pet. Muitos alimentos naturais estão liberados, porém, alguns são perigosos para o penudo. Será que a alface é um deles? Venha aprender como alimentar canários corretamente!

Afinal, canário pode comer alface?

Essa hortense é refrescante, nutritiva e tem baixa caloria. Se você é fã de salada, sabe muito bem que essa folha de variadas cores e tamanhos não pode faltar em casa. Ela faz bem para nós, humanos, mas será que o canário pode comer alface?

As frutas, as verduras e os legumes, de maneira geral, são muito bem aceitos pelas aves. Esses alimentos geralmente têm nutrientes importantes para o bom desenvolvimento do seu pequeno amigo de penas!

No entanto, mesmo sendo naturais, alguns alimentos devem ser evitados. É o caso da alface. Por mais que ela pareça inofensiva, a hortaliça não faz muito bem para a saúde do canário. A alta concentração de água e fibras atua como um potente diurético no organismo da ave, o que pode gerar desconforto e diarreia.

Além disso, aquela substância leitosa que sai do talo quando o quebramos tem ação tranquilizante na ave, deixando-a mais parada e quieta. Algumas pessoas dizem que já deram alface para seus pássaros e nada aconteceu, mas, sabendo que canário pode comer alface e ter essas reações, é melhor evitar!

Dieta do canário

Já que o canário pode comer alface e passar mal, quais seriam os alimentos ideais para a manutenção da boa saúde dele? Qual é a base da dieta? E petiscos, são permitidos? Continue nos acompanhando e descubra as respostas!

Os alimentos para canário-belga ou de qualquer outra raça devem obedecer às necessidades nutricionais dessas aves para proporcionar o equilíbrio ideal de nutrientes. A base da alimentação deve ser a ração extrusada.

Ração para canários

A ração extrusada recebe esse nome porque passa por um processo chamado “extrusão”, que consiste em passar o alimento por uma máquina que produz grãos de tamanho uniforme.

Dessa forma, o animal não consegue selecionar o que vai comer e ingere tudo que precisa de forma homogênea — o que não acontece, por exemplo, com o mix de sementes e grãos.

Não quer dizer que esse mix é proibido para a ave. Na verdade, ele deve ser oferecido concomitantemente à ração, em comedouros separados, em momentos diferentes, para que o pássaro não rejeite a ração, que é completa e balanceada.

Os canários são aves granívoras, ou seja, que se alimentam de grãos e sementes. Então, dar o mix para eles é também uma forma de enriquecimento ambiental. Ele é composto por:

  • alpiste;
  • painço amarelo, verde, vermelho e preto;
  • aveia descascada;
  • linhaça;
  • arroz integral quebrado;
  • trigo integral;
  • quirela;
  • níger.

canario pode comer alface

Verduras, legumes e frutas permitidas para os canários

Além da ração e do mix de sementes, outras comidinhas podem compor a dieta para canários. Elas são imprescindíveis para as aves, pois fornecem vitaminas e minerais necessários para as aves, além de serem muito divertidas para os pets.

Em geral, as folhas verde-escuras são as mais ricas em vitamina A, que protege o sistema respiratório das aves. As verduras para canário-belga e outros pássaros podem ser oferecidas diariamente, sem restrição, com exceção da alface!

As frutas também são excelentes petiscos para os canários. Eles adoram a maçã, banana e goiaba. Como esses alimentos são mais calóricos que as verduras, só ofereça de duas a três vezes na semana.

Em geral, os legumes também são permitidos, como o jiló, o pepino e a cenoura. Evite outras raízes, como batata-inglesa, batata-doce, mandioca e mandioquinha por serem bastante calóricas e pouco práticas, além de precisarem de cozimento para serem oferecidas à ave.

Ramos e espigas de ervas

Quer divertir seu canário para valer? Ofereça os ramos e as espigas das ervas. Eles são petiscos perfeitos, pois proporcionam à ave a experiência de ela se alimentar da mesma forma que faria se estivesse em seu hábitat natural.

Esses ramos ou espigas são repletos de sementes e flores, que se aproximam muito da alimentação ideal das aves. Só existe um senão: eles são mais difíceis de encontrar à venda.

Ovo cozido e pequenos insetos

O ovo cozido pode ser dado para a ave duas vezes na semana, com a clara e a gema. Ele é uma comida para canário-belga com ingredientes importantes para o organismo. Muitos criadores, inclusive, oferecem uma porção a mais na época de reprodução.

Os insetos também são importantes fontes de alimento e enriquecimento ambiental. Nas lojas especializadas, como a Petz, você encontra uma variedade de “petiscos” liberados para o seu pequeno amigo de penas, venha conferir!

Na dúvida sobre outros alimentos permitidos ou proibidos para o seu penudo, consulte um médico-veterinário especialista em animais silvestres. Ele orienta você a montar uma dieta de acordo com as necessidades da ave e repleta de comidinhas que o pet adora e que fazem bem para a saúde dele.

canario pode comer alface

Então, se alguém perguntar se canário pode comer alface, você sabe responder: não. E que tal aprender ainda mais sobre a alimentação do seu pequeno amigo de penas? Aqui no blog da Petz, temos diversos conteúdos interessantes e repletos de dicas. Fique atento!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog