Descubra o que é ração extrusada e quais os benefícios para o seu bichinho

Postado por PETZ, em Atualizado em Dec 4, 2020

Aves
Descubra o que é ração extrusada e quais os benefícios para o seu bichinho
Tempo de leitura: 3 minutos

Ter um pet em casa significa, entre outras coisas, incorporar uma série de termos no dia a dia. Carinho e companheirismo, claro, são alguns deles. Mas também existem outros menos convencionais e que, muitas vezes, escapam da nossa compreensão. Por exemplo: você sabe direitinho o que é ração extrusada?

Mais usada para falar de alimentos prontos para pássaros e roedores, a palavra extrusada está presente em diversas embalagens. No entanto, nem todos sabem como esse tipo de ração é feita ou por que ela é a melhor opção para garantir uma alimentação balanceada. Faz parte desse time? É hora de mudar isso!

Entenda o que é o alimento extrusado

Apesar do nome relativamente complicado, alimentos extrusados nada mais são que o tipo de comida popularmente conhecido como ração comercial. Até aí quase todos os tutores já se deram conta. O que muitos não sabem – ou nunca se questionaram – é do que são feitos esses alimentos, como eles adquirem seu formato e por que podem durar tanto.

Quanto aos ingredientes, eles mudam de acordo com a espécie. Existe ração extrusada para roedores, aves e etc. Seja como for, a resposta para o formato e para a praticidade desse tipo de ração está na extrusão, que utiliza processos físicos e químicos para misturar, esterilizar e conservar as propriedades de cada nutriente. Tudo isso em grãos de tamanho e formato adequados à anatomia de cada espécie.

Como a ração extrusada é feita?

Na linguagem industrial, o termo extrusão significa dar uma forma pré-determinada para um material. No caso das rações, essa explicação também é válida. Afinal, uma das principais características desses alimentos é que eles possuem grãos sempre do mesmo tamanho. Além disso, esses alimentos classificam-se também como um tipo de ração seca para pets.

Nesse sentido, se você já leu a lista de ingredientes de uma ração, deve ter visto que ela é composta de alimentos conhecidos, como aveia, ovos, frutas, carnes – depende da espécie que você tem em casa. Mas como tudo isso se transforma em grãozinhos secos e duráveis?

Isso acontece porque, no processo de extrusão, esses alimentos passam por um cozimento industrial, são moídos e misturados de forma 100% homogênea. Além disso, passam por altas temperaturas e pressão que os deixam no formato mais adequado, ao mesmo tempo em que os esterilizam e mantêm seu valor nutritivo.

Assim, com a umidade retirada, torna-se possível guardar esses alimentos fora da geladeira e por muito mais tempo. Mas, claro, desde que em local seco, fresco, ao abrigo do sol e longe de materiais químicos, como produtos de limpeza.

Ração extrusada é boa?

Não é apenas pela praticidade que a ração extrusada é recomendada. Por ser desenvolvida de acordo com as necessidades de cada espécie, ela também é um alimento completo e nutritivo. Muito mais que o famoso mix de sementes para pássaros ou que o uso exclusivo de alimentos naturais.

Isso, porque outro diferencial dos alimentos extrusados, é que possuem a mesma quantidade de ingredientes e nutrientes em cada grão. Ou seja, com eles, o pet não consegue fazer a seleção e comer somente os alimentos de que mais gosta, deixando outros essenciais para trás.

Agora que você já sabe o que é ração extrusada e por que ela é uma boa opção, confira as disponíveis para a espécie do seu amigo na loja on-line ou nas unidades da Petz. Lembrando que, antes de qualquer mudança na alimentação, é sempre bom consultar um veterinário. Agende um horário na clínica Petz mais próxima a você!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *