Aves

Petiscos para aves: papagaio pode comer pipoca?

Publicado em 08 de janeiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ela é a grande companheira dos filmes no cinema, das tardes chuvosas ou das brincadeiras das crianças: a pipoca! E claro que vamos querer dividi-la com nossos pets, mas será que papagaio pode comer pipoca?

papagaio pode comer pipoca

É comum ficar com vontade de proporcionar aos animais de estimação os mesmos prazeres que nós temos, principalmente com alimentos saborosos como esse. Vem descobrir se papagaio pode comer pipoca!

Pipoca e papagaios

O papagaio pode comer pipoca, sim! No entanto, não podemos dar para eles a pipoca que é feita para nós, com sal e óleo, e muito menos aquela pronta de micro-ondas, que é cheia de gordura e aditivos que não fazem bem para a ave.

Por isso, quando o tutor for fazer pipoca para a família e quiser oferecer também para seus animais de estimação, deve prepará-la separado, para não fazer mal para eles. Veja abaixo como estourar a pipoca sem óleo.

Pipoca sem óleo fica boa?

Ela fica boa e muito mais saudável, e você também pode aproveitar esse benefício. A forma de preparo serve tanto para os papagaios quanto para outros animais e o humano. Você vai precisar somente do milho de pipoca e uma panela grossa, que pode ser a panela de pressão.

Aqueça bem a panela em fogo alto. Agora, coloque em fogo médio e adicione a quantidade de pipoca que deseja estourar. Mexa sem parar com uma colher de pau, até que a primeira estoure. Tampe a panela e chacoalhe de vez em quando.

Assim que você ouvir os estouros espaçarem, desligue o fogo. Prontinho! Agora, é só esperar esfriar um pouco e oferecer para o pet. Você pode colocar temperinhos naturais, como a cúrcuma, que além de saborosa é um potente anti-inflamatório natural e dá um colorido especial à pipoca!

Quanto pode dar de pipoca para o papagaio

Como dissemos, o papagaio pode comer pipoca, mas qual a quantidade a ser dada para ele? A pipoca é pouco calórica, no entanto, dá bastante saciedade devido ao alto teor de fibras.

Assim, o próprio animal não vai conseguir ingerir uma quantidade muito grande, a não ser que seja glutão ou apaixonado pela pipoca. Nesse caso, ofereça um pouco menos da metade de uma xícara de chá.

papagaio pode comer pipoca

A alimentação do papagaio

A pipoca é somente um mimo a ser dado para a ave. A alimentação do papagaio é muito mais complexa e deve ser baseada na ração extrusada, que possui tudo que ele precisa com a vantagem de ser bem prática e um alimento que pode ficar à disposição dele sem fermentar ou atrair moscas.

Além da ração, podemos dar alimentos para papagaio adicionais, como as frutas, legumes e verduras. A forma ideal é fazer uma salada de frutas ou de legumes, temperados com verduras e condimentos naturais como capim limão, hortelã, alecrim e manjericão.

E o que dar para papagaio comer, além disso? Algumas sementes podem ser dadas para a ave como petisco: semente de abóbora, castanha do Pará, castanha de caju, pistache, avelã, pinhão cozido, macadâmia e nozes. É um excelente tipo de comida para papagaio para estimular a ave a aprender truques.

Alimentos proibidos para papagaios

Ouvir de um tutor que o papagaio come de tudo pode parecer bom no primeiro momento, mas depois, pensando bem, esse “tudo” pode não ser muito bom assim. Existem alimentos que podem fazer mal por intoxicação da ave, mesmo sendo naturais. Sendo assim, o que papagaio não pode comer?

É muito comum os tutores oferecerem arroz cozido para as aves. Além de ser um alimento pobre em nutrientes para o papagaio, ele é preparado para nós humanos. Com bastante tempero, alho e cebola. Esses alimentos podem intoxicar a ave e causar anemia severa.

A solanina, presente nas batatas cruas e na berinjela, pode causar distúrbios gastrointestinais graves nos animais em geral, inclusive no ser humano. Por isso, não dê esses legumes para o papagaio.

O abacate, muito apreciado pelos brasileiros, possui uma toxina chamada persina, que provoca problemas respiratórios graves. Quer saber se pode dar manga para a ave? Clique aqui! E além dos alimentos naturais, os mais comuns e proibidos são:

  • Chocolate, refrigerante, café, chá verde, chá mate e demais chás com cafeína: provocam taquicardia, são viciantes e afetam o sistema nervoso da ave;
  • Leite e derivados: comum aos mamíferos, não devem ser oferecidos para as aves, que não mamam nas mães e por isso não digerem seus nutrientes, podendo ter diarréia e flatulência;
  • Bebidas alcoólicas, por óbvio;
  • Doces, bolos, biscoitos, bolachas, tortas e afins: carregados de açúcar, provocam ansiedade na ave e, claro, obesidade.

Sementes e caroços de frutas

Mesmo as frutas que podem ser oferecidas para o papagaio devem ter suas sementes e caroços antes de serem dadas para ele. Sabe por quê? Elas possuem uma substância chamada amigdalina.

Presente nas sementes e caroços da maçã, pêra, pêssego, cereja e damasco, a amigdalina, ao entrar em contato com as enzimas digestivas do corpo humano e dos animais, libera o cianeto, que é extremamente tóxico e produz vômitos, tremores, confusão mental, dor de cabeça e pode até mesmo matar.

papagaio pode comer pipoca

Entendeu que o papagaio pode comer pipoca se for preparada sem óleo e sem sal? E se tiver dúvidas sobre como fazer a mudança da dieta para a ração extrusada, procure os profissionais das lojas da Petz, aqui você encontra tudo que sua ave precisa!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog