6 dicas de como criar um furão de estimação

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 27, 2020

Animais Silvestres
6 dicas de como criar um furão de estimação
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você é fã de pets diferentes, o ferret pode ser o amigo ideal. Apesar de ainda ser incomum encontrarmos esse fofo mamífero no Brasil, ele é muito comum nos Estados Unidos. Por não ser tão popular por aqui, porém, muita gente se pergunta como criar um furão.

furão deitado na grama

Assim como outros pets, o furão traz algumas responsabilidades, e para cuidar de seu amigo de forma consciente é importante conhecer suas características. 

Se você pensa em ter um peludinho, confira o guia que preparamos com seis dicas de como cuidar de um furão!

1. Como adotar um furão

O primeiro passo para saber como criar um furão é conhecer o procedimento para ter um em casa. No mundo pet, os animais se dividem em três categorias: domésticos, silvestres e exóticos. Cada um tem origens diferentes, e alguns podem precisar de um processo de adoção mais complexo.

Os animais exóticos são aqueles que não nasceram em nosso país, como o furão. O IBAMA permite a adoção do pet, mas apenas com documentação especial.

Isso significa que todo ferret no Brasil é importado. Portanto, o furão tem preço um pouco mais caro que os outros animais de estimação. 

Quando ele chega dos Estados Unidos – país em que é muito comum – já vem castrado e com microchip de identificação. Assim, a recomendação é procurar lojas confiáveis na hora de escolher o pet e solicitar toda a documentação necessária!

2. Como criar um furão com a alimentação certa

Como todo pet, o furão tem alimentação especial. Assim, ele obtém os nutrientes necessários para seu desenvolvimento. Portanto, busque rações desenvolvidas especialmente para a espécie. 

A ração para furão tem um valor mais elevado quando comparamos com outros mascotes. Porém, é a única opção que atende às necessidades do animal.

Além disso, especialistas recomendam que o tutor visite um veterinário para buscar uma alimentação mais balanceada. Ferrets são animais delicados e precisam de um acompanhamento médico próximo e regular.

3. Os furões adoram brincar

Além de fofos e encantadores, os furões são muito brincalhões!

A espécie adora interagir com seus tutores e passar longos minutos com seus brinquedos. Por isso, uma parte importante de como criar um furão é oferecer diversas atividades para seu pet.

Entre os produtos mais indicados estão tubos e bolas, que fazem muito sucesso entre os furões de todas as idades. Lembre-se que brincar é uma questão de saúde. Os jogos diminuem o estresse e as chances de doenças de nossos amigos peludos.

4. O animal precisa de uma gaiola divertida

Aqui vai uma dica: esses pets podem aprontar quando estão sozinhos.

Como são curiosos e ativos, muitas vezes os furões podem morder elementos proibidos e perigosos, como tomadas e fios. Por isso, é essencial ter uma gaiola para deixar o pet nos momentos em que ele ficará sozinho.

furão dentro de gaiola  

De todo modo, o lar do seu furão de estimação deve ser especialmente desenvolvido para a espécie. A gaiola do ferret é equipada com tubos, cama e objetos divertidos para deixá-lo muito mais feliz e entretido.

5. Cuide da saúde de seu furão de estimação

Conforme explica a médica-veterinária da Petz, Dra. Mariana Pestelli, os furões são pets com uma saúde delicada

Para se tornarem animais tranquilos e domésticos, foi feito um processo chamado seleção artificial. No cruzamento de indivíduos semelhantes, os furões ficaram suscetíveis a doenças genéticas e problemas de saúde, como a neoplasia. 

Por isso, é necessário um cuidado redobrado com seu ferret. A especialista recomenda que o pet faça visitas regulares ao veterinário pelo menos a cada seis meses. Com um acompanhamento próximo, será mais fácil identificar e tratar um problema logo no início.

6. Saiba como cuidar da higiene do furão

Ninguém gosta de um ambiente sujo, não é mesmo? Os furões têm características parecidas. Por isso, lembre-se de higienizar bem a gaiola, limpando as necessidades de seu amigo e trocando o substrato higiênico.

Como a saúde do ferret é mais sensível, o ideal é fazer uma faxina de forma regular. A falta de higiene pode facilitar o contágio de doenças e parasitas.

Além de limpar a gaiola, os banhos são bem-vindos! Os furões são animais que amam água. Portanto, não será difícil convencer seu amigo a entrar em uma bacia para um banhinho. Após o peludo se divertir, não se esqueça de secá-lo muito bem!

furão na grama

Agora que você já sabe como criar furão, é hora de buscar o seu. Nas lojas da Petz você encontra furões fofos e divertidos, importados com toda a documentação necessária. Além disso, temos gaiolas, brinquedos e comidinhas para o animal.

Gostou de saber tudo sobre como criar um furão? Aqui, em nosso blog, você pode ficar por dentro do mundo dos ferrets e outros pets. Acompanhe as publicações!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *