Dicas

Descubra o que hamster pode comer (e o que não pode)

Publicado em 31 de março de 2019

Tempo de leitura: 4min

Nem pense em tentar descobrir o que hamster pode comer com base na alimentação de um hamster na natureza! Em geral, originários de lugares desérticos e inóspitos, os hamsters seguem um cardápio bem incerto.

Não à toa, eles são famosos por guardarem a comida nas bochechas. Afinal, quando encontram algo para comer, o melhor é garantir e estocar!

“Em vida livre, eles vivem em locais muito pobres de alimento, então comem o que encontram”, resume a Dra. Mariana Pestelli, médica-veterinária da Petz.

“É bem diferente de um hamster doméstico que tem comida disponível o tempo todo, e não precisa ter que procurar por ela”, diz. Mas quais são os alimentos permitidos para hamster? Descubra!

o que hamster pode comer

A ração deve ser a base da alimentação

Felizmente, não é difícil garantir uma alimentação balanceada para um hamster doméstico. Isso porque, hoje em dia, o mercado pet já conta com rações específicas para a espécie.

Feitas com a técnica de extrusão, que garante a mesma quantidade de nutrientes em cada pedacinho, essas rações levam em conta as necessidades específicas dos hamsters que a gente tem em casa, isto é, que levam uma vida mais confortável e pacata.

Ou seja: nada de excesso de gordura ou de carboidratos para que o hamster possa, por exemplo, hibernar. As quantidades de nutrientes são adequadas para as atividades que o hamster tem na gaiola.

o que hamster pode comer alimento

Complementos alimentares: eles são realmente necessários?

De acordo com a Dra. Mariana, se você oferece ao seu hamster alimento extrusado próprio para ele, pode ficar despreocupado! Ele é o suficiente para garantir a nutrição completa e balanceada do seu dentuço.

Mas, a especialista diz que é sim possível oferecer outros alimentos como forma de agradar o pet. Veja a lista com o que hamster come além da ração:

  • Feno de capim: segundo a Dra. Mariana, os hamsters usam principalmente os brinquedos para desgastar os dentes, mas é possível oferecer feno de capim. Já o de alfafa é muito rico em cálcio e deve ser evitado.
  • Frutas: ricas em vitaminas, são uma boa opção para usar como petisco. Entre as frutas recomendadas estão: pera, maçã, banana e morangos. Por outro lado, evite as cítricas ou com muita água, que podem causar, respectivamente, ferimentos na boca e diarreias.
  • Legumes e verduras: por serem ricos em vitaminas e pobres em gordura, são uma boa opção, com destaque para a cenoura, que é muito apreciada por esses pets. Alface não é indicado pelo risco de causar diarreia.
  • Petisco para hamster: sim! Hamsters também têm petiscos prontos próprios para eles e que podem ser usados no adestramento e na interação com eles.

Na hora de oferecer alimentos naturais, lembre-se de lavá-los muito bem e prefira os de origem orgânica. Agrotóxicos também são prejudiciais para a saúde dos hamsters.

Ah! Muito importante: esses alimentos devem ser dados somente em pequenas quantidades. Lembra que os hamsters guardam comida nas bochechas e nas tocas? Por serem frescos, esses alimentos podem acabar sendo ingeridos estragados.

O que nunca oferecer ao hamster

Agora que você já sabe o que deve dar ao hamster para que ele tenha uma alimentação balanceada, e o que é permitido oferecer como petisco, é hora de conhecer os alimentos proibidos para hamster. Conheça os principais:

  • Alimentos industrializados para humanos: o excesso de sódio e de gordura pode causar problemas como obesidade, doenças renais, entre outros.
  • Ração de outras espécies: as rações são feitas para as necessidades específicas de cada pet. Por isso, não é recomendado dar ao hamster ração de gato, cachorro, coelho ou mesmo de outros roedores, como de porquinho da índia.
  • Leite: apesar de hamsters consumirem leite quando filhotes, ele pode causar intolerância ou alergias.
  • Abacate, chocolate, cebola e alho: todos esses alimentos possuem substâncias tóxicas para esses pequenos roedores.

o que hamster pode comer roedores

Além de ração, também deixe água fresca sempre disponível para o seu amigo. Lembrando que você deve retirar restos de alimento e limpar comedouro e bebedouro com frequência para evitar doenças e contaminações.

Se precisar de alguma coisa, já sabe: nas lojas físicas ou no Pet Shop on-line da Petz você encontra tudo o que seu hamster precisa, como brinquedos, rações, gaiolas, etc., assim como profissionais especializados que podem te ajudar com dúvidas. Conte com a gente!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog