Espécies

Como acontece a reprodução dos peixes? Descubra aqui!

Publicado em 16 de outubro de 2022

Tempo de leitura: 4min

Existe uma infinidade de espécies de peixes no mundo aquático. Cada uma delas possui características e peculiaridades próprias. As diferenças vão muito além de cor e tamanho, influenciando na forma como elas se reproduzem. Contudo, você sabe como a reprodução dos peixes acontece?

Conjunto de peixes-palhaços

Acredita-se que a reprodução dos peixes ocorre apenas por meio dos ovos. No entanto, isso não é totalmente certo. Eles podem realizar esse processo por até três formas diferentes, as quais vamos explicar neste artigo! 

Afinal, como acontece a reprodução dos peixes?

A reprodução dos peixes é um tema bem curioso, já que ela não acontece de uma única forma. Esses animais do reino aquático podem ter filhotes de três maneiras distintas, como mencionado.

Para você entender um pouco mais sobre qual é o tipo de reprodução dos peixes e como ela funciona, saiba que esses animais são divididos conforme as características reprodutivas nas seguintes categorias:

  • peixes ovíparos;
  • peixes vivíparos;
  • peixes ovovivíparos.

Cada uma dessas categorias diz respeito à maneira que ocorre a fecundação, o desenvolvimento, o nascimento dos filhotes e o período de reprodução dos peixes. De forma individual, as classificações vão ser explicadas abaixo.

Peixes ovíparos

Assim como o próprio nome sugere, os peixes ovíparos são aqueles que chegam ao mundo por meio de ovos. Por isso, fica mais fácil entender como é a reprodução dos peixes nesse caso.

A reprodução ovípara é bem comum entre as espécies dos peixes, pois mais de 90% deles nascem por meio de ovos. Aliás, esse é também o processo pelo qual passam outros animais do reino animal, como répteis, anfíbios, moluscos, aves e alguns aracnídeos, além de boa parte dos insetos.

Nessa forma de reprodução, a fecundação ocorre em ambiente externo e pode ser realizada de duas formas: a fêmea põe os ovos para serem fertilizados pelo macho ou eles são desovados após a fertilização.

Com o sucesso da fertilização, o embrião inicia o processo de desenvolvimento no interior do ovo. Nessa primeira casa, ele vai ter todos os nutrientes que precisa para se transformar em larva (como é chamado o peixe jovem) e nascer. 

Peixe laranja

Pronto para sair do ovo, o peixe enfrenta o primeiro grande desafio nas águas. O pequeno corpo de larva é alvo fácil de predadores, e ele precisa procurar comida urgente para se fortalecer. Outros obstáculos vão surgir depois, mas o nadador já vai estar mais preparado para enfrentar o mundo. 

Peixes vivíparos

Na reprodução dos peixes vivíparos, a mãe abriga os filhotes no interior (assim como na gestação dos seres humanos), fornecendo todos os nutrientes necessários para eles se desenvolverem saudáveis. 

Nesse caso, a migração dos peixes para a reprodução acontece da seguinte forma: por meio de uma nadadeira anal, o macho deposita o esperma no canal genital da fêmea. 

Esse esperma circula as dobras do oviduto da fêmea, uma espécie de tubo uterino. Ali, ele pode sobreviver por um longo período, aguardando os ovos amadurecerem e passarem pelo canal para serem fecundados. 

A fertilização dos ovos pode demorar até sete meses para acontecer. Tal período é justamente o tempo médio de vida do esperma do peixe macho no interior do corpo da fêmea. 

Peixes ovovivíparos 

Como o próprio nome diz, o ovovivíparo é uma combinação dos dois tipos de reproduções anteriores: a ovípara e a vivípara. Os peixes desse tipo se desenvolvem completamente no interior do ovo e se alimentam das reservas nutritivas contidas nele. Porém, esses ovos ficam retidos no útero da fêmea.

Pelo fato de a reprodução ocorrer dessa maneira, algumas espécies são facilmente confundidas com animais ovíparos. No entanto, durante a gestação, as fêmeas ovovivíparas possuem um gasto energético muito maior do que as espécies que utilizam as outras formas. 

A principal diferença dos ovovivíparos é que, ao estarem prontos para nascer, eles saem dos ovos ainda na barriga da mãe. Quando isso acontece, apesar de serem bebês, eles já têm uma aparência de adultos. 

Entre as espécies que fazem parte desse tipo de procriação, estão os tubarões, as raias, a molinésia, o lebiste, o barrigudinho e o plati (o último também se enquadra na categoria de reprodução dos peixes ósseos).

Dois peixes lado a lado

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a reprodução dos peixes? Esse universo é realmente fascinante, não é mesmo? Existem muitas outras curiosidades a respeito das espécies aquáticas aqui, no blog da Petz, onde você pode conhecer diversos temas que envolvem o mundo animal!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog