Espécies

Conheça as características e as cores do gerbil

Publicado em 25 de maio de 2022

Tempo de leitura: 4min

Para quem está em busca de um companheiro pequenino, o gerbil é uma excelente opção. Isso porque este animal é cheio de carisma e simpatia. Ainda é possível encontrar diversas versões deste roedor. Inclusive, as cores do gerbil são atrações à parte.

Gerbil com pelagem clara.

Também chamado de esquilo-da-mongólia ou gerbo, esse pequeno roedor é muito similar a um ratinho, cheio de energia para brincar com as rodas todos os dias. Interessante, não é mesmo?

O que acha de conhecer mais sobre esse roedor, com destaque as cores do gerbil? Afinal, esse animal chama a atenção pela paleta diversificada de coloração. Para descobrir isso e muito mais, não deixe de ler o conteúdo que preparamos abaixo!

Afinal, o gerbil não é um hamster?

O gerbil não é um hamster, mesmo com a aparência tão similar, já que os costumes são diferentes. Um exemplo claro são os hábitos diurnos e noturnos simultâneos, ou seja, ele alterna os períodos de agitação e descanso entre a noite e o dia, de maneira igual.

Porém, quando falamos de criação, quem já teve um hamster pode estar mais preparado, já que as gaiolas são parecidas, uma vez que os tamanhos dos animais são idênticos.

Agora, nem pense em criar um gerbil e um hamster juntos! Afinal, mesmo que eles sejam roedores calmos, sociáveis e gentis, não se dão bem com animais de outras espécies. Por isso, sempre prefira mantê-los em ambientes separados.

Quais são as cores do gerbil?

Agora que você já conhece mais informações desse roedor, o que acha de descobrir quais são as cores do gerbil? Assim, ao entender melhor as versões, você pode se preparar melhor para receber esse pequenino na sua família.

Na verdade, existem quatro diferentes cores de gerbil. Dizem que esse roedor possui uma pelagem em tons bem distintos devido às diferentes combinações genéticas ao acasalar, mas as colorações-base são:

  • gerbil preto;
  • gerbil caramelo;
  • gerbil dourado;
  • gerbil branco.

Quais são os tipos?

Além dessas cores de gerbil, você ainda consegue encontrar o gerbil agouti: roedor com pelagem cinza e branca, de olhos pretinhos. Essa coloração é bem popular entre esses animaizinhos.

Também existem os nutmegs e os amarelos de olhos vermelhos. Os primeiros são os roedores com barriga, mãos e pés com tons amarelados, mas pelo do corpo com uma mistura de amarelo, cinza e preto, enquanto os segundos se diferenciam pela cor dos olhos.

Gerbil com pelo na cor bege.

Como cuidar de um gerbil?

Agora que já sabe as cores do gerbil, o que acha de descobrir mais informações sobre esse bichinho? Assim, você fica preparado para receber esse novo companheiro. 

Personalidade

O gerbil é um animal superdócil. Porém, isso não quer dizer que ele não tenha personalidade, pelo contrário, já que ele tem hábitos que devem ser respeitados, como evitar pegá-lo de surpresa.

Além disso, ele gosta de se divertir e se exercitar. Assim, quando for preparar o espaço para o roedor, lembre-se de adicionar rodas e pequenos obstáculos na gaiola.

Alimentação

Se quiser, você pode oferecer rações vendidas nas lojas especializadas. Porém, para dar uma atenção extra ao cardápio, inclua frutas, legumes e verduras.

Afinal, uma alimentação natural e equilibrada ajuda a fortalecer o organismo do gerbil. Dessa forma, você pode aproveitar longos anos como tutor desse roedor.

Saúde

Assim como outros animais, o gerbil possui predisposição para algumas doenças, como pneumonia. Por isso, uma indicação é sempre mantê-lo sequinho.

Na verdade, nem precisa se preocupar em dar banho nesse animalzinho. Isso porque ele é bem limpinho e gosta de se limpar sozinho, assim como os gatos. Intrigante, não é mesmo?

Além disso, ele tende a se sentir muito só e até ter o diagnóstico de depressão. Assim, uma dica é ter outro gerbil para fazer companhia para o seu pet.

Gaiola

A escolha da gaiola ideal também é outro cuidado para garantir o bem-estar do seu mais novo companheiro do reino animal. Ela deve ter muito espaço para ele brincar com os amigos da espécie. 

Assim, o mais indicado é que a gaiola esteja cheia de brinquedos, como rodinhas e túneis, opções que permitam interação e diversão com o pequeno amiguinho.

Tenha cuidado porque ele se machuca com facilidade, já que o corpo é bem frágil. Inclusive, uma recomendação é nunca pegá-lo pelo rabo, já que isso pode causar alguma lesão. 

Muita coisa para se atentar, não é mesmo? Por isso, a seguir, fizemos uma pequena lista sobre o que você deve ter para estar preparado para receber o gerbil em casa. Dê uma olhada.

  • Granulado higiênico;
  • Bebedouro;
  • Comedouro;
  • Casinha;
  • Brinquedos;
  • Ração; 
  • Petiscos;
  • Sementes.

Gerbil em pé dentro da gaiola.

Se não sabe onde encontrar tudo, não se preocupe que podemos te ajudar! Acesse o site da Petz e navegue por catálogos completos somente para os roedores do mundo animal. 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog