Tipos de hamster: escolha o ideal para seu lar!

Postado por PETZ, em Atualizado em Nov 25, 2019

Espécies
Tipos de hamster: escolha o ideal para seu lar!
Tempo de leitura: 4 minutos

Cá entre nós, não é de se estranhar que os hamsters ganhem mais fãs a cada dia. Afinal, esses encantadores roedores são fofos, divertidos e ainda se dão bem em diferentes lares. Se você é um dos apaixonados por esses pets, é importante saber que há diferentes tipos de hamster

Cada espécie tem sua personalidade e características e, certamente, uma vai se encaixar perfeitamente à sua família. Pensa em ter um novo amiguinho em sua casa? Continue lendo e aprenda sobre as diferentes espécies de hamster!

Pequenos roedores

Se você é um amante dos pequenos roedores, pode se considerar uma pessoa de sorte, pois há muitas espécies que podem fazer parte de sua família! Antes de falarmos dos hamsters, é interessante explicar os tipos de roedores mais populares no Brasil.

Porquinho-da-índia

Este pet popular é um dos favoritos entre os tutores. Natural na América do Sul, é um pouco maior que o hamster e atinge até 25 centímetros e 1 kg. Vive bem em pares e interage menos do que outras espécies.

Gerbil 

Pequeno e peludo, o gerbil é um encanto! Muitos o confundem com o hamster, já que ambos são pequenos, mas o gerbil costuma atingir até 15 centímetros. A elegante cauda peluda dá um toque especial e diferenciado para este roedor, que é muito interativos. Recomenda criá-los sozinhos.

Twister 

Elegante e divertido, o twister é perfeito para quem busca um pet brincalhão! Como chega a 30 centímetros, é indicado para um lar com mais espaço. Além de dóceis e amigáveis, são muito inteligentes e podem até aprender pequenos truques!

Hamsters

Campeão de popularidade, o hamster é um pet adorável. Fofo, divertido e brincalhão, se dá muito bem em diferentes espaços. No entanto, há diferentes tipos de hamsters com distintas personalidades.  Vamos conhecer cada um deles?

Diferentes tipos de hamster

De acordo com veterinários, há cerca de 24 espécies, normalmente chamadas de hamsters. Entre todos os tipos de hamster, porém, apenas algumas são criadas como pets. 

É importante lembrar que, no Brasil, apenas duas espécies de hamsters são permitidas pelo IBAMA. Pensando nisso, conheça mais sobre os tipos de hamsters abaixo e saiba escolher o amigo perfeito para sua casa.

1. Hamster sírio

Tamanho: 15 centímetros, em média

Expectativa de vida: 2 a 3 anos

Permitido no Brasil: Sim

Talvez o mais popular, o hamster sírio conquista por sua fofura e personalidade cativante. Apesar de ter apenas 15 centímetros, é um dos maiores da espécie. Geralmente possui coloração amarela ou caramelo, sendo conhecido como hamster dourado. Também é possível encontrar hamsters sírios marrons, malhados ou até negros. 

Sua pelagem é de tamanho médio e, eventualmente, pode ser necessário aparar os pelos. É muito ativo e adora exercícios. Assim, uma roda de hamsters e uma bola de acrílico são essenciais! Apesar de muito carinhoso, não se dá bem com companheiros. Se for criar um hamster sírio, escolha apenas um por gaiola.

2. Hamster anão russo

Tamanho: 10 centímetros, em média

Expectativa de vida: 2 anos

Permitido no Brasil: Sim

Como o nome indica, o hamster anão russo é um dos menores entre os hamsters. Com grandes olhos brilhantes e um narizinho curioso, é uma espécie muito fofa e uma das favoritas das crianças! É dócil e amigável, mas se assusta com facilidade, podendo morder um tutor desavisado. A dica é sempre utilizar uma luva para retirá-lo da gaiola. 

Apesar da cor mais popular ser o cinza, é possível encontrar hamster russo de diferentes tons. É muito ativo e gosta de brincar em sua roda de exercícios. Diferentemente de outros hamsters, ele se dá bem em família ou vivendo em conjunto. Se você preferir ter essa fofurinha só para você, também é possível criá-lo sozinho.

3. Hamster chinês

Tamanho: 10 centímetros, em média

Expectativa de vida: 2 anos

Permitido no Brasil: Não

Outra espécie muito popular entre os amantes de roedores é o hamster chinês. Este pequeno pet é uma fofura e, com os cuidados corretos, pode ser muito interativo! Possui cores acastanhadas e uma longa cauda que adiciona mais charme ao bichinho. 

Está entre os menores tipos de hamster, por isso, muitos tutores evitam o contato regular para não machucá-la. No entanto, especialistas indicam que brincar com o pet é essencial para torná-lo dócil. O hamster é territorialista, então o indicado é ter apenas um por gaiola. Também gosta de atividades e brinquedos.

4. Hamster Roborovski

Tamanho: 8 centímetros, em média

Expectativa de vida: 3 anos

Permitido no Brasil: Não

O hamster roborovski pode até ser pequeno, mas é muito fofo! Chegando a no máximo 10 centímetros, é o menor pet da lista. É comum ter cor castanha ou caramelo, além de possuir uma cauda bem curtinha. Apesar de ser dócil, é muito agitado, e ficar com um desses na mão pode ser um desafio! 

São rápidos e costumam correr para longe de qualquer coisa que represente perigo. Especialistas recomendam deixá-los em um ambiente tranquilo. Como são muito pequenos, se assustam muito e podem ficar estressados. Vivem bem em família e pode-se criar mais de um na mesma gaiola.

Agora que você já conhece os principais tipos de hamsters, é hora de escolher um para seu lar! A Petz possui tudo o que você precisa para seu melhor amigo: ração, gaiola, brinquedos e muito mais! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja on-line! 

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *