Gatos Filhotes

Saiba quando o gato filhote pode tomar remédio de verme

Publicado em 01 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

Ter um filhote em casa é tudo de bom. Nos envolvemos com os aprendizados, descobertas e tudo mais sobre o mundo dos pets, mas também é chegada a hora de providenciar o que eles precisam para se manterem saudáveis. Por isso, é importante se informar sobre quando o gato filhote pode tomar remédio de verme.

gato filhote pode tomar remedio de verme

A vermifugação é fundamental tanto para o gato filhote quanto para o adulto. Hoje, separamos um texto para entender a sua importância e quando o gato filhote pode tomar remédio de verme. Continue a leitura.

Quem são os vermes?

Os vermes, também chamados de parasitas, são pequenos animais que necessitam de outra vida para sobreviver. Por isso, habitam diferentes partes do organismo, mas principalmente o intestino, se alimentando do sangue e dos nutrientes vindos da alimentação do gato.

Existe verme de gato com corpo que pode ser visto a olho nu, geralmente nas fezes do felino, mas há aqueles que são tão pequenos que são vistos somente no microscópio, por meio de exames específicos. Esses parasitas são encontrados na água, terra, areia e outros animais, como lagartixa e caramujo.

O que é a verminose?

A verminose é o nome dado ao quadro clínico quando temos um gato com verme. A maioria dos animais pode estar parasitada por algum tipo de verme, mas quando a carga parasitária é intensa, ou seja, há muitos vermes no organismo do bichano, dizemos que ele está com verminose.

A verminose é uma doença muito comum entre os pets, principalmente entre os filhotes, pois há alguns parasitas que são transmitidos ainda na gestação, pela placenta, enquanto outros podem ser transmitidos pelo leite. A maioria dos filhotes acaba se contaminando ao entrar em contato com a mãe, logo após o nascimento.

Como a imunidade dos gatinhos ainda não está completamente madura nos primeiros meses de vida, o filhote pode apresentar sintomas mais acentuados de verminose. Sendo assim, é necessário fazer o controle e a prevenção da verminose, e o gato filhote pode tomar remédio de verme algumas semanas após o nascimento.

Sintomas de verminose em gatos filhotes

Os sintomas do gato filhote com verme são semelhantes ao adulto, porém, em filhotinhos temos que estar mais atentos, pois a imunidade ainda não está madura o suficiente. Animais recém-nascidos e muito jovens têm mais chances de sofrer desidratação, causada pelos seguintes sintomas:

  • diarreia;
  • vômito;
  • fezes amolecidas (sempre ou esporadicamente);
  • abdômen inchado;
  • perda de peso ou dificuldade em ganhar peso;
  • falta de apetite ou apetite voraz;
  • apatia;
  • pelos sem brilho e seco;
  • presença de vermes nas fezes.

gato filhote pode tomar remedio de verme

Como é feito o diagnóstico de verminose

O diagnóstico de verminose pode ser feito clinicamente, observando os sintomas que o gato apresenta ou até mesmo porque o tutor observou os vermes nas fezes. Há casos em que são necessários exames coproparasitológicos (de fezes).

No exame de fezes, busca-se a presença de vermes ou ovos desses parasitas. É comum que o exame dê um resultado negativo e, mesmo assim, o bichano esteja parasitado.

Principais parasitas em gatos

Existe uma variedade de parasitas que deixam o gato filhote com verme. Esses mesmo parasitas também afetam o pet adulto. O filhote pode estar parasitado por uma única espécie de verme ou várias. Os mais comuns são: Ancylostoma, Toxocara e Dipylidium caninum.

Como é feita a vermifugação dos gatos filhotes?

O gato filhote pode tomar remédio de verme a partir dos 15 dias de vida, sempre de acordo com o peso do bichano. A vermifugação precisa ser feita periodicamente. Alguns médicos-veterinários orientam repetir a dose após 15 dias, outros, após 21 dias.

Alguns protocolos indicam dar remédio de verme para gato filhote por três dias consecutivos. Tudo dependerá do parasita envolvido, da infestação e da saúde do gatinho. Sempre haverá reforço da medicação até que o bichano fique adulto. Por isso, siga a prescrição do médico-veterinário.

Sempre que for necessário tratar os pets para verminose, é importante manter todo o ambiente limpo, pois ovos e larvas dos parasitas são resistentes e podem estar na caixa de areia, potes de comida e água e qualquer local que o gato frequente.

Como evitar que o gato filhote tenha verminose

Se o tutor já adotou um pet filhote com alguns dias de vida, é importante adm

inistrar um vermífugo para gatos filhotes de acordo com a orientação do médico-veterinário. Isso porque todos os pets precisam ser vermifugados, mesmo que não apresentem sintomas de verminose.

Caso uma gata esteja prenha, ela também pode ser vermifugada com remédios permitidos a gestantes, que não comprometam sua saúde nem a dos filhotes. Dessa maneira, diminuem as chances de o filhote nascer parasitado por vermes transmitidos pela placenta, leite e fezes.

Manter o ambiente limpo, trocar a caixa de areia com frequência e não permitir que o filhotinho tenha contato com outros gatos que não fazem controle de vermes são medidas que evitam a verminose. Por isso, é necessário evitar que o bichano tenha acesso à rua, pois não sabemos por onde e com quem ele se relaciona.

gato filhote pode tomar remedio de verme

O gato filhote pode tomar remédio de verme e precisa ingeri-lo com certa frequência, até mesmo depois de adulto. Não deixe de consultar o blog da Petz e conferir como é feita a vermifugação dos gatos adultos.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog