Cachorro pode comer maçã? Saiba como servir o alimento

Postado por PETZ, em Atualizado em Sep 28, 2021

Cães
Cachorro pode comer maçã? Saiba como servir o alimento
Tempo de leitura: 3 minutos

Gostosa, saudável, fácil de comer e com um ótimo custo-benefício, a maçã é uma das frutas mais consumidas no Brasil. Também procurada pelos cães, basta a primeira mordida do tutor para que o pet surja imediatamente, pedindo “só um pedacinho”. Entre a vontade de ceder ao olhar pidão e o medo de prejudicar o pet, vem a dúvida: cachorro pode comer maçã?

cachorro com a língua para fora

Maçã: uma opção saudável para nós e para eles

A resposta para a pergunta é simples: sim, cachorro pode comer maçã sem nenhum problema. Muito saborosa, a maçã é rica em ingredientes importantes, como a vitamina A e a vitamina C. 

Outra vantagem da maçã é que se trata de um alimento pobre em gorduras, o que é uma boa notícia para pets obesos e idosos, sem contar a textura mais firme, típica da fruta. Além de muito agradável para os cães, ela ainda é menos prejudicial à dentição que muitos alimentos.

Benefícios da maçã para a saúde canina

Antes de falar nos benefícios da maçã para cachorro, é importante deixar claro: uma alimentação à base de ração comercial de qualidade já proporciona todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo do cachorro. Ou seja, não é necessária a suplementação de vitaminas por meio de maçã ou de outras frutas.

O mesmo é válido para os tutores adeptos da alimentação caseira para cães. Seguindo à risca as orientações do médico-veterinário nutricionista, é provável que a dieta de base já garanta todos os nutrientes necessários. Mas isso não quer dizer que você não pode dar maçã para cachorro como petisco. Confira algumas propriedades da fruta.

  • Rica em vitamina A: essencial para o bom funcionamento do organismo dos cachorros, é uma vitamina lipossolúvel que está relacionada à síntese de hormônios, à regulação das funções da pele e a uma boa visão, ajudando a prevenir a cegueira noturna;
  • Fonte de fibras: pode dar maçã com casca para cachorro, principalmente porque a casca é rica em fibras do tipo solúvel. Estas “envolvem” as moléculas de gordura, ajudando a proteger veias e artérias. Além disso, retardam a absorção de açúcar e regulam o trânsito intestinal.

Outro nutriente presente nas maçãs é a vitamina C. No entanto, diferente do que acontece conosco, os cães não precisam obter o ácido ascórbico a partir dos alimentos. Eles sintetizam a substância a partir da glicose armazenada pelo fígado.

cachorro deitado com a orelha atenta

Como dar maçã para o cachorro?

Como regra geral, é recomendado oferecer frutas sem sementes aos cães para evitar a obstrução intestinal. Nesse caso, maçã faz mal para cachorro quando acompanhada de semente, pois contém uma substância tóxica chamada cianeto. 

Embora presente em pequena quantidade, ao longo do tempo, o acúmulo da substância no organismo do pet é prejudicial à saúde dele. Portanto, não esqueça: cachorro come maçã, mas sempre sem sementes!

Uma vez retiradas as sementes, você pode servir a fruta fresca em pedaços. A textura e a firmeza da maçã são muito agradáveis para os cães. De quebra, por conta dessas características, ela ainda ajuda na manutenção dos dentes.

Qual é a quantidade recomendada?

Apesar de pobre em gordura e proteína, a maçã é rica em carboidratos, como a frutose. Por isso, cachorro pode comer maçã desde que seja sem excesso, pois, o alimento contribui para o surgimento de problemas, como a obesidade. 

Para evitar que isso aconteça, procure oferecer a fruta de maneira esporádica e em pouca quantidade, de preferência, usando-a como petisco. Lembrando que, antes de introduzir qualquer alimento na dieta do seu amigo, é interessante agendar uma consulta para ele no veterinário. 

maçã cortada ao meio

Agora que sabe se cachorro pode comer maçã, confira o blog da Petz para outros conteúdos sobre bem-estar e saúde animal!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *