Gato pode comer banana? Saiba aqui!

Postado por PETZ, em 07/03/2021

Dicas
Gato pode comer banana? Saiba aqui!

Seja no café-da-manhã, como ingrediente de outras preparações ou mesmo como sobremesa, a banana é uma estrela nos cardápios brasileiros! Mas será que a fruta também pode fazer esse papel para os pets? Gato pode comer banana? 

gato em pé

Além de saborosa e versátil, é um alimento muito nutritivo, que traz em sua composição vitaminas importantes para nosso organismo. No entanto, isso nem sempre reflete para nossos pets. Continue lendo e aprenda aqui se gato pode comer banana e como preparar petiscos seguros para seu bichano! 

A dieta natural dos gatos

Antes de descobrirmos se gatos podem comer banana, é importante compreender os hábitos dos felinos. Isso porque, de acordo com especialistas, a melhor forma de nutrir seu peludo é se inspirando em seus hábitos naturais. É o que explica a Dra. Thaís Batista, médica-veterinária da Petz. 

“É fundamental respeitar a cadeia alimentar de cada pet. E, no caso dos bichanos, as frutas e legumes nem sempre são bem-vindos. Os felinos são exclusivamente carnívoros. Por isso, uma dieta baseada em vegetais não é recomendada”, explica a especialista. 

Ou seja, gato pode comer fruta, mas elas não vão fornecer o que o organismo dele precisa. Assim, sempre que for pensar no cardápio do seu filho de quatro patas, lembre-se que os gatos são carnívoros! 

Elaborando um cardápio equilibrado para gatos

Reproduzir os hábitos dos bichanos em casa pode ser um desafio. Afinal, os felinos são predadores e se alimentam exclusivamente de carne! Como adaptar esse estilo de vida para o dia a dia? 

A Dra. Cássia Paulon, médica-veterinária da Petz, explica que a resposta para essa pergunta é mais simples do que se imagina: basta escolher uma boa ração para seu bigodudo. “A ração tem como objetivo fornecer aos nossos pets uma nutrição completa e balanceada de forma prática”, comenta. 

Os petiscos, claro, estão permitidos. Entretanto, é importante que seu bichano receba todos os nutrientes necessários. E, para isso, um bom pote de ração é essencial! 

Gato pode comer banana?

Sabendo que os bichanos são exclusivamente carnívoros, fica a dúvida: gato pode comer banana? A Dra. Suelen Silva, médica-veterinária da Petz, explica que esse não é o petisco mais indicado. “Como os gatos são carnívoros, dificilmente vão se interessar por frutas”, comenta. 

gato laranja parado

Além disso, apesar da banana ser considerada um alimento muito nutritivo para nós, ela contém poucos nutrientes úteis para o organismo dos felinos. Assim, o melhor é evitar dar banana para gatos. Se desejar variar na dieta, prefira petiscos especializados, indicados para pets! 

Meu gato comeu banana. E agora?

Não é recomendado oferecer frutas para gatos. Entretanto, como todo pai ou mãe de pet sabe, cada peludinho tem sua própria personalidade. Alguns felinos adoram frutas e gostam de um pedacinho de banana de vez em quando. 

Se esse for o seu caso, saiba que pode dar banana para gato, contanto que seja algo ocasional. “Não há estudo que vincule a banana como alimento tóxico para gatos”, afirma a Dra. Suelen. Entretanto, é importante que a base da alimentação do peludo seja uma ração de qualidade. 

Lembre-se que esse produto é elaborado por especialistas e contém todos os nutrientes que seu amigo precisa. Então, gato pode comer banana, mas uma boa ração é a forma mais prática de fornecer uma dieta saudável e equilibrada para seu bichano! 

Como variar na dieta dos bichanos?

Mesmo sabendo que a ração deve ser a base da alimentação dos peludos, muitos tutores desejam variar a dieta dos seus amigos. Afinal, o mesmo cardápio todos os dias deve ser um tanto entediante, não é mesmo? Por sorte, resolver essa questão também é bastante fácil. Os petiscos próprios para pets são a melhor opção!

“Com tantas opções de petiscos, estudados e preparados especialmente para os gatos, porque arriscar oferecendo alimentos que não são específicos?”, comenta a Dra. Suellen. 

cacho de bananas

Confira o catálogo do Pet Shop on-line da Petz e escolha o que o seu bichano gostar mais! Além disso, aproveite em nosso blog outros conteúdos que podem te ajudar na alimentação do seu pet!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *