Bem-Estar

Acupuntura veterinária: descubra 7 fatos sobre a técnica!

Publicado em 18 de maio de 2021

Tempo de leitura: 4min

Não há dúvidas de que a acupuntura é uma das técnicas terapêuticas orientais mais conhecidas no Brasil. O que muita gente não sabe é que esse tratamento não se restringe apenas a humanos, mas também pode ser aplicado em animais. Inclusive, a acupuntura veterinária é extremamente benéfica para alguns bichinhos! 

Entretanto, por se tratar de um procedimento que envolve algumas picadinhas com agulha, os tutores podem ficar preocupados com a acupuntura em animais. Afinal, ficamos tensos só de pensar em nossos amigos peludos sentindo qualquer tipo de dor. 

acupuntura veterinaria

 

Por isso, vamos tirar sete dúvidas que as pessoas costumam ter sobre a acupuntura veterinária. Assim, esperamos que você possa se tranquilizar e, em um momento oportuno, submeter seu pet a esse tratamento que oferece uma série de vantagens! 

7 dúvidas sobre a acupuntura veterinária

1. O que é e de que forma ela atua?

De acordo com a veterinária e especialista em acupuntura animal, Marcela Michilato, da Petz, o procedimento não é muito diferente do realizado em seres humanos. 

“É um método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com a agulha. A principal finalidade é restaurar a saúde e estabelecer o equilíbrio do organismo do animal”, explica a especialista.

A veterinária ainda diz que cada ponto estimulado durante o tratamento possui uma grande concentração de terminações nervosas. Isso possibilita o acesso direto ao sistema nervoso central, o que justifica a eficácia e a importância da acupuntura veterinária. 

2. Quais são os benefícios da acupuntura veterinária para os animais de estimação?

A acupuntura para animais melhora o fluxo sanguíneo, estimula o sistema imunológico e aumenta a taxa de secreção tanto de neurotransmissores quanto de neuro-hormônios.

Além disso, proporciona alívio de dores, recuperação motora e normalização das funções orgânicas. A acupuntura veterinária ainda  modula a imunidade e as funções endócrinas, ativando processos regenerativos.

3. Todos os pets podem ser submetidos ao tratamento com acupuntura?

Sim! Desde que o tratamento seja recomendado por um profissional e realizado em uma clínica veterinária confiável. Assim, existe acupuntura para cães, gatos, cavalos, aves, répteis, roedores, bovinos e muito mais!

4. Em quais casos o veterinário pode recomendar sessões de acupuntura?

Por estimular diferentes pontos, a acupuntura é indicada para os mais diversos casos. Entre os exemplos citados por Marcela, estão: paralisias, convulsões, AVCs, artroses, problemas na coluna, miosites (inflamação dos músculos), tendinites, displasias, gastrites e cistites.

Além disso, a acupuntura veterinária auxilia em problemas de fertilidade, prenhez psicológica, dermatites e doenças metabólicas (diabetes, hipotireoidismo). Também pode ser recomendada nos casos de animais submetidos a quimioterapia, em reabilitação pós-operatória e até para tratar distúrbios psicológicos.

5. A acupuntura é considerada um tratamento auxiliar?

Segundo a veterinária, “em alterações severas e irreversíveis, a acupuntura é utilizada como complemento ao tratamento clínico, em que a utilizamos juntamente de medicações”. A Dra. Marcela ainda esclarece que, diferente do que muitos pensam, as agulhas não contêm substâncias químicas. 

Já nos casos de quadros clínicos mais simples, a acupuntura sozinha pode ser utilizada como tratamento. É claro que tudo vai depender da avaliação do veterinário acupunturista.

acupuntura veterinaria

6. Meu pet sentirá dor durante o procedimento?

A acupuntura para gatos, cachorros e outros animais costuma ser indolor. “Em alguns casos, ao inserir a agulha na região dolorida, o animal pode ter uma leve sensação de choque, mas é passageira”, diz a veterinária. Passado esse primeiro momento, a acupuntura leva à sedação do local dolorido e ao relaxamento.

7. Quem está autorizado a exercer a acupuntura veterinária?

Como você deve ter percebido, acupuntura é coisa séria. Por isso, apenas profissionais extremamente qualificados devem realizar o procedimento. Procure um veterinário que tenha feito um curso de capacitação ou especialização em acupuntura. Todo cuidado é pouco com a saúde do seu pet!

Agora, você já sabe todos os benefícios que a acupuntura veterinária proporciona ao seu pet. Sendo assim, temos certeza de que não terá mais receio na hora de tratar o bichinho. Porém, caso surjam novas dúvidas, não deixe de conversar com o veterinário do seu peludo! 

acupuntura veterinaria

Se gostou desse conteúdo, temos certeza de que vai querer saber muitas outras curiosidades sobre os cuidados com os animais de estimação. Aqui, no blog da Petz, trazemos sempre muitas dicas para que você e seu companheiro possam desfrutar dos melhores momentos um ao lado do outro. Não deixe de explorar! 

 

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog