Acupuntura veterinária: 7 dúvidas respondidas sobre o tema

Postado por PETZ, em Atualizado em Apr 5, 2019

Bem-Estar
Acupuntura veterinária: 7 dúvidas respondidas sobre o tema
Tempo de leitura: 3 minutos

Não há dúvidas de que a acupuntura é uma das técnicas terapêuticas orientais mais conhecidas no Brasil. O que muita gente não sabe, é que, desde 1995, ela não é considerada uma mera terapia alternativa, e sim uma reconhecida especialidade médica. E mais: seu uso não se restringe aos seres humanos. A acupuntura veterinária também oferece benefícios incríveis para os animais!

Para quem teve arrepios só de imaginar o pet recebendo dezenas de picadas de agulha, aqui vão 7 dúvidas respondidas para você perder de vez o medo sobre essa técnica milenar!

7 principais dúvidas sobre acupuntura veterinária

1. O que é a acupuntura animal e de que forma ela atua?

acupuntura veterinária. 7 duvidas

De acordo com a veterinária e especialista em acupuntura Marcela Michilato, da Petz, o conceito é o mesmo da acupuntura feita em seres humanos. “É um método terapêutico chinês que se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulha, a fim de restaurar e de manter a saúde, visando restabelecer o equilíbrio do organismo do animal”, diz.

Ela explicou, ainda, que cada ponto estimulado durante o tratamento possui uma grande concentração de terminações nervosas, o que possibilita o acesso direto ao sistema nervoso central. Daí a eficácia e seriedade do tratamento.

2. Quais os benefícios da acupuntura veterinária para os animais de estimação?

Além da ausência de contraindicação e de efeitos colaterais, estão entre os benefícios da acupuntura para cães: melhora do fluxo sanguíneo, estimulação do sistema imunológico, aumento da taxa de secreção de neurotransmissores e de neuro-hormônios, alívio da dor, recuperação motora, normalização das funções orgânicas, modulação da imunidade e das funções endócrinas, ativação de processos regenerativos e relaxamento.

3. Todos os pets podem ser submetidos ao tratamento com acupuntura?

Sim! Desde que haja recomendação e seja realizada em uma clínica veterinária confiável, todos os pets podem passar por sessões de acupuntura. Aliás, a Dra. Marcela diz que não só pets, mas todos os animais, sejam eles ou não de estimação, como cavalos, aves, répteis, roedores, bovinos, entre outros.

4. Em quais casos o veterinário pode recomendar sessões de acupuntura?

acupuntura veterinária. dicas

Por estimular diferentes pontos, a acupuntura é indicada nos mais diversos casos. Entre os exemplos citados por Marcela estão: paralisias, convulsões, AVCs, artroses, dores na coluna (lombalgias, cervicalgias, hérnia de disco), miosites (inflamação dos músculos), tendinites, displasias, gastrites e cistites.

Além disso, a terapia também auxilia os problemas de fertilidade, prenhez psicológica, dermatites e doenças metabólicas (diabetes, hipotireoidismo). Nos casos de animais submetidos a quimioterapia, em reabilitação pós-operatória e até mesmo para tratar distúrbios psicológicos, como depressão, ansiedade e hiperatividade, a acupuntura veterinária também é uma excelente alternativa.

5. A acupuntura é considerada um tratamento por si só ou é sempre um tratamento auxiliar?

Segundo a veterinária, “em alterações severas e irreversíveis, a acupuntura é utilizada como complemento ao tratamento clínico, onde a utilizamos juntamente com medicações”; Já nos casos mais leves, a acupuntura sozinha pode ser utilizada. É claro, tudo vai depender da avaliação do veterinário acupunturista.

Em tempo, a Dra. Marcela esclarece que, diferente do que muitos pensam, a agulha não possui medicação!

6. Meu pet sentirá dor durante o procedimento?

acupuntura veterinária. beneficios

Apesar da agonia que dá em muita gente ver o pet “espetado” com agulhas, a acupuntura normalmente é indolor. “Em alguns casos, ao inserir a agulha na região dolorida, ele pode ter uma leve sensação de choque, mas é passageiro”, diz a veterinária. Passado esse primeiro momento, a acupuntura leva à sedação do local dolorido e ao relaxamento.

7. Quem está autorizado a exercer a acupuntura veterinária?

Como você deve ter percebido a esta altura, acupuntura veterinária é coisa séria. Por isso, da mesma forma que é recomendado procurar um médico para realizar o procedimento em humanos, somente estão habilitados a fazer o procedimento em animais veterinários com pós-graduação, com curso de capacitação ou com especialização na área. Todo cuidado é pouco com a saúde do seu pet!

Se precisar de uma indicação de onde levar o seu amigo, as clínicas veterinárias da Petz possuem diversas especialidades, incluindo acupuntura. Verifique se ela está disponível na unidade mais próxima a você e agende um horário!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *