Cães

Cachorro trabalhador: 6 profissões desempenhadas por cães!

Publicado em 14 de junho de 2019

Tempo de leitura: 5min

Seu filho de quatro patas come a melhor ração, tem uma caminha confortável e brinca o dia todo. Parece que ter uma “vida de cão” não é algo tão ruim, certo? Mas saiba que entre os nossos amigos peludos, têm aqueles que são um cachorro trabalhador.

Estudos indicam que sua domesticação começou há quase 30 mil anos. E, em boa parte deste período, o melhor amigo do homem era, na verdade, um aliado nas tarefas cotidianas! Eram caçadores, pastores e lavradores, que ajudavam os humanos a sobreviver em tempos difíceis.

Com a mecanização e industrialização, os cães de função foram deixando os postos de trabalho e assumindo o objetivo de companhia. Mas, ainda hoje, há muito cachorro trabalhador auxiliando o mundo a ser um lugar melhor! Quer saber mais? Conheça seis funções exercidas por cães.

cachorro-policial

1. Policial

Você provavelmente já viu um cachorro policial, mesmo que na televisão, certo? Na verdade, os cachorros estão presentes na polícia de todo o mundo! Nossos amigos peludos possuem habilidades especiais, como olfato e audição aguçados, além de grande agilidade e força.

Com esses traços e um bom treinamento, eles se tornam excelentes profissionais! Geralmente, atuam em operações como busca e apreensão, salvamento, rastreios e recuperação de provas em uma rotina heróica de cachorro policial. As principais raças com essa característica são:

  • Pastor alemão;
  • Pastor belga,
  • Labrador.

2. Farejadores

Outro cachorro trabalhador famoso, o cão farejador atua em aeroportos e áreas de fronteiras, investigando o transporte de cargas. São treinados para desenvolver ainda mais sua excelente capacidade olfativa.

Esses cachorros trabalhadores conseguem perceber o cheiro de drogas, explosivos e substâncias proibidas, auxiliando muito no combate a diversos crimes!

Porém, há ainda os cães farejadores que trabalham buscando animais ou objetos. Os mais conhecidos são os caçadores de trufas, um sofisticado ingrediente da alta gastronomia. Você também pode ensinar comandos básicos para cães treinando o olfato do seu pet. As raças farejadoras mais famosas são:

  • Labrador;
  • Golden retriever;
  • Beagle;
  • Border collie,
  • Pastor alemão.
cachorro-policial

3. Resgate

Os cães de resgate também foram imortalizados nos filmes e programas de televisão. Afinal, quem nunca viu a clássica cena na qual um cachorro cheira um objeto pessoal e sai em busca de uma pessoa desaparecida?

Apesar desta representação ser um pouco caricata, a verdade é que os cachorros utilizam sim suas habilidades especiais para auxiliar equipes de resgate! São animais treinados, que ajudam em desmoronamentos, acidentes, avalanches e outras situações de risco. As raças mais comuns nas equipes de resgate são:

  • Pastor alemão;
  • Border collie;
  • Labrador;
  • Golden retriever;
  • São Bernardo,
  • Springer spaniel.

4. Terapeutas

Se você acha que toda situação ruim fica um pouco melhor quando encontra seu filho de quatro patas, saiba que não é o único. Na verdade, existe todo um ramo da medicina que realiza terapia assistida com animais, com o objetivo de melhorar o humor e aumentar nossa imunidade! É a chamada zooterapia.

Nesse tratamento, os cachorros trabalhadores auxiliam pessoas doentes ou em recuperação. Além dos pets tornarem o dia de qualquer um mais feliz, eles comprovadamente ajudam o paciente a se curar!

O poder dos pets é realmente incrível, não é mesmo? Todos os cachorros podem ser terapeutas, inclusive seu amigo peludo! Busque uma ONG de zooterapia para saber mais!

cao guia 02

5. Guias

Os cães-guia são cachorros trabalhadores que devem ser reconhecidos por sua importante função! Esses pets são especialmente adestrados para guiar pessoas cegas ou com necessidades especiais.

É uma função delicada, e cachorro passa por um longo processo no qual aprende a entender as necessidades dos deficientes visuais e como orientá-los.

Apesar de ser um trabalho tão importante, ainda são poucos os cães-guia no Brasil. Isso se dá, principalmente, devido ao alto custo do treinamento intensivo que o pet precisa passar. Esse cachorro trabalhador precisa ser grande e forte para ajudar seu tutor. Assim, as principais raças são:

  • Labrador;
  • Pastor alemão,
  • Golden retriever.

6. Pastores

Os cachorros pastores também são famosos, seja pelo nome, comum para diversas raças, seja pela cultura popular. Afinal, quem não se lembra do filme Babe, com o porquinho que queria ser cão pastor?

Apesar de parecer uma profissão um pouco antiga, esse cachorro trabalhador ainda é muito comum nas fazendas do Brasil e do mundo. Seja para pastorear vacas, ovelhas ou cavalos, os pastores ajudam os trabalhadores do campo em sua rotina.

Ser um cão pastor tem mais relação com a criação, e nem tanto com sua raça. Geralmente, os pets aprendem a guiar os animais, e logo podem assumir o cargo de pastor! Porém, as raças tradicionalmente pastoras são:

  • Old english sheepdog;
  • Collie;
  • Australian Shepherd;
  • Pastor alemão,
  • Pastor belga.
zooterapia caes

Essas são apenas algumas das funções que os cachorros podem assumir com suas habilidades especiais. Fora isso, os pets têm ainda um outro trabalho, que desempenham muito bem: levar amor e carinho para nosso lar!

Aqui na Petz, você encontra diversos produtos para alegrar o seu amigo assim como ele alegra você. Aliás, você tem alguma história bacana sobre cachorro trabalhador? Conte nos comentários!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog