Gatos

Comportamento dos gatos: conheça 9 particularidades sobre eles

Publicado em 27 de outubro de 2019

Tempo de leitura: 4min

Como um tutor responsável e atencioso, certamente a saúde do bichano é muito importante para você, não é mesmo? Conhecendo-os melhor do que qualquer um, é possível perceber quando o comportamento dos gatos está diferente e precisa de uma atenção especial.

comportamento dos gatos pet

Você certamente já conhece os hábitos, as preferências e as manias do seu felino. Isso se dá por meio da observação do comportamento de gatos, que deve ser analisado no cotidiano.

Ainda assim, nunca é uma má ideia relembrar os sinais básicos de todas as fases da vida de um gato. Confira a seguir!

Comportamento dos gatos: sinais da saúde felina

Alguns sinais simples podem ser excelentes indicativos de um gato saudável. Outros felinos, porém, demandam um pouco mais de atenção. Para ajudá-los, separamos um passo a passo com nove fatos sobre o comportamento felino para facilitar a análise. Veja!

1. Gatos com olhos brilhantes

Os olhos do seu gato devem estar sempre alertas e sem manchas ou sombras na parte colorida. Excesso de secreção ou sujeira ao redor dos olhos também pode ser mau sinal. Além disso, a terceira pálpebra não deve estar visível.

2. Comportamento dos gatos: cuidado com as orelhas

Orelhas saudáveis não devem apresentar sujeiras, odores, machucados ou desgastes na pele ou pelagem. Portanto, fique atento quanto a possíveis alterações no comportamento do gato se ele estiver com a orelhinha suja. O ideal é higienizá-la com certa frequência.

3. Mantenha o focinho do gato sempre limpo

O focinho de um gato saudável também deve estar limpo e livre de desgastes ou machucados. Se o comportamento dele apresentar espirros ou corrimento em excesso, é sinal de que é hora de levar o felino ao veterinário.

4. Comportamento dos gatos segundo a pele e pelagem saudáveis

Se o felino apresentar sarnas, manchas vermelhas ou sinais de pulgas e carrapatos, é necessário analisá-las com muito cuidado, assim como falhas na pelagem. Para isso, consulte o médico-veterinário de sua confiança. Afinal, somente pelos brilhantes e macios são sinais de boa nutrição e saúde!

5. Fique atento ao apetite dos gatos

É interessante observar os hábitos alimentares do seu gato em um período saudável para que você possa fazer comparações futuras. Saber quanto de ração seu bichano consome diariamente poderá te ajudar a detectar perda ou excesso de apetite no futuro.

comportamento de gato

Além disso, o mesmo deve acontecer com o comportamento dos gatos no consumo diário de água.

6. Peso ideal: quando deve se preocupar?

Ainda que um gato obeso não seja um bom sinal, quando ele estiver muito magro também pode estar apresentando problemas de saúde. Converse com o especialista sobre o peso ideal para a idade e porte do felino. Em seguida, analise a melhor dieta para mantê-lo dentro de uma margem saudável.

7. Os batimentos cardíacos dos gatos devem estar normais

Os batimentos cardíacos de um gato podem variar entre 110 e 240 por minuto, isso quando falamos de comportamento de gatos filhotes e adultos. Só os felinos com mais tempo de vida possuem temperatura média de 37ºC.

Faça visitas frequentes ao médico-veterinário de confiança para assegurar-se de que os sinais vitais do seu gato estão dentro do normal.

8. Comportamento gatos X Rotina

Como está a caixa de areia do seu felino? Ele está urinando ou defecando em quantidades e intervalos regulares? Ele tem brincado, cochilado e participado da rotina normal da casa? As variações dessas atividades básicas também podem indicar problemas.

9. Comportamento dos gatos: ele tem disposição?

Um gato feliz é brincalhão, atlético e está sempre alerta. Você sabe como é o comportamento do seu gato? Saiba que qualquer variação no comportamento dos gatos pode ser sinal de que algo está errado. Portanto, não hesite em contatar o médico-veterinário sempre que julgar necessário!

comportamento dos gatos 1

Check-ups anuais podem ajudá-lo a manter a saúde do seu bichano em dia! Encontre a unidade Petz mais próxima a você e agende uma consulta com um de nossos centros veterinários!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog