Cães

Gato mais velho do mundo: descubra aqui esta e outras curiosidades!

Publicado em 04 de abril de 2020

Tempo de leitura: 6min

Todo tutor deseja que seu filho de quatro patas viva para sempre. E, em alguns casos, os bichanos chegam bem perto disso! O gato mais velho do mundo, por exemplo, tem o dobro da idade média dos bichanos felinos! 

gato de costas virando a cabeça

E você sabia que esse recorde não pertence somente a um pet? De acordo com a passagem do tempo, tivemos mais de um “gato mais velho do mundo”, um para cada período. Será que seu amigo peludo consegue quebrar esse recorde? Para os gateiros de plantão, separamos um guia de curiosidades sobre as idades dos felinos! 

O gato mais velho do mundo

Nome: Crème Puff

País: Estados Unidos

Idade: 38 anos

O título de gato mais velho do mundo já pertenceu a muitos bichanos. De tempos em tempos, o Livro Guinness dos Recordes anuncia quais pets da atualidade se destacam pela longevidade. 

Entretanto, se tivermos que definir um campeão dos campeões, o título certamente vai para Crème Puff, uma adorável bichana dos Estados Unidos. A gata, que não possuía raça definida, nasceu em 03 de agosto de 1967, no Texas. Viveu impressionantes 38 anos e 3 dias, falecendo em 06 de agosto de 2005. 

Para entendermos como a gatinha quebrou todos os recordes, podemos lembrar que ela viu o pouso do homem na Lua, a queda do muro de Berlim, a invenção da internet,  a virada do milênio, o ataque ao World Trade Center, entre outros importantes fatos de nossa história! 

Um fato curioso sobre Crème Puff é que seu tutor, Jake Perry, também teve outro pet a entrar na lista de gato mais velho. O bichano se chamava Grandpa Rex Allen e viveu até os 34 anos! Quando perguntam o segredo de Jake, o tutor mostra o incrível parque de diversões que criou para seus felinos. Em sua casa, há tocas, túneis suspensos, arranhadores e muitas outras atividades que encantam qualquer bichano! 

Especialistas lembram que a genética é um fator importante nesses casos. Porém, se você desejar que seu amigo viva uma vida longa e feliz, saiba que brincadeiras e atividades são sempre muito bem-vindas!

O gato vivo mais velho do mundo vivo

Nome: Rubble

País: Reino Unido

Idade: 31 anos

O fofíssimo Rubble, atual gato mais velho do mundo vivo, encantou a internet com sua festa de 30 anos, em 2018. O bichano, que nasceu na Inglaterra, em 1988, faz aniversário em abril. Sua tutora, Michele Foster, tinha apenas 20 anos quando adotou o felino. De acordo com Michele, ela se sentia sozinha naquele momento e decidiu fazer um novo amigo. 

Mal sabia que, ao adotar Rubble, teria um companheiro por uma vida inteira. Hoje, com mais de 50 anos, Michele afirma que o segredo para a longevidade é carinho e dedicação. A tutora afirma que cuida de Rubble como uma criança, mesmo que seu filho de quatro patas já tenha mais de 30 anos! 

gato deitado dormindo

Apesar do recorde impressionante, a família afirma que não irá buscar presença no Livro Guinness com o recorde de gato mais do mundo. De acordo com Michele, Rubble já está cansado com a idade e não gosta de muita agitação. 

Fazer todo este processo e ganhar fama iria atrapalhar o estilo de vida do peludinho. Entretanto, com diversas fotos e provas de autenticidade, não há dúvidas de que Rubble é o gato mais velho do mundo atualmente!

E o gato mais velho do Brasil?

Conhecendo o gato mais velho do mundo, vem a pergunta: qual é o gato mais velho do Brasil? Será que algum pet tupiniquim já chegou ao livro dos recordes? Infelizmente, não há registros do bichano mais velho do país. 

Como a Guinness Book é uma instituição inglesa, os documentos são, em sua maioria, de países da América do Norte e Europa. Entretanto, muitos tutores nacionais afirmam que seus filhos de quatro patas já ultrapassaram a marca dos 20 ou 25 anos! Você conhece algum bichano com idade impressionante? Deixe registrado nos comentários!

Como prolongar a vida dos bichanos

Especialistas afirmam que a expectativa de vida de gato é, em média, de 15 anos. Entretanto, algumas medidas podem ajudar seu filho de quatro anos a ter uma vida longa e saudável! De acordo com veterinários, práticas simples podem contribuir para o bem-estar dos gatos. São elas: 

  • Oferecer uma ração de qualidade: alimentos do tipo premium e super premium são elaborados com ingredientes nobres, oferecendo tudo que seu pet precisa. Apesar de ser um produto mais caro, o bichano se sacia com porções menores, já que a ração é mais nutritiva. Assim, investir em uma boa ração é sempre um bom negócio. 
  • Disponibilizar água limpa e fresca: os bichanos frequentemente desenvolvem problemas hepáticos. Isso porque os gatos não são muito fãs de água, e possuem problemas em sua hidratação. Oferecer água fresca e limpa para seu amigo é uma ótima dica para quem deseja que ele viva mais.
  • Investir em enriquecimento ambiental: quem tem um bichano em casa sabe que nossos amigos adoram pular, caçar, correr e se divertir. Essas atividades são importantes não só por atuarem como exercício físico, mas também por desestressarem o gato, deixando-os mais tranquilo e feliz. Para o bem-estar do seu amigo, os veterinários recomendam investir em um espaço com muitos estímulos, com prateleiras, tocas, arranhadores e brinquedos, de forma que o bichano possa se manter sempre ativo! 
  • Visite regularmente o veterinário: visitas ao veterinário são uma excelente forma de monitorar a saúde do seu melhor amigo. Além de consultas de rotina, o especialista ainda poderá monitorar a vacinação e os vermífugos do pet, garantindo que ele esteja sempre protegido. 

Por fim, com as dicas acima são algumas recomendações práticas, que podem contribuir para que seu bichano esteja sempre descansado, saudável e feliz. Entretanto, não podemos esquecer outro importante passo da tutoria responsável: amor e carinho.

Então, separe alguns momentos no dia para dar atenção ao seu filho de quatro patas. Passe momentos brincando e se divertindo com ele, e aproveite para fazer muitos cafunés! E se precisar de itens e acessórios para seu amigo, não se esqueça que a Petz pode ajudar. 

gato em preto e branco

Aqui você encontra tudo que seu bichano precisa para um ambiente estimulante e saudável! Procure a unidade mais próxima ou acesse nossa loja virtual!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog