Gatos

Entenda por que gato deita na caixa de areia

Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Tempo de leitura: 4min

Às vezes, os gatos fazem coisas esquisitas e até engraçadas. Como eles são muito limpinhos, quando isso muda, causa estranhamento em todos. Por isso, vale descobrir por que gato deita na caixa de areia.

caixa de areia com pá.

Observar como está a saúde do bichano diariamente é um dever de todo tutor. Afinal, esse pet é mestre em disfarçar quando não está bem, mas pequenos detalhes o delatam. Por isso, preste atenção! A resposta para “por que gato deita na caixa de areia” pode ser uma doença!

Será que o gato está doente?

O bichano pode até tentar esconder, mas quando ele deita na caixa de areia sem nunca ter feito isso, é possível pensar que se trata de alguma doença, já que é uma mudança comportamental muito radical para um gatinho.

Doenças urinárias

Quem já teve cistite sabe: parece que a vontade de urinar nunca passa. Se esse for o problema do bichano, pode explicar por que gato deita na caixa de areia.

Já que ele faz xixi toda hora, o gato deitado na caixa de areia é uma “saída” inteligente, pois evita o risco de ter que sair correndo de onde estiver.

Além da vontade constante de urinar, os sintomas incluem as idas improdutivas até a caixa de areia, ou seja, o gatinho vai ao banheiro, mas não faz xixi. Ele pode sentir dor, por isso, vocaliza enquanto tenta urinar e, às vezes, até tem sangue na urina.

A cistite é comum nos felinos. No geral, é causada por estresse e também por uma infecção urinária. Sendo assim, ao receber o diagnóstico de cistite, além de medicar o bichano, procure o que pode estar estressando-o.

Doenças no intestino

Alteração na urina é sempre cogitada quando se trata de um gato, mas, em vez do xixi, ele pode estar com problemas nas fezes, o que também explica por que gato deita na caixa de areia.

Mesmo sendo incomuns, dores de barriga podem deixar o gato fazendo xixi deitado na liteira. Dessa forma, ele evita “acidentes” e diminui a chance de se sujar.

gato deitado de cabeça para baixo.

Nesse caso, observe se o gato deitado na liteira aparece junto de fezes pastosas, moles, com sangue ou aquela improdutividade comentada anteriormente: o bichano vai até a caixa de areia, fica na posição de defecar, mas não sai nada.

Isso indica que o pequeno está com vontade de defecar e com a sensação que ainda tem o que sair. Ele pode estar obstruído, e o coco não sai porque não tem como sair.

Obstrução intestinal

A obstrução intestinal acontece quando alguma coisa impede que as fezes sigam o caminho para o ânus e saiam para o meio externo. As causas mais comuns são: corpos estranhos, tumores e fecaloma.

A ingestão de corpos estranhos pelos gatos não é comum, mas não quer dizer que não possa acontecer! Em geral, são fios que os pets gostam de brincar e acabam engolindo. Por isso, não dê brinquedos com linhas aos bichanos.

Outro corpo estranho comum no felino é o plástico. Ao brincar com as sacolas plásticas, o bichinho pode acabar com uma grande obstrução intestinal. Por isso, não dê, nem o deixe chegar perto delas!

Linfoma e fecaloma

Os tumores podem ser causados pelo vírus da leucemia felina. Eles são chamados de linfomas intestinais. O fecaloma ocorre quando as fezes ficam duras como pedras e obstruem o trânsito intestinal.

Outros problemas que fazem o gato deitar na liteira

Não são só as doenças que podem fazer o bichano deitar na caixa de areia. Ele pode estar defendendo um recurso. Isso acontece com a chegada de um novo animal ou bebê na família. O tutor pode ver o gato dormindo na caixa de areia.

Ele pode achar que terá que dividir a caixa de areia com esse novo membro, negando-se e defendendo a liteira, como quem diz: “a caixinha de areia é só minha!”.

Com a chegada de um novo gato, aumente a quantidade de liteiras. A fórmula correta para a quantidade de caixas de areia é número de gatos + 1, ou seja, para 2 gatos, 3 liteiras, e assim por diante.

Falta de sossego

Caso a cama do bichano fique em algum lugar agitado, cheio de gente ou animal passando o tempo todo, ele pode buscar a caixa de areia como um local tranquilo e afastado dessa área atribulada e com muitas informações que não o deixam descansar direito.

gato deitado em cesto.

Quanta informação há na simples pergunta “por que gato deita na caixa de areia?”. Por isso, fique sempre de olho no bichano. Se precisar de ajuda, agende uma consulta com os veterinários da loja da Petz!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog