Plantas

Guia para jardineiros: como plantar pitaya no vaso

Publicado em 09 de maio de 2024

Tempo de leitura: 5min

A pitaya ou pitaia, também conhecida como fruta dragão por causa da sua casca cheia de escamas, é uma planta da família dos cactos, que vem ganhando muitos fãs no Brasil. Se você é um deles, venha aprender como plantar pitaya no vaso e tenha a fruta sempre fresquinha em casa!

Pitayas brancas cortadas na metade.

Para quem gosta de ter muitas plantinhas diferentes em casa, este artigo é para você! E ela também é uma excelente opção para quem tem espaço pequeno. Neste guia, vamos explorar o passo a passo de como plantar pitaya no vaso. Não perca!

Origem e história da pitaya

Apesar de ser aparentemente uma fruta que só chegou há pouco tempo na mesa dos brasileiros, a fruta dragão tem uma história bem antiga. Ela é originária da América do Sul e Central, mais especificamente das suas regiões tropicais e subtropicais.

Os astecas e os maias já consumiam a pitaya há mais de mil anos. Eles reconheciam tanto seu valor nutricional quanto atribuíam significados cheios de misticismo e simbolismo à plantinha. Na cultura asteca, por exemplo, ela era símbolo de fertilidade e abundância.

Já os maias acreditavam que a pitaya possuía propriedades curativas com um toque de mágica. Ao longo dos anos, ela foi sendo introduzida em outras regiões do mundo, até que, nas últimas décadas, ganhou popularidade entre os chefs de cozinha por causa da linda aparência que dá aos pratos.

Atualmente, existe plantação de pitaya em diversas partes do mundo, principalmente nos Estados Unidos, no México, no Vietnã, em Israel e na Tailândia, para atender à crescente procura pelo seu fruto e também para uso ornamental.

Passo a passo sobre como plantar a pitaya em vasos

Neste nosso passo a passo sobre como plantar pitaya no vaso, você vai aprender desde a escolha do melhor recipiente para acomodar a plantinha até seus cuidados básicos e avançados. Vamos lá?

Opte por um vaso com no mínimo 30 cm de profundidade e furos para drenar a água. Além disso, quando o assunto é como cultivar pitaya, saiba que o ideal é cultivá-la em locais quentes, com temperaturas entre 18°C e 30°C.

Escolha o tipo de pitaya que você quer cultivar. Pegue as sementes de uma fruta bem docinha e suculenta. Deixe-as secar por pelo menos um dia. Ou pegue um segmento de seu caule para fazer uma muda de pitaya.

Preparando o solo ideal para a pitaya

Lembrando que a pitaya é da família dos cactos, por isso, o solo ideal para essa planta deve ser bem drenado para evitar o apodrecimento das raízes. Você pode comprar um substrato já pronto para cactos e suculentas ou fazê-lo em casa. Veja como:

  • 50% de terra vegetal;
  • 30% de areia de construção;
  • 20% de matéria orgânica: húmus de minhoca ou esterco curtido de boi ou frango;
  • Misture tudo muito bem para garantir a distribuição homogênea de todos os componentes.

Mulher colocando terra no vaso.

Plantando as sementes ou propagando o caule

Se a escolha foram as sementes, basta colocá-las no substrato e colocar cerca de 3 centímetros dessa terra por cima. A expectativa é que as primeiras folhinhas comecem a aparecer entre 7 e 15 dias após o plantio.

No caso do caule, enterre em torno de 1/3 de seu comprimento. Quando o método for este, a visualização das raízes não é possível, mas um bom indício de que as mudinhas de pitaya estão bem é o surgimento de novas folhas.

Cuidados após o plantio

Ela gosta de luminosidade. Assim, coloque o pé de pitaya no vaso em um local bastante ensolarado, que receba pelo menos 6 horas de sol todo dia. Inicialmente, regue-o a cada 2 dias ou todo dia se o substrato ficar seco. Depois da germinação, é possível espaçar as regas.

Quando as mudas atingirem cinco meses de vida, já é possível fazer seu transplante para o local definitivo ou, se o plantio já foi feito nesse recipiente, é só esperar de 1 a 2 anos para que os primeiros frutos apareçam. Agora, você já sabe como plantar pitaya!

Para fazer a colheita da pitaya, a dica é observar quando os frutos assumirem colorações intensas. Esse é um sinal de que a planta está madura e pronta para ser retirada da terra. Lembre-se de retirá-la junto do cabinho do caule.

Com o nosso passo a passo, jardineiros de todos os níveis de experiência vão conseguir ter o prazer de cultivar essa plantinha em casa, adicionando beleza e cor ao seu jardim. E saboreando seus frutos fresquinhos, não podemos esquecer! Gostou de aprender como plantar pitaya no vaso?

Cuidados adicionais com o pé de pitaya

Em relação a como cuidar de pitaya no dia a dia, outro detalhe que não pode ser deixado de lado é o cuidado com o solo. É importante usar fertilizantes para enriquecer a terra com nutrientes e deixá-la bem drenada.

Por fim, lembre-se de fazer a poda com regularidade. Além de deixar a planta saudável e evitar o crescimento excessivo, esse hábito evita pragas e fungos, que crescem em abundância quando há má circulação de ar provocada pela altura elevada da planta.

Pitaya branca cortada pela metade.

Se você gostou de descobrir como plantar pitaya no vaso e está pronto para começar, não deixe de investir no material adequado para seu cultivo. No site da Petz, é possível encontrar uma variedade de utensílios, como vasos, adubos, fertilizantes e materiais de jardinagem. Venha nos visitar!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog