Pragas de jardim: 5 dicas para mantê-las longe das suas plantas

Postado por PETZ, em 22/05/2019

Curiosidades
Pragas de jardim: 5 dicas para mantê-las longe das suas plantas

Para os amantes das plantas, a jardinagem é uma terapia! Revolver a terra, escolher as espécies, regar regularmente, realizar a poda… E, após todo este trabalho, o jardim te recompensa com belas flores e folhagens. Por isso, quando você percebe que suas plantas estão com pragas de jardim, é normal ficar irritado.

Mas não se preocupe! A seguir, preparamos um guia com tudo que você precisa saber para manter seu jardim saudável e bonito. Vamos aprender como proteger suas plantas de praga de jardim?

O que são pragas?

Plantas são incríveis. Coloridas, cheirosas e com frutos, elas atraem o olhar de todos. Mas, infelizmente, não é só nossa atenção que os belos jardins atraem. Insetos e parasitas também sabem reconhecer um espaço florido e podem atacá-lo, destruindo o trabalho do jardineiro.

São invasores que se tornam pragas nas folhas das plantas e alimentam-se delas. Estas pestes, além de deixar seu jardim com um aspecto desagradável, podem ainda prejudicar os vegetais, causando a morte de muitas espécies.

Por isso, é muito importante saber como combater as pragas, que, somado ao uso de substratos, adubos e fertilizantes, garante uma plantação saudável e bonita.

Pragas de jardim: como eliminar

Não importa qual é a praga de jardim, ela, certamente, vai te trazer dores de cabeça. Conheça, então, cinco dicas para se proteger das pragas de jardim e cuidar das suas plantas.

1. Limpe a terra e/ou vasos

Pode parecer óbvio, mas a limpeza é o primeiro passo para manter pragas afastadas. Folhas velhas e plantas mortas podem ser um atrativo para elas. Por isso, olhe cada canto, investigue bem e livre-se de qualquer item que possa estar atrapalhando seu jardim. Água parada e solo muito úmido também são atrativos para as indesejadas pragas.

2. Conheça as pragas

Pragas diferentes precisam de cuidados diferentes. Por isso, ao suspeitar de uma praga, procure identificar o que exatamente está atacando seu jardim. Cada peste vai apresentar suas características e atacar a planta de seu jeito. As principais pragas de jardim são:

  • Ácaros: são pequenos e difíceis de perceber. Uma planta com ácaros apresenta folhas amareladas e secas;
  • Cochonilhas: é uma praga branca que ataca as folhas. Formam manchas de cor clara e enfraquecem a planta. É muito importante fazer o controle das cochonilhas, porque elas atraem formigas;
  • Pulgões: os pulgões são campeões quando o assunto é prejudicar jardins caseiros. Minúsculos, ficam aglomerados em manchas que podem ser brancos, escuros ou amarelos;
  • Lesmas: alguns podem achar esta praga simpática, mas não se engane. Apesar de lentas, as lesmas podem acabar com seu jardim em poucos dias! Reconhecer que um jardim está com lesmas é fácil: basta ver se as folhas amanhecem comidas,
  • Nematoides: atacam as raízes da planta, sugando seus nutrientes desde a base. No topo, a planta passa a apresentar folhas fracas e amarronzadas.

3. Considere barreiras físicas

Se seu jardim está com um problema sério de pragas, talvez seja a hora de considerar uma barreira física. Estes obstáculos impedem que a praga chegue até a planta, dando espaço para o jardim crescer e florir.

Existem algumas formas de criar barreiras físicas, mas a mais comum e eficiente é colocar uma fina tela sobre o jardim, protegendo-o enquanto as pragas não vão embora.

4. Plante repelentes

Poucos sabem, mas algumas plantas são repelentes naturais de pragas de jardim. Planejando com cuidado, além de seu jardim ficar enriquecido com uma nova espécie, você ainda manterá as pestes longe! Algumas espécies que costumam ser ótimas na hora de afastar as pragas são:

  • Alecrim;
  • Erva-doce;
  • Arruda;
  • Citronela;
  • Coentro;
  • Manjericão,
  • Hortelã.

5. Utilize um pesticida

Se, após tentar de maneira gentil e pacífica, as pragas continuarem atacando seu jardim, é hora de utilizar os pesticidas. Hoje, é fácil encontrar em pet-shops como a Petz produtos práticos e pouco agressivos, que manterão seu jardim saudável e protegido contra as pragas.

Identifique qual peste está causando problemas e busque o produto mais indicado. Em breve, seu jardim vai voltar a encher seus olhos e você não terá que dividi-lo com nenhuma praga!

Está pensando em plantar uma erva aromática ou em usar um pesticida para proteger seu jardim? Na Petz, você encontra sementes, mudas, inseticidas e tudo mais que precisar para jardinagem! Nossos especialistas ainda poderão aconselhar e dar dicas para manter suas plantas sempre lindas. Venha nos fazer uma visita!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *