Tipos de orquídea: conheça alguns e se apaixone!

Postado por PETZ, em 29/04/2021

Dicas
Tipos de orquídea: conheça alguns e se apaixone!

Você sabia que existem mais de 50 mil tipos de orquídeas? Pois é, esse número alto pode dificultar um pouco a escolha na hora de levar uma plantinha dessas para casa.

orquídea branca

Mas não precisa se preocupar! Preparamos um guia com cinco tipos de orquídeas lindos para ajudar na hora de escolher uma companheira. Continue lendo e aprenda mais sobre esta bela planta!

1. Orquídea Borboleta

Nossa provável medalhista no quesito de popularidade, a Orquídea Borboleta também é conhecida como phalaenopsis. Ela possui flores grandes e coloridas, um caule fino e delicado, além de folhas grossas. Não à toa, é muito utilizada para dar de presente em datas importantes.

É uma excelente opção para apartamentos e locais pequenos, pois precisa de pouca luz e não se dá bem com sol direto. Deve ser regada uma vez por dia, sempre ao amanhecer ou após o sol se pôr. Mas cuidado para não exagerar na umidade. 

Suas flores são resistentes e podem durar até três meses. Aliás, esse é um dos tipos de orquídeas que mais florescem e, se bem-cuidada, você terá flores durante o ano todo!

2. Orquídea Sapatinho

O formato particular da Orquídea Sapatinho lhe rendeu esse delicado apelido. Na parte debaixo das flores há uma pétala abaulada, lembrando um sapatinho, daí seu curioso nome!

Ela se parece um pouco com algumas plantas carnívoras, o que dá um ar selvagem e exótico para a essa plantinha. Diferentemente da maioria das orquídeas, a Sapatinho pode crescer diretamente no solo, mas também se adapta ao topo das árvores. 

Essa espécie adora água, e a rega deve acontecer todo dia, mas cuidado com a umidade em excesso. Deve estar sempre na sombra, longe dos raios do sol. Se for bem-cuidada, dará belas flores durante o inverno.

orquídea amarela

3. Orquídea Pipoca

A Orquídea Pipoca, além de ter lindas flores, chama a atenção por sua exuberante folhagem. Também chamada de ludisia, a aparência de suas folhas é listrada, além de ter uma coloração verde-escura na parte superior e rosada na inferior.

São orquídeas terrestres, mas para apoiar seu crescimento saudável, recomenda-se colocar uma estaca para que ela possa se apoiar. Seu cultivo é simples e não exige muito além de um bom substrato e luz solar durante uma parte do dia que não faça muito calor.

Seu solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Por isso, regue apenas se necessário. Suas flores aparecem na primavera ou no inverno, então a planta é uma ótima companheira para os climas mais amenos!

4. Orquídea Chuva-de-Ouro

A Orquídea Chuva-de-Ouro, ou oncidium aloha iwanaga, se destaca por sua aparência diferente. A planta é conhecida como chuva-de-ouro graças às suas flores pequenas e amarelas. É muito comum em arranjos e buquês, e dá um toque de charme com sua beleza delicada e singela. 

As flores geralmente aparecem entre agosto e outubro, e costumam durar pouco, de uma semana a pouco mais de um mês. É uma planta de meia-sombra e não deve receber mais do que algumas horas de sol durante o dia. A recomendação é regar diariamente, de preferência durante a noite.

5. Orquídea Véu-de-Noiva

O nome indica sua aparência: a Orquídea Véu-de-Noiva é conhecida por suas grandes flores brancas, que crescem em abundância. Por sua enorme beleza, é muito desejada pelos amantes de plantas, mas é uma flor de difícil trato.

É muito delicada, e sua charmosa flor dura apenas 10 dias. Não gosta de muita água e deve ser regada com cuidado. Não se dá muito bem em vasos, e o recomendado é plantá-la em árvores, simulando o ambiente natural das orquídeas. 

Tanto trabalho é compensado por belas flores que nascem no verão. Uma aquisição e tanto para um belo orquidário!

orquídea roxa

Agora que você já conhece tudo sobre orquídeas, é hora de ter uma em sua casa! Aqui, no blog da Petz, postamos diversas dicas de como criar o seu próprio jardim com lindas flores e outras diversas plantas. Aproveite e confira!

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *