Bem-Estar

Viajar com pet: saiba como embarcar com seu melhor amigo

Publicado em 09 de dezembro de 2019

Tempo de leitura: 6min

Nenhum tutor gosta de deixar seu amigo de quatro patas sozinho. Por isso, o hábito de viajar com pet tem se tornado cada vez mais comum. No entanto, é fundamental estar atento a alguns detalhes para que o animal embarque de forma tranquila e segura.

viajar com pet cachorro

Para ajuda-lo a levar seu melhor amigo para todos os lados, a Petz preparou um artigo completo sobre como viajar com seu pet, inclusive para outros países. Continue lendo para saber tudo na hora de levar o cãozinho em uma viagem de carro e até de avião!

Viajar com pet: como prepará-lo para o passeio?

Assim como os tutores, os bichos de estimação também precisam estar bem preparados antes de embarcar, ainda mais quando se trata de cuidados com a saúde e o bem-estar deles. Por isso, ao escolher o destino, fique atento às regras de embarque e aos riscos que seu amigo pode encontrar por lá!

Também é extremamente importante garantir hospedagens pet friendly e caixas de transporte adequadas. Mas essas são apenas as primeiras de uma lista de precauções que a viagem com pet exige!

Antes de sair pelo Brasil ou pelo mundo com seu fiel companheiro é necessário muito planejamento. Não importa a distância da viagem com gatos e cachorros, eles devem estar confortáveis e em segurança para curtir o passeio da melhor forma possível.

Check-list para viajar com pet

Na hora de embarcar ao lado do seu amigo de quatro patas, é essencial verificar se todos os documentos estão em dia. Entre as responsabilidades básicas do tutor que vai viajar com seu pet estão ter em mãos a carteira de vacinação atualizada e um atestado de saúde, assinado pelo médico-veterinário que acompanha o animal.

Vale ressaltar que esses são apenas os dois principais itens da lista. Passeios pelo Brasil e até mesmo uma viagem internacional com o pet exigem diversas obrigações.

viajar com pet cao

Por isso, o ideal é que o tutor faça uma lista completa e leve junto acessórios essenciais para o bem-estar do animal. Entre eles, estão itens como:

  • Coleira e guia;
  • Bebedouro e comedouro (é possível adquirir acessórios especiais para viagem);
  • Tapete para cães e caixa higiênica para gatos;
  • Sacos higiênicos;
  • Petiscos,
  • Brinquedos.

Além disso, não se esqueça da plaquinha de identificação do animal. Nela devem conter todos os dados do bicho e do tutor, como nome e telefone.

Para completar, caso seu amigo esteja em tratamento, não esqueça de levar a medicação. Também é importante ter em mãos o telefone do médico-veterinário de sua confiança e de uma clínica no destino da viagem.

Encontre hotéis perfeitos para viagem com animais

Antes de embarcar é preciso procurar lugares para se hospedar com pets (os locais pet friendly). Lá, seu amigo terá liberdade para circular pelos ambientes e, ainda, encontrará mordomias só para ele.

No entanto, vale lembrar que os hotéis exigem que na hora da reserva os tutores informem sobre o pet. Por isso, é necessário apresentar o cartão de vacinação e atestado de saúde do animal.

Além disso, alguns lugares para viajar com cachorro também oferecem serviços de pet shop e pet sitter. Dessa forma, o animal se diverte com passeios e brincadeiras especiais para ele.

O que fazer na viagem de avião com pet?

Muito se fala em passeios de carro com bichos de estimação, mas tem se tornado cada vez mais comum o tutor levar seu amigo também em viagens de avião. Para que o trajeto seja feito de forma tranquila e segura, alguns cuidados são fundamentais.

Tudo começa com o bom planejamento e com uma pesquisa por como viajar com cachorro de avião. Isso porque as empresas aéreas possuem regras específicas para o transporte do seu melhor amigo. Portanto, fique atento a cuidados como:

  • Peso e raça permitidos pela companhia;
  • Modelo da caixa de transporte;
  • Microchip,
  • Regras de pet friendly no país/estado de destino.

Para completar, ao viajar de avião com cachorro e gato, conforme o destino, o tutor precisa estar com o atestado veterinário e CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) em mãos. Também é imprescindível manter a saúde do animal em dia. Para isso, antes da viagem, administre as vacinas (preferencialmente um mês antes do embarque) e faça os exames que sejam exigidos pelo local de destino.

Além do checklist citado acima, é necessário seguir as regras das companhias aéreas sobre como viajar de avião com cachorro e gato. De modo geral, a maioria das empresas limita o número de animais por voo. Por isso, o mais indicado é fazer uma reserva específica até 24 horas antes do embarque.

viajar com pet

Não há uma lei para viajar com cachorro e gato. No entanto, as companhias aéreas determinam que o pet só pode viajar na cabine com os passageiros se estiver com até 8 kg.

Além disso, o transporte como bagagem só é permitido para animais com até 75 kg. Em alguns casos, não são aceitos animais agressivos e de raças braquicefálicas (focinho curto).

Por fim, o tutor deve fazer o planejamento com antecedência. Isso porque a documentação pode demorar de 30 a 120 dias para ser concluída. Outro caso a se considerar é o de países como Reino Unido e Suécia, onde é exigido o microchip no animal.

Como se preparar para viagens de carro?

Um pouco menos complicado do que viajar com pet de avião, a viagem de carro com gato e cachorro também necessita de cuidados para um transporte confortável e seguro.

O primeiro passo para um passeio tranquilo é, sem dúvidas, o planejamento. Por isso, mesmo que o bicho já esteja acostumado com trajetos mais longos, é essencial realizar paradas no mínimo a cada duas horas. Assim, o pet pode fazer suas necessidades e se distrair um pouco.

Vale lembrar que durante a parada não é recomendado alimentar o animal, já que ele pode sofrer com enjoos logo em seguida. Além disso, é obrigatório o uso de caixas de transporte e cinto de segurança.

Certifique-se de que seu amigo de quatro patas esteja bem preso ao equipamento. Os tutores devem estar cientes de que transportar o animal solto no veículo é considerado infração grave, com multa e perda de quatro pontos na carteira.

Dicas para o embarque ao viajar com pet!

Agora que você já conhece algumas regras para verificar antes de viajar com pet, saiba que também é importante estar atento à acomodação e ao bem-estar de todos. Por isso, siga dicas básicas, como:

  • Compre a caixa de transporte com antecedência e estimule o animal a usá-la;
  • Deixe a ração e acessórios preferidos do pet sempre por perto durante a viagem,
  • ● Só utilize medicamentos sedativos com orientação do médico-veterinário.

Em todos os casos, é imprescindível consultar um especialista antes de viajar com pet. Afinal, só ele poderá indicar os cuidados essenciais para passeios tranquilos com seu melhor amigo.

viajar com pets

Aproveite e faça uma visita à clínica Seres, da Petz, para consultar um dos nossos especialistas. E vá a uma das nossas lojas garantir caixas de transportes, comedouros, bebedouros e outros acessórios essenciais para o bem-estar do animal.

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog