Saúde e Cuidados

Dia do veterinário! Quer conhecer essa linda profissão?

Publicado em 19 de setembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Em 9 de setembro, é comemorado o Dia do Veterinário no Brasil. Que tal preparar uma surpresa para seu profissional favorito? Confira as curiosidades dessa linda profissão!

veterinária aplicando colírio em cachorro.

Por cuidar da saúde dos pets, que têm papel fundamental na saúde humana, o médico-veterinário merece todo o respeito. Esse profissional ainda inspeciona produtos de origem animal para garantir a segurança dos alimentos. Muitas vezes, ele também está à frente do desenvolvimento de medicamentos e até da busca por novas vacinas para bichinhos e pessoas!

Essas são apenas algumas das funções do médico-veterinário. Como o curso tem uma carga horária extensa, voltada principalmente para o estudo de temas relacionados à saúde humana e animal, o profissional deixa a universidade com várias possibilidades de atuação.

As especialidades da profissão atingem mais de 80 áreas possíveis de atuação, o que faz do médico-veterinário um dos principais profissionais da saúde única, que engloba a saúde animal, humana e ambiental.

Quando é o Dia do Veterinário no Brasil?

A data escolhida para o Dia do Veterinário foi 9 de setembro. Neste dia, no ano de 1933, Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.133, que regulamentou o trabalho desse profissional no país, sendo um grande marco para a profissão.

Até hoje, 9 de setembro é o Dia do Médico-veterinário, mesmo que os requisitos de graduação tenham mudado de lá para cá. Na época, além de fazer a graduação, o profissional precisava ser cadastrado em algumas autarquias públicas.

Após se formar, o veterinário precisava fazer cadastro na Diretoria Geral de Indústria Animal e no Departamento Nacional de Saúde Pública. O diploma só era validado depois disso.

Quando é o Dia Internacional do Veterinário?

O Dia Internacional do Veterinário é chamado de Dia Mundial da Medicina Veterinária. Essa data é comemorada anualmente, no último sábado do mês de abril. Tudo começou em abril de 1863, quando o Professor John Gamgee convocou um grupo de veterinários para discutir a profissão.

Nesse período, é comum que o Conselho Federal de Medicina Veterinária, órgão que regulamenta a profissão no Brasil, divulgue a campanha anual realizada pela Associação Mundial de Veterinária (WVA), criada a partir da reunião de John Gamgee.

Também é frequente que instituições realizem congressos ou palestras, não só como homenagem ao médico-veterinário, mas também com o objetivo de promover a atualização do profissional, já que a ciência está em constante mudança.

Quem é o médico-veterinário?

Até agora, falamos do Dia do Veterinário, mas não dissemos quem é esse profissional e como uma pessoa faz para se tornar veterinário. Você tem interesse em seguir essa profissão?

sala de procedimentos especiais da rede Seres de veterinária.

Então, saiba que tudo começa com um curso universitário! A graduação dura pelo menos dez semestres e, na maioria dos casos, é feita em período integral, com aulas teóricas e práticas.

As aulas envolvem anatomia veterinária e comparada, farmacologia, bioquímica, clínica médica, economia e administração rural, inspeção de alimentos, legislação do SUS e muito mais!

Os nomes das disciplinas podem mudar, mas, de toda forma, o curso é extenso. Embora o conteúdo teórico seja amplo, boa parte dele é baseada em aulas práticas. Para isso, além de laboratórios, é comum que a instituição tenha um hospital veterinário e aulas realizadas em fazendas.

O veterinário já pode trabalhar depois de terminar a faculdade?

Depois de graduado, antes de atuar, é preciso realizar a inscrição no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado no qual o profissional vai trabalhar. Isso é determinado pelas leis 5.550/1968 e 5.517/1968.

Com essa inscrição, o médico-veterinário recebe um número profissional exclusivo, que permite que ele faça receitas de medicamentos, seja responsável técnico de indústrias e trabalhe em uma clínica ou um hospital veterinário.

Se você pegar uma receita ou um atestado emitido por um médico-veterinário para o seu cão, o seu gato ou o seu peixe, certamente verá que há o número de registro do profissional no Conselho Regional de Medicina Veterinária.

Que tal presentear o veterinário do seu pet?

Embora cada um tenha um gosto diferente, na hora de fazer uma surpresa para o Dia do Veterinário, é só apostar em bichinhos fofos. Veja nossas dicas!

Caneca personalizada

As canecas personalizadas estão na moda e são ecologicamente corretas! Coloque uma foto bem linda do seu animal e escreva frases do tipo “obrigado por cuidar de mim”. É sucesso na certa!

Pingente de profissões

O símbolo da medicina veterinária é um hexágono com o bastão de Esculápio envolvido por um grande “V”. O hexágono remete aos brasões. O bastão vem da mitologia grega, da qual Esculápio era o Deus da Medicina e da Cura. O “V” é para deixar claro que é veterinário. Belo presente, não?

Capinha para celular

Poucas pessoas não possuem um celular hoje em dia. A capa existe para proteger o aparelho, estando presente no dia a dia e na lembrança do profissional. Então, personalizar a capinha com a especialidade do profissional é bem original!

veterinária segurando um gato.

Viu só quantas curiosidades existem sobre o Dia do Veterinário e como esse profissional é polivalente? Assim como ele, sempre pensamos no melhor para os pets. Visite uma loja da Petz e confira como nossos colaboradores amam os animais!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog