Unhas de cachorro: os principais cuidados necessários

Postado por PETZ, em 06/06/2018

Saúde e Cuidados
Unhas de cachorro: os principais cuidados necessários

Para deixar os cães confortáveis e evitar alguns problemas com as unhas de cachorro, assim como a unha encravada, é importante mantê-las sempre cortadas

unha de cachorro

Quem tem um cãozinho de estimação em casa, sabe da importância em cuidar de sua saúde, e para mantê-lo saudável é importante algumas tarefas básicas, como dar banhos, escovar os pelos, limpar as orelhas e também, não menos importante, cortar as suas unhas de cachorro. 

Cortar as unhas do cães é uma tarefa que deve ser realizada com muita frequência, já que a não realização dos cortes pode culminar em machucados, como a famosa unha encravada e gerar um grande desconforto no seu animal. Para que isso não ocorra, você conhece os cuidados com as unhas do seu cachorro?

Principais cuidados com as unhas do seu cão

A princípio é interessante realizar os cortes das unhas desde filhotes, assim é criado um hábito, e eles não se sentirão com medo, inseguros ou desconfortáveis quando adultos. Saberão que é uma prática benéfica e aceitarão mais tranquilamente.

O primeiro sinal para saber quando cortar as unhas do seu pet, são os barulhinhos das patinhas ao andar, mas também, existem outros sinais, como em casos da unha ficar retida na pelagem do animal (quando em animais de pelagem longa) ou presas em tapetes, cobertores ou panos. E assim, chegou a hora de apará-las.

Antes de iniciar o procedimento, é aconselhável manter o cachorro em uma posição confortável, para que ele fique calmo e para que as unhas possam ser alcançadas pelo cortador. É importante ressaltar que as unhas dos pets possuem vasos sanguíneos e nervos, e por essa razão, o corte deverá ser realizado com muita cautela para que nenhum deles sejam atingidos.

unha de cachorro

Como cortar as unhas do seu cachorro corretamente?

Agora que você já conhece a importância de cuidar das patinhas do seu pet, entenda como cortar unha de cachorro de maneira rápida, simples e prática.

Antes da realização do corte, separe todos os itens necessários e deixe-os próximo ao local de onde cortará as unhas. Observe se o seu animalzinho está tranquilo e relaxado no momento, assim é possível realizar o procedimento mais rapidamente e com segurança.

Com cuidado, pegue uma das patinhas do seu cãozinho e segure-a de forma firme para que não escape, mas cuidado para não segurar muito forte e acabar o machucando. Caso ele demonstre algum tipo de receio ao corte, procure dar carinho e converse com ele, para que ele entenda aquela ação como algo bom.

Assim que o cão estiver confortável e pronto para a prática, comece cortando as unhas num ângulo de 45 graus. Existem duas cores de unhas nos cachorros, as brancas e as pretas. É possível observar a parte rosada (onde estão os vasos sanguíneos) com mais precisão nas unhas brancas, e essa parte é o limite para o corte das unhas. Diferente das unhas escuras, onde o cuidado deve ser redobrado e deve-se cortar as unhas com cautela. É aconselhável nesse caso, cortar aos poucos e analisar as unhas por dentro e quando um círculo claro (branco ou acinzentado) puder ser observado é o limite para corte.

Caso queira, é possível lixar unha do seu cachorro, assim qualquer pontinha solta por ali será retirada e a unha ficará lisinha. Após a tarefa, recompense o pet: ofereça petiscos, brinquedos, carinhos e muito amor!

Qual o melhor cortador para unhas de cachorro?

unha de cachorro

Antes de iniciar o corte de unhas, é necessário analisar qual o melhor cortador de unha para seu cãozinho.

Existem dois diferentes tipos de cortadores, o alicate e a guilhotina. Cada um deles possuem diversos tamanhos, assim são capazes de cortar diferentes tipos e tamanhos de unhas.

O alicate possui o formato de uma tesoura, porém sua ponta possui um local específico para encaixar as unhas do seu cãozinho. Na maioria das vezes, esse espaço tem formato redondo ou oval e é laminado, assim, é necessário um pouco mais de pressão para o corte.

A guilhotina oferece ainda mais praticidade, já que não exige tanta pressão para cortar as unhas do seu cãozinho, devido ao seu formato. Além disso, para vocês, tutores ainda não experientes, a guilhotina proporciona mais segurança na hora do corte.

Outras dicas de higiene para cães

unha de cachorro

Para manter o seu cão sempre saudável, é muito importante manter uma rotina de tarefas ligadas à higiene além dos banhos, como cortar as unhas, escovar os dentes, limpar os olhos, tosar os pelos, limpar as orelhas, escovar a pelagem e muito mais.

Em caso de inseguranças na realização de qualquer uma dessas tarefas, evite de fazê-las, até que se aprenda corretamente. Enquanto isso, o mais indicado é ir até um especialista para que ele faça, sem prejudicar seu bichinho de estimação.

Compartilhe:

#

Petz

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Petz

#

Aqui você encontra tudo e um pouco mais sobre o incrível mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com seu bichinho de estimação, seja para um cachorro, gato, passarinho, hamster, peixes e muitos outros — ou todos eles!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *