Saúde e Cuidados

Unhas de cachorro: quais são os cuidados necessários

Publicado em 28 de novembro de 2022

Tempo de leitura: 5min

Cortar unha de cachorro é essencial para manter a higiene, o bem-estar e a saúde do pet. Isso porque unhas grandes podem incomodar, encravar e até mesmo causar problemas na coluna do animal. Contudo, realizar esse procedimento em casa não é uma tarefa fácil

Além de alguns cães ficarem nervosos, caso a pessoa não saiba como cortar unha de cachorro da maneira correta, ela pode acabar machucando o cãozinho. Por isso, é preciso saber quais são os cuidados necessários para não ferir o pet. Confira!

como cortar unhas de cao

como cortar unhas de cao

Como são as unhas de cachorro?

Assim como a unha dos humanos, a unha do cachorro é composta de queratina. Sendo assim, os animais não sentem dor quando ela é cortada. Contudo, perto dessa estrutura fica o sabugo, que concentra uma rede de vasos sanguíneos que enviam nutrientes para as unhas.

Por isso, é preciso ter muito cuidado na hora de cortar a unha de cachorro, já que se o sabugo for atingido, o animal vai sangrar e sentir muita dor. É mais fácil identificar o sabugo quando as unhas do pet são claras, o que ajuda a evitar acidentes.

No entanto, se você tiver um cão com unhas pretas, será necessário ter um cuidado ainda maior no momento de cortar as unhas do animal. Isso porque, nesses casos, é mais difícil enxergar o sabugo.

Além disso, em cada uma das patas dianteiras do cão há uma unha chamada vestigial. Normalmente, ela não encosta no chão, mas pode se curvar enquanto cresce e machucar o pet. Por isso, é importante sempre checar as patinhas dele.

Por que é importante cortar as unhas do cachorro?

As unhas do cachorro podem influenciar na forma como o animal anda. Sendo assim, se elas estiverem muito grandes, a sustentação e o equilíbrio do pet podem ser prejudicados, o que ocasiona problemas na coluna.

A unha grande de cachorro pode acabar machucando o próprio pet, as pessoas e outros animais que convivem com ele, além de danificar os móveis da casa. Essas unhas ainda podem encravar, o que vai fazer com que o cãozinho sinta dor.

As unhas dos cachorros que andam muito em pisos ásperos acabam se desgastando, o que promove um lixamento natural. Isso faz com que nem sempre seja necessário cortar as unhas desses animais com muita frequência.

Contudo, atualmente, muitos pets vivem em apartamentos e casas com pisos lisos, o que faz com que as unhas não sofram esse desgaste natural. Sendo assim, é necessário estar sempre atento às unhas desses cachorrinhos.

como cortar unhas de cachorro 2

Quando é necessário cortar as unhas de cachorro?

Muitas pessoas se perguntam quando cortar a unha do cachorro. Existem várias formas de saber se está na hora de realizar esse procedimento, sendo a mais comum tentar identificar se ela encosta no chão enquanto o pet anda. Nos momentos em que isso ocorre, é comum ouvir um som de “tic-tac”.

Além disso, você pode analisar a unha de cachorro enquanto dá banho nele. Se ela estiver longa ou frágil, está na hora de cortá-la. Contudo, caso você leve o seu amigo de quatro patas para tomar banho em um pet shop, provavelmente, ele vai sair de lá com as unhas aparadas.

Caso você esteja se perguntando com quantos meses pode cortar a unha do cachorro, saiba que esse procedimento só poderá ser realizado após o filhote completar dois meses de vida.

Depois que o cão tiver completado essa idade, você poderá cortar as unhas dele a cada 15 dias. Um dos benefícios de fazer isso sempre é que o sabugo vai se retraindo com o tempo. Dessa forma, fica cada vez mais difícil atingir essa região.

Como cortar as unhas do cachorro?

Você pode cortar a unha de cachorro na sua casa. No entanto, será preciso tomar alguns cuidados para não machucar o animal. Além disso, antes de iniciar o processo, certifique-se de que o pet está tranquilo.

Sendo assim, na hora de cortar a unha de cachorro, sente-se no chão com ele, brinque um pouco e pegue a pata de maneira carinhosa. Depois disso, comece a cortar as unhas com calma e delicadeza. Confira a seguir um passo a passo de como fazer isso:

  • leve o seu pet para um local bem iluminado. Dessa forma, você vai conseguir enxergar o sabugo;
  • pegue a pata do seu pet e imobilize-a;
  • pegue um cortador específico de unhas de cachorro;
  • delimite a área de corte;
  • corte a unha de cachorro em um ângulo de 45º em relação à pata.

Se você tiver um cachorro com unhas pretas, corte-as aos poucos para evitar atingir o sabugo. Após terminar o procedimento, recompense o amigo de quatro patas com um petisco.

O que fazer caso haja um sangramento?

Mesmo aparando as unhas com cuidado, pode ocorrer algum acidente. Caso isso aconteça, use uma gaze para tentar interromper o fluxo sanguíneo e passe um antisséptico no local do corte. No entanto,se isso não for suficiente para acabar com o sangramento, leve o pet até um centro veterinário.

como cortar unha preta de cachorro

como cortar unha preta de cachorro

Viu como é possível cortar a unha de cachorro em casa? Contudo, caso não se sinta seguro ou não queira fazer isso, por meio do app da Petz, você pode agendar o banho e tosa do seu amigo de quatro patas. Contrate também um serviço de corte de unhas!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog