Aves

Como fazer um viveiro de periquito-australiano?

Publicado em 16 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Todos os animais precisam de um ambiente confortável para viver, com água, comida e espaço para lazer. A regra não é diferente para as aves. Por isso, um viveiro de periquito-australiano precisa seguir algumas instruções relacionadas à personalidade da espécie. 

periquito australiano empoleirado

O periquito é um animal de pequeno porte, amigável e que gosta muito da companhia de humanos, especialmente, dos tutores. A criação dele não é tão trabalhosa, o que contribui para a popularidade da ave.

Neste texto, você vai saber mais sobre as particularidades da ave e descobrir qual é a forma ideal de construir um viveiro de periquito-australiano. Continue a leitura para aprender a montar o espaço do seu pet!

Como criar periquito-australiano

Cada tipo de periquito exige um cuidado. A espécie australiana é a mais comum e não exige autorização de órgãos ambientais para criação. Para isso, basta ter um espaço adequado, que acomode bem o pássaro, algo que, normalmente, não custa muito.

Esse periquito pode atingir até 18 cm e pesar entre 34 g (macho) e 40 g (fêmea), ou seja, o viveiro não precisa ser enorme para criá-lo. No entanto, quem deseja ter mais de uma ave no mesmo espaço, precisa aumentar as dimensões do local.  

Para ter um viveiro de periquito-australiano, você pode optar por modelos diferentes. Vamos apresentar alguns tipos para você considerar de acordo com a personalidade e a adaptabilidade da sua ave.

Tipos de viveiro para periquito-australiano

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer um viveiro para periquito-australiano. O processo não é complicado, e os aparatos podem ser comprados prontos ou construídos pelo próprio tutor. 

Quando falamos em viveiro de periquito-australiano, é necessário oferecer um ambiente que permita que o pássaro fique saudável e ativo. Isso significa que o local tem que ser protegido de ventos e frio durante os meses de inverno.  

Além disso, durante a noite, existem outros detalhes de como cuidar de periquito-australiano para garantir o bem-estar da ave. Para dormir tranquilo, ele precisa de iluminação reduzida e silêncio. Confira as opções a seguir!

dois periquitos australianos

Viveiro de alvenaria

Apesar da ave ser pequena, ter um viveiro grande para periquito-australiano é essencial para o bem-estar do animal. Isso garante espaço para todos os itens necessários e realização de atividades com tranquilidade.

O viveiro de alvenaria é feito de tijolos e cimento, simulando uma casinha. Nesse caso, telhas também são necessárias para fazer um teto com proteção total contra chuva e geada. A construção deve ser feita, de preferência, em um quintal, com espaço proporcional à quantidade de aves que vivem no local. 

Para fazer esse modelo, é preciso ter conhecimento básico de construção. Faça a base de tijolo e cimento, com três paredes. Na frente, o ideal é colocar uma tela de arame para gerar boa circulação do ar. Por fim, faça o telhado com telhas de sua preferência, de barro ou fibrocimento.

Viveiro de madeira

Outro tipo famoso é o viveiro de madeira para periquito-australiano. Ele é perfeito para quem não tem muitas habilidades de construção com cimento. 

Nesse caso, o viveiro para periquito pode ser feito com tábuas de madeira. O formato mais famoso é o quadrado, simulando a construção de casinha. Esse tipo pode ser construído diretamente no chão, em árvores ou com pés que o deixa mais elevado, sem contato direto com o piso.

Para construir, é necessário ter pedaços de madeiras, pregos, martelo e telas de arame. Faça um pequeno projeto, em desenho, de como você quer o modelo para seguir na hora da construção. Com as medidas corretas, o processo é relativamente simples e exige apenas habilidades básicas de carpintaria.

Viveiro de chapa galvanizada

Ainda existe a opção de viveiro com chapa galvanizada. Ele serve para várias espécies de pássaros, como as calopsitas. As chapas são práticas e compradas prontas, facilitando o processo.

Basta considerar a quantidade de pássaros que você quer ter no local e tirar as medidas. A estrutura é feita com três paredes de chapas, telhado do material de sua preferência, chão de cimento e uma frente de tela, para circulação de ar.

Viveiro de arame

A opção mais básica é o viveiro de arame, que pode ser feito de forma rápida e muito prática. É possível tanto fazer o seu com telas quanto comprar um pronto, com formatos variados. Nesse último caso, os tamanhos menores são indicados para comportar apenas uma ave.

Na hora de fazer o seu, considere a quantidade de aves que vai habitar o local. Depois, crie marcações nos cantos, fixando hastes de madeira no chão. Essa é uma parte importante para garantir o suporte da estrutura do viveiro.

Para finalizar, é hora de desenrolar o arame e montar tanto a cobertura das paredes quanto do teto. No entanto, para facilitar a entrada ao espaço para limpar o local e alimentar as aves, faça uma porta com madeira também. Basta acrescentar dobradiças e uma maçaneta ao viveiro de periquito-australiano.

O que um viveiro de periquito precisa ter

Os itens essenciais do viveiro são: comedouro, bebedouro e um local para dormir. Por isso, a gaiola para periquito-australiano também deve ter um ninho para o pássaro dormir e colocar ovos com tranquilidade e segurança.

O ninho ideal deve ser de 15 cm x 15 cm x 25 cm e pode ficar no chão ou em uma estrutura suspensa. Em contato com o solo, o ideal é forrar o local com serragem de pinho. Isso ajuda na absorção dos dejetos e evita que os ovos quebrem caso caiam.

O único cuidado necessário com a serragem é a limpeza constante. Assim, você evita a infecção por parasita tanto para as aves quanto para quem tiver contato direto com elas.

periquito australiano empoleirado

Gostou de saber quais são os tipos de viveiro de periquito-australiano que você pode ter em casa? Para montar um, conte com a Petz e escolha as melhores gaiolas, comedouros, bebedouros e até brinquedos para garantir o bem-estar do seu pássaro!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog