Aves

Como criar canário-belga: confira todas as dicas

Publicado em 10 de maio de 2022

Tempo de leitura: 5min

Você já pensou em adotar um canário-belga? Para quem ama a ave, tornar-se tutor de uma é um sonho realizado. Afinal, esse bichinho é um grande companheiro e alegra a vida de qualquer um. Porém, como criar canário-belga em casa e proporcionar uma boa qualidade de vida a ele?

Canário belga amarelo em cima de galho de árvore.

É o que vamos te contar hoje, neste conteúdo que nós, da equipe Petz, preparamos. Você vai aprender as principais características do canário-belga, como a alimentação e os cuidados necessários com o amigo de penas no dia a dia. Para conferir outras informações, é só continuar lendo!

Características do canário-belga

Se você está pensando em adotar, saber como criar canário-belga é uma das informações mais importantes. Antes de ensinarmos tudo sobre esse assunto, é interessante abordarmos as principais características do bichinho dessa espécie.

Com o nome científico de Serinus canaria, o animalzinho é originário das Ilhas Canárias, no Oceano Atlântico. Especialistas acreditam que a espécie tenha chegado ao Brasil com a colonização portuguesa. Por isso, outro nome superpopular pelo qual o canário-belga é conhecido é “canário-do-reino”. 

Ele é considerado um pássaro de pequeno porte, já que tem, em média, 15 cm de comprimento e pesa de 12 a 20 g. Com o corpo pequeno, as pernas compridas, as penas lisas e o peito bem redondo, o canarinho é um animal exuberante, que pode ter cores vermelha, amarela, branca, entre outros tons.

Já a expectativa de vida é longa: de 10 a 15 anos. O canário pode se adaptar a diversos ambientes domésticos, desde gaiolas individuais até viveiros com vários outros passarinhos, desde que seja bem cuidado e tenha todas as necessidades atendidas no dia a dia.

Essa pequena ave também é muito sociável e conhecida por ter hábitos gregários, isto é, conviver bem em comunidades de outras espécies de pássaros. Além disso, ele tende a ter um comportamento dócil, inteligente e meigo, o que o torna um pet perfeito para quem busca companhia.

Você sabia que o canário-belga é muito conhecido como pássaro cantor? Isso acontece porque os machos da espécie possuem um canto melodioso e doce, utilizado para atrair as fêmeas no período de reprodução. Interessante, né?

Como cuidar do canário-belga

Afinal, como criar canário-belga doméstico? A primeira coisa que você precisa ter em mente é que, assim como outros passarinhos que vivem em casa, essa espécie precisa de uma gaiola, que deve conter comedouro e bebedouro do tipo garrafinha. 

Além disso, quando se trata de gaiola para criar canário-belga, a máxima é a seguinte: quanto maior, melhor! Invista em gaiolas grandes, que tenham bastante espaço para o bichinho se movimentar. Você deve forrar o fundo com granulado higiênico e fazer a limpeza diária dos dejetos do passarinho.

A limpeza da gaiola também deve incluir a higienização dos comedouros e dos bebedouros. Isso porque é importante retirar quaisquer restos de alimentos que possam atrair insetos para prevenir a proliferação de vírus, bactérias e fungos que prejudicam a saúde do passarinho. 

Canário belga amarelo de lado em cima do galho.

Outras dicas para criar canário-belga

Já abordamos o básico sobre como cuidar de canário-belga em casa. Porém, se quer ter ainda mais informação para proporcionar a melhor qualidade de vida ao amigo de penas, confiras mais dicas na lista a seguir:

  • escolha uma gaiola com malha fina para evitar a fuga do passarinho;
  • faça a higienização da gaiola, incluindo acessórios, pelo menos, uma vez por dia;
  • deixe o alimento sempre disponível na gaiola e lembre-se: o canarinho consome, uma média, 2 g de alimento por dia;
  • faça um ninho aberto para os filhotes de canário-belga na época de reprodução;
  • permita que a ave tome banho de sol posicionando a gaiola em um local com alta incidência solar a partir de 8h às 10h da manhã ou de 16h às 18h da tarde;
  • faça consultas regulares com um médico-veterinário para garantir que tudo está bem com a saúde do passarinho.

Alimentação do canário-belga

Muitos tutores de primeira viagem podem se perguntar: o que canário-belga come? A base da alimentação desse pequeno pássaro é a ração própria para canários, que pode ser comprada em lojas especializadas em produtos para animais de estimação, como a Petz.

A ração contém todos os nutrientes que a ave precisa para manter uma dieta saudável e balanceada. Além dela, a alimentação de canário-belga deve conter grãos, sementes, gramíneas, pequenos insetos e água fresca em abundância. 

É permitido oferecer frutas e verduras para canário-belga em pequenas quantidades diárias, que funcionam como petiscos e complementam o cardápio. O canarinho também adora comer ovo cozido, então experimente oferecê-lo uma vez por semana.

Além disso, outro ponto superimportante para quem quer aprender como criar canário-belga é o seguinte: evite ao máximo oferecer alface, tomate e morango ao animalzinho. Isso porque esses alimentos contêm substâncias tóxicas, que podem causar sérios danos à saúde das aves.

Canário belga sentado em grade de metal branca.

Agora, você já sabe tudo sobre como criar canário-belga. Para garantir o bem-estar do pet no dia a dia, acesse a loja on-line da Petz e conheça nosso catálogo. Oferecemos rações, mix de sementes, gaiolas, viveiros, medicamentos e tudo que você precisa para cuidar do canarinho. Confira!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog