Curiosidades

Cacto gosta de água? Descubra quando regar suas suculentas

Publicado em 30 de julho de 2022

Tempo de leitura: 4min

Há muitas espécies de plantas para decorar o lar. Algumas delas são mais fáceis de cuidar que outras. Quando falamos em cactos e suculentas, os cuidados podem variar. Por exemplo, todo cacto gosta de água, mas será que as regas constantes são necessárias?

Cacto no vaso.

Para tirar todas as dúvidas sobre esse tipo de plantinha, preparamos um artigo sobre como regar cactos e suculentas. Também indicamos a quantidade ideal de regas de acordo com cada espécie. 

Cacto gosta de água?

A resposta é sim: assim como qualquer planta, o cacto gosta de água. No entanto, algumas espécies gostam mais que outras, o que vai depender da quantidade de regas. Por serem de regiões secas e com muito sol, o mandacaru e a palma podem não precisar de regas constantes, já que são constituídos por 90% de água. 

No caso de cactos menores, é indicado uma rega por semana, em dias quentes, e uma vez ao mês, nos dias mais frios. Nesse caso, observe o solo secar completamente antes de regá-lo novamente.

Quando falamos sobre como cuidar de cactos pequenos, a atenção deve ser maior. Ou seja, quanto menor for o recipiente, menor será a quantidade de água. Uma ou duas colheres são suficientes semanalmente.

Além disso, devido à fragilidade, o ideal é que a planta seja colocada em um recipiente com substrato e bastante drenagem. Assim, a água circula por todas as partes do cacto.

O melhor local para deixar os cactos

Como essa planta prefere locais mais arejados e com luz direta, janelas e varandas são os locais perfeitos. Porém, cuidado com o excesso! Ventos e dias muito quentes podem prejudicar a saúde da plantinha.

Forneça de 4 a 6 horas de luz solar por dia para estimular a floração dos cactos. Se você perceber que a plantinha está parecendo descolorida ou ficando amarelada/ alaranjada, mova-a para um local diferente, pois isso indica que ela está recebendo muita luz.

Cuidados importantes para quem tem cacto

O solo é muito importante quando falamos sobre como cuidar de cacto. Isso porque, se tiver muita areia e pouco substrato, a planta pode acumular muita água e apodrecer. 

Para isso, quando for plantar uma mudinha de cacto ou fazer a troca de vaso, misture terra grossa, cascalho fino e composto de turfa para cacto. Aproveite e cubra a planta com cascalho para manter o solo seco.

Cacto no vaso.

O vaso ideal para cactos e suculentas

Sabendo que cacto gosta de água, o ideal é plantar a verdinha em um recipiente que favoreça a absorção do líquido, não é mesmo? Por isso, prefira vasos de barro, pois eles permitem que o solo seque mais rapidamente. Lembre-se que cactos colocados em vasos de plástico tendem a precisar de menos rega. 

Como regar cactos

Há diversas maneiras de como regar cacto e suculenta. Entre elas, a mais comum é deixar a água escorrer pelos buracos da drenagem do vaso. Assim, a planta absorve todo o líquido necessário.

 Outra forma de como molhar suculentas e cactos é colocando alguns pingos ao redor das raízes, o que exige maiores quantidades de regas. Por fim, é possível colocar o vaso em um pires com a mistura de água e terra, permitindo que a planta absorva a umidade pelas raízes.

No entanto, lembre-se de nunca molhar ou borrifar água diretamente no cacto. A plantinha não gosta de umidade nem água acumulada nas folhas. Regue a base, nunca a parte superior, para evitar a formação de doenças na planta.

Curiosidades sobre os cactos

Agora que sabe que cacto gosta de água, que tal conferir algumas curiosidades sobre uma das plantinhas mais queridas no nosso país? Você sabia que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é cacto? O que diferencia as duas plantas são os espinhos, pois somente o cacto possui essa proteção.

Aliás, falando em espinhos, na verdade, eles são folhas modificadas tanto para proteger a planta contra predadores quanto para regular a perda de água. Muito curioso, não é mesmo?

Além disso, ao longo do ano, os cactos têm períodos de dormência e crescimento e floração intensos. O inverno é escolhido para a planta adormecer, por isso, exige menos regas. Já no verão, por estar mais ativa, a plantinha prefere mais água.

Cacto no vaso.

Aprendendo se o cacto gosta de água e outras curiosidades sobre a verdinha, fica fácil entender porque todo mundo quer ter uma mudinha da planta em casa. Para receber ajuda com o cultivo, conte com a Petz. São diversos acessórios que auxiliam no crescimento saudável da verdinha e facilitam o processo de plantio!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog