Cães

Como escolher o melhor antipulgas para cachorro!

Publicado em 20 de fevereiro de 2024

Tempo de leitura: 5min

As pulgas são problemas constantes para os pets e os tutores. Por causa do incômodo que elas causam ao animal e das doenças que podem transmitir, é preciso estar em dia com o melhor antipulgas para cachorro.

melhor antipulgas para cachorro

Sem a devida prevenção, basta passear com o cachorro ou deixá-lo próximo de outros pets para começar a coceira sem fim! Para aprender como acabar com pulgas no cachorro, confira este texto!

Qual é o melhor antipulgas para cachorro?

Seria muito bom dizer o nome de apenas um produto considerado o melhor antipulgas para cachorro, mas não é tão simples assim. A escolha deve ser feita de modo individualizado, de acordo com as características, do estilo de vida e do ambiente em que o pet vive.

Alguns cachorros podem ter maior sensibilidade alérgica, apresentar dificuldade para engolir o comprimido ou viver em locais com maior presença de parasitas. Todas as possibilidades devem ser consideradas para a escolha ser mais efetiva.

Observe os hábitos do seu amigo e converse com um veterinário para escolher um antipulgas para cachorro. Ao ser informado sobre os lugares em que o cão costuma transitar e conhecer o histórico de alergias dele, o profissional pode indicar o mais adequado.

Antipulgas disponíveis no mercado

O melhor método de como tirar pulga de cachorro envolve remédios e produtos específicos para combater e prevenir a infestação. Geralmente, eles estão associados à prevenção de carrapatos também.

Além de serem antipulgas e anticarrapaticidas, alguns funcionam como repelentes e vermífugos. Esteja atento à embalagem e converse com o médico-veterinário para eleger o melhor antipulgas para cachorro. Veja algumas opções abaixo.

melhor antipulgas para cachorro

Pipeta

A pipeta representa um dos métodos antipulgas eficazes no combate a esse parasita. Ela deve ser aplicada na pele do cachorro, na região da nuca e dorso. Deve-se ressaltar que o produto deve entrar em contato diretamente com a pele do animal, e para tal é necessário afastar bem os pêlos na hora da aplicação do produto. É indicada para pets com dificuldade de ingerir o comprimido ou alguma contraindicação de saúde, como alterações renais ou hormonais.

Além de matar as pulgas presentes no pet, a pipeta previne a infestação pelo tempo indicado na bula, em média, 30 dias. Após esse período, ela deve ser reaplicada.

Coleira

A coleira também é uma opção para controlar as pulgas no cachorro. Não há muito segredo na utilização: é só colocá-la normalmente, a dois dedos de proximidade com o pescoço.

A coleira é indicada para os peludos com hábitos externos, que vivem em sítios, chácaras ou fazendas. É importante respeitar o tempo de ação do produto (que varia de acordo com a marca) para trocá-lo sempre no período correto, garantindo a proteção completa.

Spray

O antipulgas em spray é mais indicado para filhotes, pois apresenta menor concentração de medicamento. Ele é aplicado por borrifadas entre os pelos, de acordo com o peso do pet. Ele extermina as pulgas presentes no animal e confere proteção de aproximadamente 30 dias, quando deve ser reaplicado.

Comprimido ou tablet

O comprimido ou o tablet é o remédio para pulga de cachorro mais utilizado atualmente. Basta oferecer uma única dose para proteger pelo tempo determinado pelo fabricante.

Talco

O talco antipulgas pode ser um aliado no combate a essa praga. Porém, dependendo da infestação e do nível de contaminação do ambiente, ele pode não ser suficiente, além de causar irritação respiratória e dermatológica.

Shampoo

Assim como o talco, o shampoo já não é mais indicado como o melhor antipulgas para cachorro, pois pode causar intoxicação e não ser um tratamento eficiente dependendo da infestação.

Cuidados com o uso de antipulgas

A escolha do melhor antipulgas para cachorro deve ser feita junto do médico-veterinário. Alguns animais podem ter restrições de saúde que impedem o uso de um ou outro medicamento.

No geral, alguns cuidados devem ser tomados, dependendo do tipo de antipulgas escolhido, como tempo de ação e frequência de banhos. Espere 48 horas após a aplicação dos produtos tópicos (aplicados na pele) para banhar o peludo.

Outro ponto relevante para a eficácia do produto é o peso do cachorro. Com exceção do talco e do shampoo, os medicamentos devem ser administrados respeitando o porte e o peso do animal. .

Independentemente do produto escolhido, é fundamental seguir as indicações do fabricante à risca. Não é recomendado utilizar vários tipos de antipulgas ao mesmo tempo, sem orientação, pois isso pode causar intoxicação.

Cuidados com o ambiente

Tão importante quanto utilizar o melhor antipulgas para cachorro é fazer a higienização da casa. As pulgas adoram gramas, frestas de madeira, tapetes e estofados para botar ovos. Existem produtos específicos para combatê-los.

melhor antipulgas para cachorro

Para proteger o seu amigo de quatro patas, é preciso evitar a infestação por parasitas. Você encontra o melhor antipulgas para cachorro no site da Petz. Acesse já!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog