Curiosidades

Paladar dos gatos: saiba como os bichanos sentem os sabores

Publicado em 23 de agosto de 2019

Tempo de leitura: 5min

Não é difícil agradar um gato. Basta um pouco de atenção, alguns cafunés e um colo quentinho que eles se derretem por completo! Mas, se a sua ideia é conquistar o bichano pelo estômago, a tarefa pode ser um pouco mais difícil. Afinal, felinos podem ser exigentes. Mas como funciona o paladar dos gatos?

Será que eles sentem todos os gostos? Como escolher a melhor ração? Se você é fã de bichanos e deseja conhecer mais sobre seu amigo, está no lugar certo! Continue lendo e aprenda tudo sobre o paladar dos gatos!

Paladar dos gatos: como eles sentem os sabores?

Você pode até não perceber ao comer seu prato preferido, mas distinguir os sabores é um processo complexo que envolve seu corpo por completo! Começando na língua, há as chamadas papilas gustativas. Estes receptores sensoriais estão espalhados por toda a boca e percebem diferentes sabores.

Ao detectarem as substâncias, os receptores encaminham um sinal para o cérebro informando que tipo de alimento está sendo ingerido. No entanto, a língua não faz todo o trabalho sozinho. O nariz também é essencial para sentirmos os diferentes sabores. Cientistas acreditam que com o nariz tapado, um ser humano sente apenas 20% do sabor de um alimento.

Língua de gato: como ele influencia no paladar?

Gatos podem ser extremamente fofos, mas se você já levou uma lambida de um bichano percebeu que sua língua é um tanto estranha. Áspera e grossa, a língua de gato parece recoberta de pequenos espinhos. Bom, na verdade, isso não é apenas uma impressão!

Gato mostrando a língua

Para ajudar seu amigo peludo a se limpar, sua língua é recoberta de pequenas garras! São espinhos e de um material semelhante ao das unhas. Essa característica curiosa garante aos bichanos um banho mais eficiente. Afinal, os felinos são conhecidos por sua higiene!

Mas se, por um lado, a língua dos gatos é muito útil na hora da limpeza, ela não ajuda muito a decifrar os sabores. Enquanto os seres humanos possuem de 2.000 a 8.000 papilas gustativas, os bichanos contam apenas com 400.

Porém, não fique com dó de seu filho de quatro patas! Lembre-se que boa parte do detectamento do sabor é feita em conjunto entre olfato e paladar. E, nesse quesito, os bichanos estão muito bem equipados.

O olfato e paladar felino

Certo, a língua dos gatos é estranha. Afinal, ela é cheia de pequenos espinhos e tem poucas papilas gustativas, não é mesmo? No entanto, o olfato apurado dos bichanos é de cair o queixo. Estudos indicam que gatos possuem um olfato até 15 vezes melhor que o nosso.

Focinho de gato

Eles possuem 200 milhões células olfativas, enquanto um humano adulto conta apenas com 5 milhões. Cientistas acreditam que um nariz tão poderoso compensa o bichano na hora de sentir os sabores, fazendo com que a refeição seja mais agradável.

Por isso, já sabe. Na hora de escolher a ração, verifique se ela está cheirosa e atraente para seu filho de quatro patas!

Os sabores segundo o paladar dos gatos!

Paladar e olfato, agindo em conjunto, fazem com que os gatos sintam os sabores ao ingerir seus alimentos. Porém, devemos lembrar que a dieta de um bichano é bem diferente da nossa. Isso vai influenciar de forma decisiva o paladar dos gatos.

Gatinho e comedouro com ração

  • Bichanos são carnívoros Por isso, o gosto salgado é o mais atraente para o pet;
  • Gatos não sentem o doce. Como não faz parte de sua dieta, sentir este gosto seria de pouca utilidade,
  • Sentir o amargo e o azedo auxiliam o pet a perceber quando um alimento pode ser venenoso ou estar estragado.

Como podemos observar, o paladar dos gatos funciona de maneira semelhante ao nosso. No entanto, possui características típicas dos felinos, que os tornam ainda mais especiais!

Como escolher a melhor ração segundo o paladar dos gatos?

Agora que você já conhece mais sobre o paladar dos gatos, é hora de escolher a ração para gato ideal. Para isso, médicos-veterinários sempre recomendam dar preferência às rações premium ou super premium. Estas categorias são fabricadas com materiais de origem nobre, com uma maior quantidade de proteína.

Já que os gatos são carnívoros, isso é muito importante em sua dieta! Além disso, como estas rações possuem mais nutrientes, os gatos comem menos e o produto rende por mais tempo!

Mas, se você está com dúvida entre alguns produtos semelhantes, especialistas recomendam ter atenção nos seguintes itens:

  • Escolha uma ração que se enquadre ao perfil do pet: filhote, adulto ou castrado. Estes produtos possuem nutrientes diferentes para cada idade do desenvolvimento;
  • Olhe a lista de ingredientes com cuidado: segundo as normas, os ingredientes devem vir por ordem da quantidade, de maior para menor. Assim, escolha uma opção com muita proteína;
  • Dê preferência para produtos de origem animal: também observe se a ração explica qual o tipo de carne escolhido: vaca, frango ou peixe. Isso vai mostrar se o ingrediente utilizado é mais nobre e, consequentemente, com mais nutrientes,
  • Evite os corantes: alimentos coloridos não fazem diferença para os bichanos, que não enxergam muito bem todas as cores. As empresas costumam fazer isso apenas para deixar a ração mais agradável para o tutor. No entanto, os corantes podem causar alergias e intolerâncias no sistema sensorial dos pets.

Gato comendo ração

Seguindo estes passos, você poderá escolher uma ração saudável, rica em nutrientes e agradável para o paladar dos gatos. Mas se mesmo com um bom produto seu gato não quer comer a ração, é hora de consultar um especialista.

Alguns problemas de saúde podem fazer com que o pet perca o apetite, e só o médico-veterinário poderá verificar o melhor tratamento.

Está precisando de ração para gato? Na Petz, você encontra tudo sobre gatos e produtos que certamente vão agradar o paladar do seu felino! Procure a unidade mais próxima ou ao acesse nossa loja virtual!

Petz

Aqui você encontra tudo sobre o mundo animal e fica por dentro dos cuidados essenciais com o seu pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais no blog